Halitose - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - halitose

Elaine Escobar

Elaine Escobar

Dentista

São Paulo

Liliana Vieira Da Rosa Maida

Liliana Vieira Da Rosa Maida

Dentista

Curitiba

Luís Lago

Luís Lago

Dentista

Manaus

João Paulo Werneque

João Paulo Werneque

Dentista

Curitiba

Amanda Hans

Amanda Hans

Dentista

Joinville

Lucas Jural

Lucas Jural

Dentista

Rio de Janeiro

Perguntas sobre Halitose

Nossos especialistas responderam a 44 perguntas sobre Halitose

O médico especialista responsável pelo tratamento da Halitose, ou mau hálito, é o halitólogo ou o cirurgião-dentista especializado em halitose. Esses profissionais possuem conhecimento e experiência…

O caseum, geralmente associado às amígdalas, raramente se forma fora das criptas amigdalianas. Contudo, outros problemas podem causar acúmulo de material na garganta. Se houver preocupações,…

Especialistas falam sobre Halitose

As causas bucais correspondem de 92,7% a 96,2% dos casos de mau hálito, segundo o profissional. A saburra lingual lidera como o principal motivo da halitose. Em segundo lugar entram as doenças periodontais. “A saburra ou biofilme lingual é uma placa bacteriana esbranquiçada ou amarelada que se forma no fundo da língua e doença periodontal são as que acometem a gengiva, osso de suporte dos dentes e as fibras do ligamento (que unem gengiva, dente e osso)”. O mau hálito também pode ser decorrente de fatores externos à boca, apesar da incidência ser bem menor, de 3,8% a 7,3% dos casos. "As causas da halitose extrabucal mais comuns são pela ingestão de alimentos que alteram o odor do hálito

5 orientações para tratamento da halitose (mau hálito): Escovar a língua e remover a sabura com limpador de língua diariamente; Realizar gagarejos com água. Evitar uso de anti-sépticos bucais com álcool; Escovar os dentes e usar fio dental após as refeições; Tomar bastante água; Evitar tabagismo, etilismo e ingestão de alimentos condimentados com muito alho e cebola.

A Halitose, ou mau hálito, geralmente é causado por problemas bucais. Dentre estes problemas, estão a cárie, a doença periodontal (periodontite), a xerostomia (boca seca) e o acúmulo de resíduos e bactérias sobre a língua. Um profissional capacitado poderá diagnosticar o real motivo da halitose para cada paciente.

Rowan Vilar

Dentista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

Halitose é sinal de um desequilíbrio e não é uma doença. Para o correto diagnóstico é necessário uma avaliação detalhada e exames específicos como: sialometria (exame da saliva), avaliação organoléptica (considerado o teste padrão ouro-avaliação do ar exalado) e halitometria (aparelho halimeter ou o oral chroma).

Sylvia Lessa Bini

Dentista

Belo Horizonte

Quais profissionais tratam Halitose?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.