Boa tarde. Meu filho fez uma avaliação neuropsicologica, e a primeira foi uma entrevista comigo, e d

17 respostas
Boa tarde. Meu filho fez uma avaliação neuropsicologica, e a primeira foi uma entrevista comigo, e depois 3 sessões aplicando os testes no meu filho, e foi me dado também formulários pra me preencher, e após a, neuropsicologica disse que não teria necessidade de mais sessões. Minha dúvida é, esse tempo é suficiente ou é pouco?
Boa tarde,

Primeiramente é muito importante lembrarmos que não há, de antemão, um tempo pré-estabelecido para que seja fechado um diagnóstico.
Em contato com o paciente, no caso seu filho, os profissionais que o acompanham decidirão quais exames e procedimentos avaliativos deverão ser realizados e somente a partir daí poderão estabelecer um critério temporal para fechar algum diagnóstico.
É fundamental que você se sinta a vontade para fazer essas perguntas com o especialista que está acompanhando vocês!
Boa sorte!
É

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Se você percebe que precisa entender melhor uma situação e que talvez seu filho preciso de mais cuidado, você deve se sentir livre para explorar perspectivas além testes. Você é mais que bem vinda! Ter uma visão clara intelectualmente e intuitivamente é fundamental para vencer obstáculos.
Olá, em 3 sessões é possível chegar a conclusões, mesmo que superficiais. Cabe a você confiar ou não nesses profissionais. Há quem prefira coletar mais opiniões.
Olá! A quantidade de sessões para concluir a avaliação é realmente variável e, com isso, a depender da demanda, pode ser necessário um número maior ou menor de sessões. Os principais fatores que influenciam na duração da avaliação são a) a bateria de testes selecionada; b) a agilidade do paciente em compreender e responder aos instrumentos. Então, sim, é possível concluir uma avaliação com esta quantidade de sessões. Vale ressaltar que os formulários que você preencheu também fazem parte da avaliação e também devem disponibilizar informações pertinentes para que a psicóloga chegue a conclusões a respeito do caso.
De todo modo, vale a pena conversar com a profissional que está realizando a avaliação para sinalizar sua insegurança quanto aos resultados e ao tempo disponibilizado para avaliar. Assim, provavelmente ela conseguirá esclarecer que conclusões foram obtidas e o porque de terem sido realizadas as sessões tal como foram.
Olá! A quantidade de sessões depende, o ser humano é muito subjetivo, então a quantidade não define qualidade. O profissional pode neste tempo citado fazer o diagnóstico.
Mas, é muito importante que consiga esclarecer todas as dúvidas e desconforto que sente diante da situação. Converse com o profissional e se possível busque uma segunda opinião.
Abraços!
Acredito que seria importante entender o porque de sua preocupação. Sendo mais específico, o que faz você pensar que talvez seu filho ainda não esteja bem? O que acredita que ele deva estar fazendo que ele não faz, etc....
Assim dando uma forma melhor para a questão.
Olá! A avaliação pode ser rápida dependendo do objetivo, o que se pretende avaliar. A duração é menor comparada com as sessões de psicoterapia. Se está insegura, converse com a profissional.
Olá! Vale lembrar que não tem um número de sessões definidas para um Neuropsicólogo fechar um diagnóstico. Isso dependerá mais das observações e técnicas utilizadas do que o tempo. Em três ou quatro sessões já é possível ter um diagnóstico superficial e com o tempo ter mais detalhes desse diagnóstico. Eu não atuo mais com avaliação e diagnóstico infantil, mas sempre oriento meus pacientes a buscarem mais de uma avaliação caso isso traga mais segurança para os pais e o avaliado. Sobre a sua dúvida é importante também conversar com o profissional, pois ele é a melhor pessoa para lhe explicar a metodologia utilizada nessa avaliação. Espero ter lhe ajudado. Sigo à disposição! Um abraço!
Olá para submeter seu filho a uma avaliação neuropsicológica você deve ter recebido esta solicitação de um profissional. Ao lidar com um outro profissional para realizar um laudo é fundamental que você busque esclarecer todas as suas dúvidas, afinal a confiança e segurança do profissional que está atendendo seu filho é muito importante para deixa-la tranquila durante este processo de avaliação.
Olá, depende da demanda, idade do seu filho. A psicóloga vai fazer uma sessão devolutiva, momento para esclarecer as dúvidas! Estou à disposição.
Olá boa tarde!
É importante entender qual a demanda que levou a necessidade de avaliação neuropsicológica, dependendo da demanda e do tempo de cada sessão é possível que tenha sido suficiente, porém é mais comum um maior numero de sessões, dentro da minha exoeriência. Mas acho importante tentar entender esta questão direto com o profissional que fez a avaliação, pois vc deverá ter uma devolutiva para entrega do relatório e entendimento do que foi encontrado nesta avaliação.
Abçs
A quantidade de sessões para concluir uma avaliação pode variar dependendo da demanda e dos fatores que influenciam na duração, como a bateria de testes selecionada e a agilidade do paciente em responder aos instrumentos. É possível concluir uma avaliação com um número limitado de sessões, e os formulários preenchidos também fazem parte da avaliação. É importante conversar com o profissional que está realizando a avaliação para entender os resultados e o motivo de terem sido realizadas as sessões dessa forma.
Olá! Avaliação neuropsicológica vai avaliar principalmente as funções cognitivas como memória, atenção, concentração, raciocínio lógico, linguagem, percepção visual/motora, relacionadas ao histórico social e emocional da criança.
O tempo de duração vai depender do material utilizado e do ritmo de produção da criança, portanto não há um número de sessões padronizadas. Dependendo dos sintomas apresentados e resultado da avaliação neuropsicológica é interessante uma avaliação diagnóstica com psicólogo, que além do funcionamento cognitivo já avaliado vai investigar mais detidamente o comportamento, humor e linguagem analisando a necessidade ou não de tratamento.
Olá, tudo bem? A avaliação neuropsicológica, não requer tempo específico, depende da avaliação que se faz diante da necessidade de cada um.
O que vai receber por agora é o resultado dos testes e se vai ou não necessitar de tratamento psicológico.
esse tempo é suficiente ou é pouco?
..........
A sua duvida faz parte da sua angustia, que surge daquele processo de Avaliação no campo Neuro-lógico.
A resposta a sua pergunta precisa ser trabalhada numa Psicoterapia. Dai surgiram outras perguntas, sobre o que esta acontecendo com o seu filho
Sim é possível que a profissional já tenha conseguido a resposta necessária para aquela avaliação.
Não há uma regra quanto a quantidade de sessões necessárias para avaliação. É importante escolher um profissional no qual você sinta confiança e, caso julgue necessário, busque uma segunda opinião.

Especialistas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1 perguntas sobre Sessão em psicologia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.