Boa noite! Tenho um bebê de 4meses q só se alimenta do leite materno, retorno ao trabalho dia 02/01/19.

6 respostas
Boa noite! Tenho um bebê de 4meses q só se alimenta do leite materno, retorno ao trabalho dia 02/01/19. Ele não quer a mamadeira, já comprei diversos bicos, mas ele rejeita. Posso começar a dá papinha pra ele?
Olá! Seu bebê ainda se encontra na fase de amamentação, para orientação quanto à introdução alimentar recomendo o auxílio do pediatra. Quanto à recusa aos novos bicos de mamadeira, é absolutamente normal que o bebê recuse, visto que esta habituado à amamentação no seio. Esta fase na qual você relata, do seu retorno ao trabalho também é absolutamente nova depois do nascimento de seu bebê,é válido uma percepção à esta nova fase de adaptação entre vocês, visto que ela demanda novas habilidades e inquietações. Para o momento, sugiro o auxílio de um pediatra ao bebê e quanto à sua nova fase de vida na maternidade, um psicólogo pode auxiliá-la. Um abraço!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Este momento exigirá uma adaptação sua, do bebê e de quem estiver presente na vida de vocês. A adaptação será nas diferentes áreas: alimentação, afetiva, higiene, educação, diversão... É fundamental a sua preparação para o retorno ao trabalho, principalmente nesse mês. Compreendo sua preocupação, é importante a busca de informações e orientações de Pediatras, Nutricionistas e de quem você confiar para contribuir na sua tomada de decisão. Não é um momento fácil para fazer escolhas, principalmente porque você poderá ouvir diferentes opiniões à respeito desse tema. Dúvidas, medos, desejo de acertar e querer fazer o melhor podem trazer muito sofrimento e impossibilitar uma relação leve com a maternidade. A psicoterapia é uma forma de suporte, acolhimento, auxílio para diminuição de sofrimento nesta e outras fases. Estou torcendo para que esta fase seja da melhor maneira para você e seu bebê! Abraço!
Esse é um novo momento tanto para a mãe, quanto para o bebê que precisarão elaborar a adaptação as suas novas fases e isso requer tempo e paciência.
Nessa situação algumas mães estocam leite materno para ser oferecido na mamadeira. Caso isso não seja possível, existem várias fórmulas disponíveis e é necessário avaliar a mais adequada ou melhor aceita pelo seu bebê.
Sugiro tentar aos poucos e desde já para que obtenha o resultado desejado no prazo do seu retorno ao trabalho.
Nada substitui o acompanhamento com o pediatra. Visite-o e tire suas dúvidas.
Mãe, procure usar copinho introdutório. As papinhas são ideais após os 6 meses de aleitamento materno exclusivo, mas ciente de que não são todas as mães que conseguem estender esse período consulte uma nutricionista ou um pediatra para iniciar a introdução alimentar da melhor forma para o seu bebê. Entendo que esse momento de retorno ao trabalho gera bastante ansiedade, principalmente por que tudo que mais queremos é que o bebê não sinta a transição. Se precisar de ajuda, estou a disposição.
Ola, a recusa em aceitar um bico de silicone ou borracha é absolutamente normal. Afinal o bico do seio materno oferece mais que leite - é quente e acolhedor . O profissional adequado para orientar à alimentação do seu neném é o pediatra e vc deve seguir o que ele fala. Agora o que me parece é que vc está muito ansiosa e sem alguém que vc possa conversar e de confiança. Você teve o bebê a pouco tempo e me parece que é seu primeiro filho . Talvez seja interessante vc procurar um psicólogo que te ajude a lidar com sua ansiedade e medos . Pense nisto ! Boa Sorte
O recomendado é introduzir as papinhas ( de frutas e legumes) a partir dos seis meses. Contudo você traz uma situação a parte (retorno ao trabalho) que gera estado de ansiedade a figura materna e, de fato, é um momento delicado tanto para mamãe e quanto para o bebe, sendo assim sugiro alinhar plano de ação com a pediatra de seu bebe e aproveitar para sanar todas suas duvidas referente a este momento de desapego e de novas adaptações. Caso necessite de apoio pode entrar em contato comigo via whatsapp. Espero ter ajudado!

Especialistas

Carolina Salamon

Carolina Salamon

Nutricionista

Porto Alegre

Victor Queiroz

Victor Queiroz

Pediatra

Sorocaba

Ally Alahmar Filho

Ally Alahmar Filho

Pediatra

Barretos

Carla Pacheco Lacerda Silva

Carla Pacheco Lacerda Silva

Pediatra

Goiânia

Bianca Caluf Negrão

Bianca Caluf Negrão

Pediatra

Belém do Pará

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 28 perguntas sobre Transtornos De Alimentação Na Infância
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.