Boa tarde eu tenho um mau hálito horrível que está afetando muito minha vida , sou YouTube e não est

2 respostas
Boa tarde eu tenho um mau hálito horrível que está afetando muito minha vida , sou YouTube e não estou conseguindo participar de uns eventos por conta disso, o mau cheiro que sai do meu nariz eo mesmo que sai da minha garganta,é horrível as pessoas não consegue conversa comigo a 2 metros de distância por conta disso e sinto como si tivesse uma coisa pressa na minha garganta
O melhor a ser realizado, neste caso é consultar-se com um gastroenterologista/hepato de sua confiança, a fim de esclarecer detalhadamente cada dúvida.

O mau hálito é motivo razoavelmente comum de consultas aos Gastroenterologistas.
Mesmo nos Estados Unidos, tinhamos um número razoável de pessoas que nos procuravam pelo mau hálito.
Então, como sua dúvida é a mesma de 1,5 milhões de leitores que tenho aqui, falo sobre o tema.
Mas o que falo só tem o objetivo de INFORMAR.
Nada que falo é específico.

MAU HÁLITO

Primeiramente, no mau hálito objetivo (ou seja , outras pessoas podem sentir) temos que saber que há uma probabilidade distinta de vir de diversos órgãos:

POR ORDEM DE FREQUENCIA-

1) Boca, gengivas, dentes

Nesse caso, temos que saber que:

- alguns alimentos causam mau hálito . Alho, cebola e certos condimentos são frequentes
- fumo causa mau hálito
- má higiene dentária
- boca seca
- certos medicamentos
- algumas infecções
- certas doenças metabólicas

2) é relativamente comum que o mau hálito venha de problemas do nariz, ouvido e garganta. Nesse caso, o especialista nessa área (Otorrinolaringologista) pode ajudar bastante

3) Problemas digestivos: são uma causa rara. A Mayo Clinic (local excelente, a que fui ligado) entende que mesmo a Doença de Refluxo pode causar mau hálito. Mas eu mesmo nunca vi autores de outros locais concluirem isso
Doenças graves de fígado podem levar ao chamado "Faetor Hepaticus" que é um cheiro muito característico. Diabeticos também podem ter mau hálito.
Eu mesmo já vi mau hálito em portadores de megaesofago (dilatação do esôfago que permite o acúmulo de alimentos) e de divertículo de Zencker (uma espécie de "saquinho" que se forma no esôfago). Mas são causas bem raras.

Minha experiência:

Tive pessoas que me procuraram por mau hálito desde a Residência Médica (há muito tempo atrás, rsss)

depois de quase 35 anos vendo pacientes aqui e no Exterior, sou muito cauteloso em atribuir mau hálito ás doenças Gastrointestinais.
Já vi casos bem raros, por exemplo mau hálito devido a megaesôfago ou divertículo de Zencker (acima). E até mesmo devido a doenças graves do fígado. Mas entendo que isso acontece pelo grande número de pacientes que tenho visto e vejo. Não entendo que seja a regra, mas sim a exceção.

Deve-se reparar que as causas Gastrointestinais são muito mais raras do que as da boca, nariz, ouvido e garganta como causa de mau hálito.
Desse modo, em benefício dos pacientes que me procuram com esse problema, costumo solicitar uma avaliação bem feita e detalhada dos dentes, gengiva (áreas do Odontólogo) e do Ouvido, nariz e especialmente garganta (áreas do Otorrinolaringologista) antes de pensar em qualquer avaliação Gastrointestinal mais detalhada.
Isso tem sido útil em muitos casos.

AOS MUITOS QUE ME PROCURAM, umas palavrinhas:

1)
Nesta e na próxima semana não haverá nem mesmo atendimento telefônico na Clínica-SP.
Já pedi isso, mas peço novamente: por favor, NAO entre em contato com a Clínica quando eu estiver fora de S. Paulo.
Mesmo assim o número de ligações tem sido grande.
Não quero frustrações em meus (queridos) pacientes.

Se preciso, fico honrado em que nos acrescente no WhatsApp.
O número é o mesmo da Clínica (por favor ver no meu perfil)

2)
Tenho a honra de informar aos meus pacientes que agora faço parte do quadro de Professores de Medicina da UFAM.
Localizada em Manaus, num Campus que é considerado um dos mais bonitos do Brasil, a UFAM é a Universidade Pública mais antiga do nosso país.

Minha Prova Didática ( aula que damos aos demais Professores para comprovar conhecimento ) foi sobre o H. pylori, que é a principal causa das gastrites, úlceras e está ligado ao câncer de estômago.
E tenho a satisfação de ter tirado 2 notas Dez na Prova, entre 3 Professores Examinadores.

Espero poder melhorar cada vez mais meu atendimento, já que estar ligado a Professores de alto nível e dar aulas é desafiador, e exigirá que eu esteja cada vez mais atualizado.