Boa noite. Eu tenho 18 anos e infelizmente estou com disfunção erétil induzida pela pornografia dev

13 respostas
Boa noite.
Eu tenho 18 anos e infelizmente estou com disfunção erétil induzida pela pornografia devido a grande quantidade que eu assisti. A minha mente meio q já se acostumou com tudo aquilo e nada mais me excita e por isso eu não tenho dificuldade de ter um ereção ou de manter ela por completo, eu até chego a orgasmo mas não está como antes.
Eu quero tirar isso da minha mente, mas eu não tenho condições de ir e nem de pagar um profissional e um terapeuta.
Eu vi na internet q seu ficar 3 meses sem ver, o meu cérebro meio q dá um Reboot, isso é verdade ?
Vcs tem algum conselho de como eu possa melhorar ?
Boa noite, como vai?
Tenho experiência no atendimento de homens com disfunção sexual de ordem psicogênica (causada por fatores psicológicos). Se desejar, pode agendar uma consulta para podermos conversar sobre sua situação.
Abraços

Olha, toda vez que se tenta impedir totalmente a descarga da libido por períodos muito prolongados, a pessoa está sujeita a desenvolver algum quadro sintomático. Na verdade, você nos apresentou dois extremos um por excesso de descarga e outro por falta total, ambos têm potencial patogenico e o caminho menos danoso é tentar controlar o desejo. Esse controle é necessário no sentido de impedir que o desejo torne-se insaciável, porque a cada vez que o desejo ganha uma satisfação, ele passa a querer mais, se não houver um momento ou outro no qual seu desejo seja frustrado ou impedido, ele passa a ficar cada vez mais famingerado e precisará de cada vez mais para obter prazer.
Olá!
Essa possibilidade de ficar três meses abstinente de estímulos virtuais pode ser uma forma do seu cérebro se "desacostumar" ao vício em pornografia, mas cada pessoa é única e você pode buscar ajuda em UBSs ou em grupos de masculinidades para entender melhor o seu caso. Mas é interessante trocar esses estímulos virtuais por estímulos reais, pois o sexo real é diferente do da pornografia digital e a saúde sexual é um fator muito importante para as pessoas. Espero ter ajudado! Abraços!
Olá! Os estímulos da pornografia são muito fortes e desenvolvem circuitos neurais profundos que te reconectam neste sistema. Como se fosse um vício mesmo! É muito importante você ter consciência do que está acontecendo e, junto com um psicólogo, poderá criar estratégias para se ver livre ou ter o controle sobre esta situação. Acredite que o tratamento irá te ajudar! Faça esse investimento na sua saúde. Abs
Olá! Os estímulos constantes durantes muitos anos podem tornar-se um vicio e gerar expectativas idealizadas inalcançáveis quando transpostas a realidade, acredito que o melhor é iniciar o processo de psicoterapia para trabalhar essa questão e desenvolver formas de superar essa situação. Se no momento não é possível o investimento, sugiro procurar UBSs, CAPS e até serviços em clínicas-escola, mas pensando a longo prazo um acompanhamento mais constante seria mais aconselhado. Se cuide.
Olá!! Parar de ter contato com os estímulos pode ajudar sim, mas pode não resolver a questão. Se você não tem como custear uma terapia procure a UBS mais próxima de você e procure ajuda especializada. Boa sorte.
A teoria do reboot trata do vício em pornografia, e tem alguma base para ter sido formulada. Mas não é propriamente um "reboot" que acontece... como toda adicção, o vicio em pornografia altera as vias dopaminérgicas, e esta alteração é permanente no teu cérebro... pra simplificar, podemos dizer que quando você fica sem praticar tua adicção, o que acontece é que esta via neural fica "adormecida", e você começa a desenvolver vias alternativas ma busca de prazer. Assim, se você conseguir se manter abstinente de pornografia e outras adicções, você resgata teu bem-estar...
Mas é muito difícil conseguir fazer isto sozinho. Se você está sem grana pra pagar por uma psicoterapia, você pode buscar o SUS em tua cidade, ou alguma faculdade de Psicologia.
Também recomendo fortemente a frequencia regular em grupos de Dependentes de Amor e Sexo Anônimos.
Espero ter ajudado. Se precisar esclarecer mais alguma coisa, fico à tua disposição.
Olá! A mudança de hábito exige um prazo de desintoxicação. Sugiro que suspenda essas atividades por uma semana, buscando substituir por outras mais saudáveis, ou seja, descubra novas formas de se sentir bem com você mesmo. Tome sol, caminhe, ande de bicicleta, corra, nade, faça algo na natureza. Ocupe-se de coisas divertidas com outras pessoas. Quanto ao atendimento psicológico, sugiro que busque atendimento em universidades. Os alunos de psicologia que estão em final de curso estão em condição de atender com supervisão de professores. Geralmente é gratuito. Boa sorte.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 20
Bom dia, quanto ao reboot cerebral, acredito que você faz referência ao jejum de dopamina, o jejum de dopamina está baseado em uma técnica de terapia comportamental conhecida como "controle de estímulos". Não posso te afirmar que tenha qualquer impacto sobre os níveis de dopamina ou que tenha a capacidade de "reboot", como se tem falado, pois não tenho conhecimento de nenhum estudo controlado a respeito do assunto. O que não quer dizer que seja uma má ideia realizar algo parecido para reavaliar seus hábitos. Aconselho a reavaliar alguns hábitos como o uso de tecnologias digitais, alguns estudos já evidenciam a causalidade entre a pornografia e uso de tecnologias digitais, aconselho também a buscar ajuda especializada no serviço público ou universidades que oferecem o serviço de forma gratuita.
Procure uma avaliação psicológica, se não tem condições tem Ubs e faculdades de Psicologia que é gratuito
A psicoterapia é um tratamento muito adequado para que você consiga desenvolver em si as mudanças comportamentais que almeja.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 150
Se for viável para você, a pausa no consumo de material pornográfico certamente será benéfica. Mas o mais indicado é fazer acompanhamento com um psicólogo, porque pode haver complexidades no seu caso que por conta própria você não tenha recursos para lidar. Você relata que não tem condições de se deslocar e pagar um terapeuta, então eu indicaria a procura por atendimentos sociais online. Algumas opções para fazer terapia a baixo custo ou gratuitamente são: - Clínicas Escola de faculdades que oferecem o curso de psicologia; - Postos de saúde do SUS; - Institutos que oferecem algum curso de especialização em Psicologia; - Planos de saúde; - Muitos profissionais da Psicologia oferecem o chamado atendimento social, mas não é permitido divulgar esse serviço, portanto você deve perguntar ao profissional de sua preferência se ele tem essa disponibilidade.
Não conheço essa teoria do reboot do cérebro, mas, se você está considerando essa opção, imagino que perceba como possível ficar sem assistir pornografia, o que já é um passo fundamental para tirar isso da sua mente. Invista em autoconhecimento, atividades físicas e outros estímulos que te deem prazer.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!