Boa noite, sou professor de educação física e tenho um aluno de 7 anos com a Síndrome de Prune Belly

2 respostas
Boa noite, sou professor de educação física e tenho um aluno de 7 anos com a Síndrome de Prune Belly em uma das minhas turmas. Quais são os cuidados que devo ter com ele nas aulas práticas? Confesso ter receio que expor meu aluno a algum risco.
Dr. Marco Antônio de Paula Ramos
Geneticista, Pediatra
São Paulo
Vai depender do grau de malformação que apresentou ao nascimento e dos procedimentos que foram necessários para correção. Melhor consultar os familiares para saber se o paciente possui capacidade de realizar esforço com a musculatura da parede abdominal

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Que bom que você se preocupa com a segurança e bem-estar do seu aluno — isso faz toda a diferença na prática pedagógica.

A Síndrome de Prune Belly é uma condição rara, caracterizada principalmente pela fraqueza ou ausência dos músculos abdominais, alterações no trato urinário e, em alguns casos, comprometimento respiratório. Os cuidados nas aulas de Educação Física podem variar conforme o grau de acometimento de cada criança, mas algumas orientações gerais são:

Evitar exercícios de alto impacto ou que exijam muito esforço abdominal, como abdominais tradicionais ou atividades que envolvam muita flexão e torção de tronco.
Observar sinais de cansaço ou desconforto: como essa criança pode ter menor força muscular e, em alguns casos, função respiratória reduzida, pausas regulares e atenção ao ritmo individual são importantes.
Evitar traumas abdominais diretos, pois a ausência de musculatura protetora pode deixar os órgãos internos mais expostos.
Favorecer a participação com adaptações: com supervisão, atividades lúdicas e leves geralmente são bem toleradas e importantes para o desenvolvimento motor e social da criança.
Manter comunicação com os pais ou responsáveis: eles podem fornecer informações sobre limitações específicas e ajudar a ajustar as atividades conforme orientação médica.

Se tiver autorização da família e do pediatra responsável, é totalmente possível promover a inclusão de forma segura e positiva.

Especialistas

Guilherme Henrique Cantanhede Pereira

Guilherme Henrique Cantanhede Pereira

Gastroenterologista, Cirurgião do aparelho digestivo, Generalista

São Luís

Rafael De Castro Hendges

Rafael De Castro Hendges

Médico clínico geral

Santo André

Ana Carolina Rozental Fernandes

Ana Carolina Rozental Fernandes

Médico clínico geral

São Caetano do Sul

Josianne Sabrina Azevedo Santos

Josianne Sabrina Azevedo Santos

Médico clínico geral

Itapevi

Brunna Caroline  Spina Viriato

Brunna Caroline Spina Viriato

Médico clínico geral

Itapevi

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 25 perguntas sobre Síndrome De Prune Belly
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.