Boa noite , qualquer especialidade de psicólogo pode dar diagnóstico de autismo ?

14 respostas
Boa noite , qualquer especialidade de psicólogo pode dar diagnóstico de autismo ?
Qualquer psicólogo pode dar o diagnóstico de autismo, porém, é interessante que uma equipe multidisciplinar (psiquiatra e neurologista) também avalie o paciente para o diagnóstico final.

Olá!
Todos os psicólogos estão aptos a dar diagnósticos, porém, como mencionou a colega acima, é adequado que se busque os profissionais especializados no assunto e em conjunto com neuropsicologo, psiquiatra ou neurologista/neuropediatra, se chegue a um entendimento
Sim, psicólogos de qualquer abordagem podem fazer esse diagnóstico. TCC, psicanálise, Comportamental,Gestalt, etc. Mas não qualquer especialidade. Por exemplo, um psicólogo especialista em psicologia do transito, marketing ou do esporte, vão estar direcionados a aspectos específicos da psicologia. Mas como dito pelas colegas acima, é importante o atendimento multidisciplinar.
Não, é preciso que o profissional trabalhe com psicologia clínica. Dentro da psicologia clínica, em qualquer abordagem que o profissional trabalhe é possível avaliar o autismo, mas minha orientação é procurar por profissionais especializados em diagnóstico e também avaliação multiprofissional.
Todo Psicólogo está autorizado a fazer avaliação diagnóstica, emitir laudo e tratar pacientes com Autismo. Entretanto, existem profissionais que se dedicam a se especializar no estudo e tratamento do Autismo e que fazem ampla formação de psicometria aplicada a esses casos. Sugiro, no caso de fazer o diagnóstico,, procurar profissionais com especialização em neuropsicologia para um melhor acompanhamento!
Para o fechamento de um diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista um Psicólogo, especialista em Neuropsicologia faz uma bateria de testes com o objetivo de compreender seu funcionamento cognitivo e poder emitir um laudo que junto da avaliação de outros profissionais (Neuropsiquiatra/neuropediatra..etc), poderão te dar uma certeza e fechamento sobre o diagnóstico. Ou, seja, todo Psicólogo, preferencialmente clínico, pode levantar a hipótese sobre Autismo, mas existem os profissionais mais capacitados e especializados no assunto, que poderão te auxiliar no fechamento do diagnóstico, que inclusive, possibilita o autoconhecimento sobre como "seu cérebro funciona".
Abraço!
Espero que tenha te ajudado.
Olá, não. É importante que esse profissional tenha habilitação e formação em Avaliação Psicológica, de preferência em casos de Autismo, podendo ser um Neuropsicologo ou psicologo especialista em avaliação psicologica. Grande abraço!
Boa tarde, qualquer psicólogo tem permissão para fechar um diagnóstico de autismo, porém é muito importante buscar um psicólogo com especialização nessa área e também buscar outros profissionais como neurologistas e psiquiatras. Uma equipe multidisciplinar é essencial nesse caso.
Como o TEA é um transtorno complexo, que não tem uma "cara" definida, e sim um espectro com muitas nuances e como o diagnóstico tem base observacional e clínica é importante ter profissionais bem capacitados para analisar, observar bem e coletar as informações necessárias para fechar um diagnóstico. Abraços!
Olá. Fechar um diagnostico, para qualquer profissional, é algo muito delicado, pois pode ser equivocado ou mesmo contestado. Pode também criar estigmas que conduzem a discriminação negativa do indivíduo, com qualquer tipo de transtorno, causando sérios danos que repercutem na vida social, pessoal e afetam ainda mais a saúde mental quando atingem a sua autoestima. Os transtornos se apresentam em vários níveis de comprometimento de cada indivíduo, se é detectado na infância ou não, se foi perceptível, devidamente tratado, etc. Podem ainda estar associados. a outros transtornos de neurodesenvolvimento, apresentando déficits significativos , intelectuais, na linguagem, atenção e hiperatividade, comunicação e na interação social. A meu ver, necessário uma avaliação multidisciplinar para fornecer condições de um diagnóstico mais preciso. O ideal que seja avaliado por uma equipe composta por neuropsiquiatra ou psiquiatra, psicólogo especialista em autismo, fonoaudiólogo, terapeuta educacional. Sempre à disposição.
Olá! Importante buscar profissional especialista em avaliação psicológica e ou neuropsicólogia. Consiste em aplicação bateria de testes psicológicos específicos para confirmar a hipótese.
Para um diagnóstico de TEA procure um especialista em neuropsicologia e uma equipe multidisciplinar. Você terá informações mais precisas de como cuidar, das necessidade de cada aspectro .
Mas sim um psicólogo também diagnostica.
BOm dia! QUALQUER Psicologo pode dar o diagnostico, porem oriento buscar profissional especializado nessa area de TEA, juntamente com equipe multidisciplinar como psiquiatra
Olá, bom dia. Qualquer psicólogo competente pode fazer um diagnostico, porém pode ser interessante encaminhar para outros profissionais como: um psiquiatra e neuropsicólogo para fechar o diagnóstico.
Boa noite! Sugiro que você busque por profissionais especializados em avaliação e diagnóstico de transtornos do neurodesenvolvimento, como psicólogos clínicos com experiência em autismo, psiquiatras infantis, neurologistas, entre outros especialistas. Esses profissionais têm treinamento específico e experiência na identificação e avaliação dos sinais e sintomas do autismo. No entanto, outros psicólogos podem desempenhar um papel importante no processo, oferecendo suporte, tratamento e orientação para indivíduos com autismo e suas famílias. Eles podem ajudar no desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais e comportamentais, além de fornecer apoio emocional durante todo o processo. Se você está preocupado com possíveis sinais de autismo em você ou em alguém que você conhece, recomendo procurar um profissional qualificado para uma avaliação completa. Eles podem fornecer informações precisas e orientações sobre os próximos passos a serem dados. Espero ter ajudado.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!