Boa noite, tomo o Lexapro 10 mg desde os 14 anos de idade, tenho 20 anos atualmente. Sinto que minha

3 respostas
Boa noite, tomo o Lexapro 10 mg desde os 14 anos de idade, tenho 20 anos atualmente. Sinto que minha libido não esta igual a de antigamente. sei que esse medicamento diminui a libido. Se eu trocar de medicamento a minha libido vai voltar ou eu perdi para sempre e não tem como recuperar mais?
Dr. José Mól
Psiquiatra, Médico do sono
Belo Horizonte
O ESCITALOPRAM interfere realmente diminuindo a libido. A conduta ideal é trocá-lo por outro que não cause o mesmo problema, ou associar algum que estimule o desejo. De qualquer forma fique tranquila, sua libido retornará ao normal.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. João Paulo Vasconcelos
Psiquiatra
Brasília
Caro paciente, importante você consultar com um psiquiatra para lhe avaliar essa questão da baixa libido, que pode ser causa medicamentosa ou não. A sua libido tende a melhorar fazendo um acompanhamento adequado com um especialista.
Dr. Gustavo Holanda
Neurologista pediátrico
Recife
Entendo sua preocupação com a diminuição da libido após anos de uso do Lexapro (escitalopram). É verdade que esse medicamento, como outros antidepressivos da mesma classe, pode afetar o desejo sexual. Isso é uma preocupação comum entre muitas pessoas que fazem uso prolongado desses remédios.

A boa notícia é que, na maioria dos casos, a libido pode ser recuperada. Se o Lexapro está impactando negativamente sua vida sexual, uma conversa com o seu médico, especialmente um psiquiatra, é fundamental. Ele poderá avaliar se é o momento de trocar o medicamento por outro que não tenha esse efeito colateral ou, em alguns casos, associar um segundo medicamento que ajude a estimular o desejo sexual.

A troca de medicação deve ser feita com acompanhamento médico, pois cada pessoa reage de maneira diferente, e o objetivo é encontrar um equilíbrio entre o tratamento da sua condição e a preservação da sua qualidade de vida, incluindo a saúde sexual.

Para garantir um acompanhamento adequado e tirar todas as suas dúvidas, sugiro agendar uma teleconsulta. Em tempos de COVID-19, MPOX e outras doenças infectocontagiosas, a telemedicina oferece uma maneira segura e eficaz de continuar cuidando da sua saúde sem a necessidade de sair de casa. Na plataforma Doctoralia, você encontra médicos altamente recomendados, prontos para ajudar com suas preocupações e proporcionar o melhor cuidado possível. Se precisar, posso orientá-lo em uma teleconsulta. Basta clicar no perfil para agendar.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 859 perguntas sobre Lexapro
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.