Boa noite Gostaria de saber se a RTU da próstata melhora os sintomas ( urinários) de pacientes com

2 respostas
Boa noite
Gostaria de saber se a RTU da próstata melhora os sintomas ( urinários) de pacientes com prostatite nao infecciosa. Obrigado
Boa noite,
Na prostatite não bacteriana, os sintomas mais comuns são: dor ao urinar, dificuldade em esvaziar a bexiga, urgência miccional, aumento da necessidade de urinar (de dia e à noite) dor no púbis, no escroto, nas costas e na extremidade da uretra (orifício por onde sai à urina), jato urinário mais fraco e dificuldade em manter o jato contínuo.
Na prostatite não bacteriana, os pacientes podem não precisar de antibióticos. Entretanto, os antibióticos devem ser prescritos de início, por dois motivos: a dificuldade de diferenciar a prostatite bacteriana da não bacteriana e porque pode haver alguma bactéria difícil de diagnosticar causando a doença. A resposta do paciente ao tratamento com antibióticos vai definir se o tratamento será levado ou frente ou interrompido. Muitos pacientes sem uma infecção verdadeira respondem bem a antibióticos porque muitos destes medicamentos têm efeitos antiinflamatórios. Dependendo dos sintomas, o paciente pode receber uma variedade tratamentos (bloqueadores alfa-adrenérgicos, relaxantes musculares, extratos vegetais) para relaxar e diminuir a próstata, a fim de reduzir a obstrução da urina; massagens prostáticas podem ser utilizadas para drenar o conteúdo da próstata.
Após falha dos tratamentos medicamentosos, a realização da cirurgia de Ressecção Endoscópica da Próstata (RTU) seria uma alternativa de tratamento, além de poder confirmar com o anatomopatológico (biópsia) o diagnóstico.

Após esgotado todos os tratamentos clínicos disponíveis uma Ressecção transuretral da próstata (RTUp) pode ser usado como ultimo recurso no tratamento, mas vale lembrar que é um procedimento cirurgico que contem riscos e consequências inerentes e indissociáveis ao procediemento, por isso, sugiro que discuta com seu urologista as possibilidades de tratamento reservando os cirúrgicos para ultimo caso.
Espero ter ajudado.