Boa noite Gostaria de saber se a RTU da próstata melhora os sintomas ( urinários) de pacientes com

2 respostas
Boa noite
Gostaria de saber se a RTU da próstata melhora os sintomas ( urinários) de pacientes com prostatite nao infecciosa. Obrigado
Boa noite,
Na prostatite não bacteriana, os sintomas mais comuns são: dor ao urinar, dificuldade em esvaziar a bexiga, urgência miccional, aumento da necessidade de urinar (de dia e à noite) dor no púbis, no escroto, nas costas e na extremidade da uretra (orifício por onde sai à urina), jato urinário mais fraco e dificuldade em manter o jato contínuo.
Na prostatite não bacteriana, os pacientes podem não precisar de antibióticos. Entretanto, os antibióticos devem ser prescritos de início, por dois motivos: a dificuldade de diferenciar a prostatite bacteriana da não bacteriana e porque pode haver alguma bactéria difícil de diagnosticar causando a doença. A resposta do paciente ao tratamento com antibióticos vai definir se o tratamento será levado ou frente ou interrompido. Muitos pacientes sem uma infecção verdadeira respondem bem a antibióticos porque muitos destes medicamentos têm efeitos antiinflamatórios. Dependendo dos sintomas, o paciente pode receber uma variedade tratamentos (bloqueadores alfa-adrenérgicos, relaxantes musculares, extratos vegetais) para relaxar e diminuir a próstata, a fim de reduzir a obstrução da urina; massagens prostáticas podem ser utilizadas para drenar o conteúdo da próstata.
Após falha dos tratamentos medicamentosos, a realização da cirurgia de Ressecção Endoscópica da Próstata (RTU) seria uma alternativa de tratamento, além de poder confirmar com o anatomopatológico (biópsia) o diagnóstico.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Após esgotado todos os tratamentos clínicos disponíveis uma Ressecção transuretral da próstata (RTUp) pode ser usado como ultimo recurso no tratamento, mas vale lembrar que é um procedimento cirurgico que contem riscos e consequências inerentes e indissociáveis ao procediemento, por isso, sugiro que discuta com seu urologista as possibilidades de tratamento reservando os cirúrgicos para ultimo caso.
Espero ter ajudado.

Especialistas

Murilo Xavier

Murilo Xavier

Urologista

Carazinho

Leonardo Aragão

Leonardo Aragão

Urologista

Sobral

Luiz Otávio Batista Andrade

Luiz Otávio Batista Andrade

Urologista

Belo Horizonte

Bruna Martins

Bruna Martins

Urologista

Canoas

Paulo Tadeu Turki de Lima

Paulo Tadeu Turki de Lima

Urologista

Santa Rosa

Antonio Otero Gil

Antonio Otero Gil

Urologista

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 177 perguntas sobre Prostatite
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.