Boa noite que tipo de carne posso comer com gota ? Quais peixes ? Posso comer frango ?

15 respostas
Boa noite que tipo de carne posso comer com gota ?
Quais peixes ?
Posso comer frango ?
Dra. Maria de Jesus Martins Da Silva
Nutricionista
Rio de Janeiro
Gota é causada pelo o aumento do ácido úrico, causando inflamações nas articulações, devido ao aumento de cristais. Então, deve diminuir proteína da alimentação principalmente evitar carne vermelha por ser rica em purina, também deve evitar embutidos e frutos do mar, pode comer frango, e outros peixes com moderação.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Gislene Araujo
Nutricionista
São Paulo
É muito importante uma avaliação detalhada da alimentação para verificar se além dos alimentos ricos em purinas (carnes, embutidos), também não está ingerindo alimentos que causam inflamação.
 Leticia Callado
Nutricionista
São Paulo
Retirar embutidos, peixes como a saidinha, carne vermelha e feijão. Esses são os alimentos principais.

Prefira peixes como pescada branca e frango. Os cogumelos contém um valor nutricional interessante, e podem ser substituía da carne às vezes.
Procure um nutricionista para orientações de quantidade.
 Lucinete Souza
Nutricionista
São Paulo
A Gota é o uma doença crônica, proveniente da alteração do metabolismo das purinas, caracterizada pelo aumento do ácido úrico no sangue.
RECOMENDAÇÕES GERAIS:
- Fazer uso de dieta pobre em purinas eliminando alimentos como: Caldo de carne em tabletes, Mexilhão, Embutidos, ovas de peixe, fígado, coração, língua, rim e miolos, peixes (sardinha, salmão, bacalhau), bacon, molhos e produtos industrializados;
- Evitar ingestão de gorduras: frituras ou preparações gordurosas como feijoada, sarapatel, caruru;
- Evitar ingestão de bebidas alcoólicas;
- Aumentar a ingestão de água;
- A quantidade de sódio da dieta deve ser reduzida, seguindo orientação do médico e nutricionista;
Para uma recomendação e um plano alimentar personalizado, procure um profissional nutricionista.
 Cristina Maia
Nutricionista
Nova Iguaçu
A gota é uma doença proveniente do aumento do ácido úrico no sangue. Deve-se evitar carnes vermelhas, embutidos, sardinhas, salmão, bacalhau e produtos industrializados. Procure uma nutricionista para melhor te orientar
Dra. Carolina Bassoli de Azevedo Bella
Reumatologista, Médico clínico geral
São Paulo
A elevação de ácido úrico pode ocorrer devido a excesso de produção, dificuldade de eliminação e uso de medicamentos como por exemplo diuréticos. Os alimentos que podem estar relacionados ao aumento de ácido úrico são os frutos do mar, miúdos, carne vermelha e bebidas alcoólicas.
Dra. Michele Esposito
Nutricionista
São Paulo
Olá,
O objetivo principal do cuidado nutricional para pacientes com gotas é o controle da hiperuricemia(altos níveis de ácido úrico no sangue), reduzindo o período de inflamação durante uma crise aguda, aliviando as dores e evitando lesões nas articulações. Orienta-se ainda, o controle do peso corporal, uma vez que seu excesso aumenta as purinas e sobrecarrega o peso das articulações.

Desta forma, no que diz respeito a alimentação, deve-se controlar o consumo de :
* Purinas: Presentes em carnes, salsicha, mortadela, linguiça, presunto, salame, etc. lembrando que o seu consumo deve ser adequado conforme a evolução da doença e os momentos de crise;

* Álcool: bebidas alcoólicas, principalmente cerveja, podem induzir o aumento de lactato, a retenção de ácido úrico e, por consequência, leva a hiperuricemia;

*Bebidas açucaradas (refrigerantes, sucos industrializados, etc): Pois aumentam o risco de desenvolvimento da fase aguda da doença, elevando o ácido úrico.

O que fazer?

* Tenha um consumo adequado de líquidos (água, água saborizada, chá sem açúcar, etc);

* Controle o peso, mantenha-o adequado;

* Tenha uma alimentação adequada, saudável ( baixa em purinas, rica em vegetais, cereais integrais, leites e derivados com baixo teor de gordura, etc)

* Pratique exercício físico (vai ajudar a controlar o peso)


As recomendações para o tratamento da gota variam de acordo com uma série de vertentes, por isso é aconselhável consultar um nutricionista para que ele possa elaborar um plano alimentar de acordo com as necessidades individuais.

Espero ter ajudado,
Super beijo da nutri

 Gabriela Laiber
Nutricionista
São Paulo
Olá, tudo bem?
Vou te ajudar com algumas orientações básicas para quem está com ácido úrico elevado, mas é importante procurar ajuda profissional para um tratamento individualizado.

Alimentos permitidos

Frutas in natura e com casca
Verduras e legumes
Leite desnatado, iogurte desnatado e queijos magros como cottage e ricota
Café e chás
Azeite, castanhas, nozes, amendoim, amêndoas

Consumo moderado

Ervilha, feijão, soja, milho, lentilha, grão-de-bico
Aspargos, couve-flor, espinafre
Cogumelos
Cereais integrais, como pão integral, arroz integral, farelo de trigo, aveia
Aves, como frango e peru, peixes como sardinha, atum, anchovas e ovos
Carne vermelha, como boi e porco
Sucos de fruta naturais

Evitar

Molhos industrializados, caldos de carne, extrato de carne
Carnes processadas como salsicha, linguiça, presunto, mortadela
Vísceras como fígado, rins e moela
Pão, arroz, macarrão e farinha de trigo brancos
Açúcar, doces, sorvetes refrigerantes e sucos industrializados
Bebidas alcoólicas, especialmente a cerveja
Frutos do mar como caranguejo, camarão, mexilhões,

Espero ter ajudado! Para mais informações: @nutri.gabrielalaiber
Dr. Eduardo Monteiro
Nutricionista
Rio de Janeiro
Gota é provocada devido o aumento de ácido úrico que é uma consequência no aumento no consumo de purinas, onde nós encontramos muitas purinas? Alimentos de origem animal, principalmente carne vermelha e frutos do mar!
O ideal é aumentar a oferta proteica através de alimentos de origem vegetal.
Sem mencionar numa alimentação antioxidante e antiinflamatória + uma excelente ingestão de água! Se precisar de alguma coisa, pode me mandar mensagem: @eduardomonteironutri
Dr. Diogo Corrêa Monteiro
Nutricionista
Osasco
Olá!

A gota é uma condição caracterizada pelo acúmulo de ácido úrico no sangue, o que pode formar cristais nas articulações, causando inflamação e dor. Para controlar a gota, a alimentação desempenha um papel muito importante, especialmente na redução dos níveis de ácido úrico.

Carnes: Para quem tem gota, é recomendado evitar carnes ricas em purinas, pois elas aumentam a produção de ácido úrico no corpo. As carnes vermelhas, como carne de vaca, carne de cordeiro e fígado, devem ser consumidas com moderação ou evitadas, especialmente durante crises de gota.

No entanto, o frango é geralmente considerado uma opção mais segura em comparação com carnes vermelhas, pois possui menor teor de purinas. A carne de peixe também pode ser consumida com cautela. Os peixes ricos em ômega-3, como salmão, truta e cavalinha, são boas opções, pois ajudam a reduzir a inflamação e são menos propensos a elevar os níveis de ácido úrico.

Peixes: Peixes de carne branca e ricos em ácidos graxos ômega-3, como salmão, atum, truta e sardinha, podem ser consumidos, mas com moderação, já que alguns peixes possuem um nível de purinas mais elevado. A chave está em consumir porções pequenas e não exagerar.

Dicas adicionais:

Aumente o consumo de vegetais, como batata, cenoura, tomate e alface, que são ricos em fibras e têm baixo teor de purinas.
Evite alimentos processados, como embutidos e fast food, pois eles podem agravar os sintomas.
Mantenha-se bem hidratado, pois a água ajuda a eliminar o ácido úrico do corpo.
Se você está em busca de uma alimentação personalizada e controlada para controlar a gota e melhorar sua qualidade de vida, ficarei feliz em ajudá-lo! Podemos agendar uma consulta para montar um plano alimentar adequado e focado nas suas necessidades.
 Alana Oliveira
Nutricionista
São Paulo
Boa noite! Para quem tem gota, é importante moderar o consumo de carnes e alimentos ricos em purinas, já que elas podem aumentar a produção de ácido úrico no sangue, contribuindo para as crises de gota.

Carnes: As carnes vermelhas (como carne de boi e de cordeiro) e as vísceras (fígado, rins, etc.) são ricas em purinas e devem ser evitadas ou consumidas em pequenas quantidades. Já as carnes magras, como frango, podem ser consumidas com moderação, pois têm menos purinas comparadas às carnes vermelhas, mas ainda devem ser limitadas em excesso.

Peixes: Alguns peixes são mais ricos em purinas do que outros. Os peixes com menor teor de purinas e que podem ser consumidos com mais segurança incluem salmão, truta e sardinha (em moderação). Já peixes como atum, arenque, anchova e cavala devem ser evitados, pois são mais ricos em purinas.

Além disso, é importante manter uma dieta balanceada, rica em vegetais, grãos integrais, e consumir líquidos, principalmente água, para ajudar na eliminação do ácido úrico. Consultar um nutricionista é sempre uma boa ideia para personalizar as orientações de acordo com o seu caso específico.
 Rachel Franco
Nutricionista
Rio de Janeiro
Busque atendimento nutricional adequado e tratado com individualidade. Estou disponível para agendamento de consulta.
 Bernardo Castanho
Nutricionista
Rio de Janeiro
Boa noite! Com gota, é importante reduzir alimentos ricos em purinas, que aumentam o ácido úrico. Carnes magras como peito de frango podem ser consumidas com moderação. Entre os peixes, evite sardinha, anchova e atum em excesso — prefira opções mais leves como tilápia e pescada. A quantidade e frequência fazem toda a diferença.

Se quiser uma dieta personalizada que ajude a controlar a gota sem abrir mão do sabor, posso te acompanhar em consulta com todo cuidado. Será um prazer te ajudar!
 Vitoria Maximo
Nutricionista
São Paulo
Olá, espero que esteja bem. Quem tem gota deve moderar o consumo de carnes vermelhas pois são ricas em purinas, que aumentam o ácido úrico. Peixes como salmão, tilápia e linguado são melhores opções, mas ainda assim devem ser consumidos com moderação. Frango pode ser consumido, preferindo cortes magros e evitando a pele. O ideal é variar as fontes de proteína, incluindo ovos, leguminosas e laticínios com baixo teor de gordura. Evitar embutidos (salsicha, linguiça, presunto) e frutos do mar. E sempre manter boa hidratação para ajudar na eliminação do ácido úrico.
Em casos de gota, o principal cuidado é reduzir alimentos ricos em purinas, substâncias que se transformam em ácido úrico no organismo e podem agravar as crises. No entanto, isso não significa que todas as carnes estejam proibidas — é possível manter uma alimentação equilibrada com escolhas adequadas e controle de porções. As melhores opções de carnes para quem tem gota são as magras e com baixo teor de purinas, como frango sem pele, peito de peru, patinho, coxão mole, lagarto e lombo suíno magro, sempre cozidos, grelhados ou assados, evitando frituras e molhos industrializados. Quanto aos peixes, os mais indicados são os de baixo teor de gordura e purinas, como tilápia, pescada, linguado e merluza. Já peixes gordos como sardinha, anchova, atum e salmão devem ser consumidos com moderação, pois possuem purinas em níveis mais elevados. O frango pode ser consumido normalmente, de preferência na forma grelhada, assada ou cozida, e em pequenas porções (100 a 120 g por refeição). É importante também evitar vísceras, caldos de carne, embutidos, frutos do mar e bebidas alcoólicas, pois todos aumentam o ácido úrico. O consumo abundante de água (2 a 3 litros por dia) ajuda a eliminar o excesso de ácido úrico pelos rins e prevenir crises. Uma alimentação rica em frutas, verduras, cereais integrais, laticínios magros e leguminosas preparadas corretamente contribui para o controle da doença. Como nutricionista, posso montar um plano alimentar personalizado para o controle da gota, equilibrando proteínas e reduzindo o ácido úrico sem comprometer a nutrição. Atendo com consultas nutricionais online e acessíveis, com atendimento humanizado para todo o Brasil, incluindo Fortaleza e São Paulo. Dra. Cleonice Soares | Nutricionista – Atendimento Online | Nutricionista em Fortaleza e São Paulo | Nutrição clínica, controle da gota e equilíbrio metabólico | CRN: 16652.

Especialistas

Glênio Marchezan Gutjahr

Glênio Marchezan Gutjahr

Reumatologista

Chapecó

José Roberto Barbosa

José Roberto Barbosa

Ortopedista - traumatologista

Patos de Minas

Kleber Araujo

Kleber Araujo

Médico clínico geral

Recife

Karine Trevisan Piazzetta

Karine Trevisan Piazzetta

Reumatologista

Sorriso

Fernando Pimentel

Fernando Pimentel

Reumatologista

Recife

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 531 perguntas sobre Gota
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.