Boa noite! Tenho 39 anos tive uma filha com síndrome de donw tenho sido apontada por pessoas como exemplo

6 respostas
Boa noite!
Tenho 39 anos tive uma filha com síndrome de donw tenho sido apontada por pessoas como exemplo sua filha nasceu assim porque vc e velha!
Fico sem resposta.
Além de sentir uma imensa dor no coração. Alguém sabe me dizer se tem algum exame que comprava isso?
Olá. Sempre siga as orientações do seu médico.
As mulheres acima dos 35 anos tem aumento do risco de aneuploidias ou malformações, como a síndrome de Down.
Existem alguns marcadores ultrassonográficos de malformações, como a translucência nucal, doppler do ducto venoso, osso nasal, angulo maxilo-frontal. A depender do achado do ultrassom, a biópsia de vilo coriônico ou a amniocentese genética pode ser realizada.
A sua filha com certeza vai precisar dos seus cuidados. Ela é uma criança especial para você. Anime-se e seja feliz com sua filha.

A Síndrome de Down, quando ocorre devido a trissomia livre do cromossomo 21 ocorre pela separação incorreta dos cromossomos durante a divisão celular para a formação dos gametas, tanto masculino , quanto feminino. A idade avançada materna favorece esse mecanismo na formação do óvulo e a literatura médica comprova uma maios incidência de filhos com Síndrome de Down mais evidente em mulheres acima de 35 anos. Mas esta situação não é importante para a evolução de sua filha. Com certeza você faz tudo que sua filha necessita para ser feliz. Fique tranquila quanto a isso e mantenha as orientações de seguimento de seu médico geneticista. Um grande abraço!
Mesmo que exista riscos em uma gravidez acima dos 35 anos, ninguém pode dizer que a culpa foi sua. Cada caso é de uma maneira. Se vc engravidou, eu imagino que vc queria muito ter um filho e se preparou para recebe-lo com amor. Não estou questionando dados científicos e sim a atitude das pessoas a sua volta. Sua filha pode ter uma vida maravilhosa. Vc pode mostrar a ela que ela pode fazer o que quiser, mesmo tendo algumas dificuldades. Eu acho que o seu caso está mais voltado para trabalhar a culpa que vc sente de se sentir responsável por sua filha ter down. Quando nos tornamos pais temos mtas dúvidas e tudo muda. Nossa visão de mundo muda. Não deixe seus medos e essa culpa te afetar. Procure um psicólogo pra falar sobre isso e também se informe bastante, conheça outros pais e crianças com down que tem vidas normais. Espero que vc fique bem e sua BB também
Antes de tudo tenha minha solidariedade, por sofrer por um comentario tao maldoso e desnecessário. Aprenda muito com a filha que Deus lhe deu. Algum motivo, além da estatistica, sempre existe. .
Estatisticamente aumenta mesmo a chance, mas nada impede que uma mulher aos 22 anos ter uma filha como a sua. A vida é cheia de misterios. Certamente voce verá muitas coisas boas nessa relaçao especial e diferente. Voce, antes de tudo, nao é culpada. Quantas mulheres com mais de 40 anos realizam o desejo da maternidade com filhos sem a Sind de Down?
Seja muito feliz ao lado do seu lindo presente.
Como voluntário no Ambulatório das SD do HC/UFPR por aproximadamente 10 anos tenho visto mães de todas as idades, inclusive muitas abaixo dos 20 anos de idade. Como explicar isso, se a idade for um único argumento? Estatísticas fala-se de uma criança com SD para cada 1.000 ou 800 nascidos. No entanto a crendice popular aponta a mãe como responsável, estarão elas certas? Cientistas do mundo todo ainda não tem respostas e não conseguem identificar as causas das SD, então a ignorância toma conta da boca de algumas pessoas.
No entanto, nada disso é capaz de acalmar o coração de uma mãe. Digo apenas busque ajuda de alguém que possa auxiliar a olhar para frente, para as potencialidades de sua filha e para formas de aprender e viver.
Tenho visto tantos exemplos e aprendido tanto com as pessoas com SD, que muitas vezes me pego pensando se nós, que nos cercamos de qualidades e prepotência somos realmente evoluídos. Crianças e adultos com SD surpreendem-me com frequência com sua bondade, olhar, carinho... que fico pensando, para que serve minha inteligência lógica-metamática? Física, geografia e história que aprendi?
Eles também podem aprender, mas vi que sempre, com raras exceções, aplicam seus conhecimentos para o amor, para o bem do outro. Somos nós os egotistas que não sabemos amar e repartir, que não queremos ser incomodados, que exigimos que todos ajam dentro de um padrão e que não queremos mudar, assim, fica fácil culpar alguém e dizer que o outro está errado.
Busque ajuda com alguém sincero e poderá ver a beleza de tua filha, só assim poderá desprezar os comentários preconceituosos dos ignorantes que nos cercam.
Aproveite tua filha, divirta-se com ela.
Deus é tão poderoso que não seria capaz de fazer qualquer criação que não fosse uma obra prima. O problema não está em tua filha, mas no defeito em nosso olhar.
Forte e carinhoso abraço.
A partir do nascimento a criança precisa ter os atendimentos precoces para ter um melhor desenvolvimento. É filha e vai ser amada como qualquer outro filho.