Boa tarde Meu esposo teve no inicio lama biliar e depois de 5 anos tea lama sumiu e foi visto que existia

3 respostas
Boa tarde
Meu esposo teve no inicio lama biliar e depois de 5 anos tea lama sumiu e foi visto que existia inumeros calculos só que agora existe um desses nas vias biliares e o cirurgiao pediu o exame CPRE. A minha duvida e que garantia esse exame tem de que retirando o calculo ele ficara melhor??
O seu marido está com coledocolitiase, ou seja um ou mais calculos desceram pelo canal do bile e podem obstruir a via e até causar pancreatite. Isso é considerado uma complicação da pedra na vesícula. Por isso é indicado cirurgia para retirada da vesícula mesmo com barro biliar. A CPRE retira os cálculos na via biliar e além disso aumenta o orifício de saída da bile no intestino, evitando a sua obstrução. Após a CPRE precisa retirar a vesícula completando o tratamento.

Retirando o cálculo é eliminado o fator de maior possibilidade de complicações, ou seja, melhora absoluta. Ainda assim, será necessária a retirada da vesícula biliar para eliminar 100% dos riscos de uma nova migração de cálculo para as vias biliares ou de uma nova inflamação na vesícula.
Cálculo nas vias biliares = CPRE!
Coledocolitíase é o nome dado aos cálculos na via biliar, que muito provavelmente migraram da vesícula para a via biliar. O tratamento padrão ouro para retirada destes é, com certeza, a CPRE.
E como tratamento definitivo a colecistectomia, retirada da vesícula, resolve o problema dos cálculos de via biliar principal