Boa tarde, meu filho acabou de fazer 13 anos, tem 1,43 cm. O mais baixo da turma! A idade óssea deu

2 respostas
Boa tarde, meu filho acabou de fazer 13 anos, tem 1,43 cm. O mais baixo da turma! A idade óssea deu equivalente a uma criança de 10 anos. Eu tenho 1, 56 cm e o pai dele 1, 83cm. Obrigada
Dr. André Mahmoud
Endocrinologista, Nutrólogo, Endocrinologista pediátrico
Dourados
Olá, tudo bem? Primeiramente prazer em conhecer você, é uma grande satisfação te ter por aqui e poder te auxiliar!

Nesse caso, outras variantes devem ser avaliadas individualmente, como estágio puberal de Tunner, idade óssea, idade cronológica, sinais/sintomas, exames laboratoriais específicos, velocidade de crescimento, alvo genético e outros. Em alguns casos o injetável de GH (hormônio do crescimento) pode ser útil.

Sugiro não fazer nada por conta própria e buscar ajuda de um endocrinologista para te auxiliar com medicamento/doses específicas para o caso (se necessário), até mesmo por Teleconsulta.

Espero ter ajudado, fico a disposição!

Atenciosamente,
Dr. André Mahmoud
lnsta: @andremahmoud.endocrino

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Victor Cugi Gonçalves
Endocrinologista pediátrico
São Paulo
Olá! De fato ele está abaixo do alvo genético de estatura nesse momento e deve ser avaliado! Existem alguns diagnósticos diferenciais a serem feitos com essas informações e, ao observar esse atraso considerável da idade óssea, devemos pensar no retardo constitucional do crescimento e da puberdade como um deles. Porém é essencial que ele passe por uma avaliação com especialista.

Especialistas

Tulia Mara Fadel Andrade

Tulia Mara Fadel Andrade

Pediatra

Nova Lima

Beatriz Amstalden Barros

Beatriz Amstalden Barros

Endocrinologista pediátrico

Campinas

Patricia Aleixo

Patricia Aleixo

Pediatra

São Paulo

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Flavia Rabelo Frayha

Flavia Rabelo Frayha

Alergista, Pediatra

São Vicente

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 363 perguntas sobre Distúrbios de crescimento
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.