Boa noite fiz uma cirurgia recentemente de hérnia ,mas fiquei sabendo que não havia hérnia nenhuma,sendo

2 respostas
Boa noite fiz uma cirurgia recentemente de hérnia ,mas fiquei sabendo que não havia hérnia nenhuma,sendo que na ultrassom constatou-se que havia uma hérnia então foi marcada a minha cirurgia para a retirada de hérnia que não existiam ,pode uma hérnia sumi?
Dra. Clarissa Alster Vicente
Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral
São Paulo
A verdade é que uma hérnia não desaparece. Quando o paciente tem algo incomodando e o médico examina, daí é feito diagnóstico. Hoje, os convênios requerem que a hérnia apareça no exame para daí liberar a cirurgia. As pequenas hérnias são vistas por tomografia computadorizada. Entretanto, nada melhor do que a laparoscopia para se fazer um diagnóstico mais preciso.
A grande pergunta que fica é: o que levou o sr/sra a operar? Foram sintomas ou foi apenas o exame? O ultrassom é um exame operador dependente. Se o radiologista for "Steve Wonder" daí não vai enxergar nada mesmo ou imagina algo que não está lá. Daí a importância de se fazer o exame em locais fidedignos. Agora, se o senhor estava incomodado e a dor passou talvez ali tivesse uma pequena hérnia direta que deve ter sido corrigida.. O ideal é fazer a cirurgia da hérnia por laparoscopia com pequenos furos cuja recuperação é mais rápida, o retorno ao trabalho é precoce, fora que é mais estético e há menos dor.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Miria Guimarães Nunes
Cirurgião pediátrico
Salvador
A sua pergunta é muito comum.As hérnias acontecem quando algum conteúdo entra em um orifício ou abertura ,que não deveria estar aberta ,principalmente na parede abdominal(umbigo e região inguinal-virilha)O diagnóstico ,na grande maioria das vezes,se faz apenas com a história clínica e exame físico.O exame radiológico sozinho ,não é suficiente para fechar o diagnóstico.Existe uma condição de persistência do conduto peritoneovaginal no recém -nascido,que pode se fechar,mas uma vez com o diagnóstico de hérnia ,ela não "some",tem que ser tratada cirurgicamente.

Especialistas

Pablo Romulo Martins

Pablo Romulo Martins

Cirurgião geral

Porangatu

Giovanna Ricarte

Giovanna Ricarte

Cirurgião geral

Campo Grande

Beatriz Maia Kabbach

Beatriz Maia Kabbach

Cirurgião pediátrico

São Pedro

Isabela Walder Galiano

Isabela Walder Galiano

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

Araçatuba

Stephanie Pedrazza

Stephanie Pedrazza

Cirurgião oncológico, Cirurgião geral

Londrina

Marcio Canavarros Serra

Marcio Canavarros Serra

Cirurgião geral

Cuiabá

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2022 perguntas sobre Hérnia inguinal
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.