Boa tarde. Meu filho fez uma avaliação neuropsicologica, e a primeira foi uma entrevista comigo, e d

17 respostas
Boa tarde. Meu filho fez uma avaliação neuropsicologica, e a primeira foi uma entrevista comigo, e depois 3 sessões aplicando os testes no meu filho, e foi me dado também formulários pra me preencher, e após a, neuropsicologica disse que não teria necessidade de mais sessões. Minha dúvida é, esse tempo é suficiente ou é pouco?
Boa tarde,

Primeiramente é muito importante lembrarmos que não há, de antemão, um tempo pré-estabelecido para que seja fechado um diagnóstico.
Em contato com o paciente, no caso seu filho, os profissionais que o acompanham decidirão quais exames e procedimentos avaliativos deverão ser realizados e somente a partir daí poderão estabelecer um critério temporal para fechar algum diagnóstico.
É fundamental que você se sinta a vontade para fazer essas perguntas com o especialista que está acompanhando vocês!
Boa sorte!
É

Olá! Se você percebe que precisa entender melhor uma situação e que talvez seu filho preciso de mais cuidado, você deve se sentir livre para explorar perspectivas além testes. Você é mais que bem vinda! Ter uma visão clara intelectualmente e intuitivamente é fundamental para vencer obstáculos.
Olá, em 3 sessões é possível chegar a conclusões, mesmo que superficiais. Cabe a você confiar ou não nesses profissionais. Há quem prefira coletar mais opiniões.
Olá! A quantidade de sessões para concluir a avaliação é realmente variável e, com isso, a depender da demanda, pode ser necessário um número maior ou menor de sessões. Os principais fatores que influenciam na duração da avaliação são a) a bateria de testes selecionada; b) a agilidade do paciente em compreender e responder aos instrumentos. Então, sim, é possível concluir uma avaliação com esta quantidade de sessões. Vale ressaltar que os formulários que você preencheu também fazem parte da avaliação e também devem disponibilizar informações pertinentes para que a psicóloga chegue a conclusões a respeito do caso.
De todo modo, vale a pena conversar com a profissional que está realizando a avaliação para sinalizar sua insegurança quanto aos resultados e ao tempo disponibilizado para avaliar. Assim, provavelmente ela conseguirá esclarecer que conclusões foram obtidas e o porque de terem sido realizadas as sessões tal como foram.
Olá! A quantidade de sessões depende, o ser humano é muito subjetivo, então a quantidade não define qualidade. O profissional pode neste tempo citado fazer o diagnóstico.
Mas, é muito importante que consiga esclarecer todas as dúvidas e desconforto que sente diante da situação. Converse com o profissional e se possível busque uma segunda opinião.
Abraços!
Acredito que seria importante entender o porque de sua preocupação. Sendo mais específico, o que faz você pensar que talvez seu filho ainda não esteja bem? O que acredita que ele deva estar fazendo que ele não faz, etc....
Assim dando uma forma melhor para a questão.
Olá! A avaliação pode ser rápida dependendo do objetivo, o que se pretende avaliar. A duração é menor comparada com as sessões de psicoterapia. Se está insegura, converse com a profissional.
Olá! Vale lembrar que não tem um número de sessões definidas para um Neuropsicólogo fechar um diagnóstico. Isso dependerá mais das observações e técnicas utilizadas do que o tempo. Em três ou quatro sessões já é possível ter um diagnóstico superficial e com o tempo ter mais detalhes desse diagnóstico. Eu não atuo mais com avaliação e diagnóstico infantil, mas sempre oriento meus pacientes a buscarem mais de uma avaliação caso isso traga mais segurança para os pais e o avaliado. Sobre a sua dúvida é importante também conversar com o profissional, pois ele é a melhor pessoa para lhe explicar a metodologia utilizada nessa avaliação. Espero ter lhe ajudado. Sigo à disposição! Um abraço!
Olá para submeter seu filho a uma avaliação neuropsicológica você deve ter recebido esta solicitação de um profissional. Ao lidar com um outro profissional para realizar um laudo é fundamental que você busque esclarecer todas as suas dúvidas, afinal a confiança e segurança do profissional que está atendendo seu filho é muito importante para deixa-la tranquila durante este processo de avaliação.
Olá, depende da demanda, idade do seu filho. A psicóloga vai fazer uma sessão devolutiva, momento para esclarecer as dúvidas! Estou à disposição.
Olá boa tarde!
É importante entender qual a demanda que levou a necessidade de avaliação neuropsicológica, dependendo da demanda e do tempo de cada sessão é possível que tenha sido suficiente, porém é mais comum um maior numero de sessões, dentro da minha exoeriência. Mas acho importante tentar entender esta questão direto com o profissional que fez a avaliação, pois vc deverá ter uma devolutiva para entrega do relatório e entendimento do que foi encontrado nesta avaliação.
Abçs
A quantidade de sessões para concluir uma avaliação pode variar dependendo da demanda e dos fatores que influenciam na duração, como a bateria de testes selecionada e a agilidade do paciente em responder aos instrumentos. É possível concluir uma avaliação com um número limitado de sessões, e os formulários preenchidos também fazem parte da avaliação. É importante conversar com o profissional que está realizando a avaliação para entender os resultados e o motivo de terem sido realizadas as sessões dessa forma.
Olá! Avaliação neuropsicológica vai avaliar principalmente as funções cognitivas como memória, atenção, concentração, raciocínio lógico, linguagem, percepção visual/motora, relacionadas ao histórico social e emocional da criança.
O tempo de duração vai depender do material utilizado e do ritmo de produção da criança, portanto não há um número de sessões padronizadas. Dependendo dos sintomas apresentados e resultado da avaliação neuropsicológica é interessante uma avaliação diagnóstica com psicólogo, que além do funcionamento cognitivo já avaliado vai investigar mais detidamente o comportamento, humor e linguagem analisando a necessidade ou não de tratamento.
Olá, tudo bem? A avaliação neuropsicológica, não requer tempo específico, depende da avaliação que se faz diante da necessidade de cada um.
O que vai receber por agora é o resultado dos testes e se vai ou não necessitar de tratamento psicológico.
esse tempo é suficiente ou é pouco?
A sua duvida faz parte da sua angustia, que surge daquele processo de Avaliação no campo Neuro-lógico.
A resposta a sua pergunta precisa ser trabalhada numa Psicoterapia. Dai surgiram outras perguntas, sobre o que esta acontecendo com o seu filho
Sim é possível que a profissional já tenha conseguido a resposta necessária para aquela avaliação.
Não há uma regra quanto a quantidade de sessões necessárias para avaliação. É importante escolher um profissional no qual você sinta confiança e, caso julgue necessário, busque uma segunda opinião.