Boa tarde, faço uso continuo de marevan, gostaria de saber se posso consumir pitaya e broto de feijã

3 respostas
Boa tarde, faço uso continuo de marevan, gostaria de saber se posso consumir pitaya e broto de feijão. Obrigada
Olá! O Marevan (varfarina) é um medicamento anticoagulante e previne a formação de coágulos sanguíneos, por isso é importante considerar que alguns alimentos, como a pitaya e o broto de feijão, contêm vitamina K, que pode interferir na ação do Marevan.
A vitamina K é essencial para a coagulação sanguínea, já que auxilia na ativação de fatores de coagulação, garantindo que ela ocorra de forma eficaz. No entanto, o Marevan atua inibindo a atividade da vitamina K, então é importante manter um controle equilibrado na ingestão dela através da dieta, para evitar interferências no efeito anticoagulante do medicamento.
O mais recomendado é consumir os alimentos que têm vitamina K de forma bem moderada, mas consistente, isto é, manter uma quantidade estável desses alimentos na dieta diária para evitar grandes flutuações na ingestão de vitamina K.
Recomendo que procure uma nutricionista para te auxiliar com a adequação e ajustes da sua dieta! Espero ter ajudado!

Se você está tomando Marevan (varfarina), é importante ter cuidado com a ingestão de alimentos ricos em vitamina K, como a pitaya e o broto de feijão. A vitamina K interfere com a ação da varfarina, um anticoagulante, e pode afetar a eficácia do medicamento.

A quantidade de vitamina K na pitaya e no broto de feijão pode variar, mas ambos contêm níveis significativos dessa vitamina. Por isso, é recomendável consumir esses alimentos com moderação e de forma consistente para que a ingestão de vitamina K seja estável ao longo do tempo.

Deve evitar consumir pitaya em casos em que a diminuição da coagulação sanguínea pode representar um risco à saúde. Isso inclui situações como após cirurgias, em casos de lesões, em distúrbios hemorrágicos, durante o tratamento de certas condições médicas, como câncer, e em presença de úlceras gastrointestinais ou outras condições que causam sangramento gastrointestinal. Nestes cenários, uma diminuição da coagulação sanguínea poderia aumentar o risco de sangramento excessivo e complicações graves.

Portanto, é importante que pacientes com problemas de coagulação sanguínea consultem um profissional de saúde antes de incluir a pitaya ou outros alimentos em sua dieta.
Olá tudo bem?
Marevan é um anticoagulante e quando o paciente o usa, é primordial que o mesmo faça menor consumo de alimentos fontes de vitamina K, não precisa deixar de comer mas sim, não comer com tanta frequência a pitaya e o broto de feijão por serem um dos alimentos que possuem a vitamina K.
Não sei sua idade nem conheço seu histórico clínico, portanto vale dizer que os idosos e pacientes com deficiência de vitamina K requerem cuidado especial, assim como aqueles com hipertireoidismo.