Boa tarde, meu pai tem indícios de alzheimer, mas o que tá intrigando a gente é que quando chegam vi

2 respostas
Boa tarde, meu pai tem indícios de alzheimer, mas o que tá intrigando a gente é que quando chegam visitas ele age bem, não vou dizer normal... Mas bem melhor do que quando tá só comigo e minha mãe. Como se explica isso?
Boa tarde! A doença de Alzheimer é um distúrbio neurodegenerativo que afeta a memória, o pensamento e o comportamento de uma pessoa. É importante ressaltar que cada pessoa pode apresentar sintomas e comportamentos diferentes ao lidar com essa condição.

Em relação ao comportamento do seu pai em presença de visitas, pode haver algumas explicações possíveis. Primeiramente, é comum que pessoas com Alzheimer se esforcem para manter uma aparência social adequada em situações sociais, mesmo que isso demande um esforço maior. Elas podem estar conscientes da importância de manter uma imagem positiva diante de outras pessoas.

Além disso, a presença de visitas pode trazer uma mudança no ambiente e na dinâmica familiar. Isso pode gerar estímulos diferentes e temporariamente distrair seu pai dos sintomas do Alzheimer. A interação social também pode estimular a memória e as habilidades cognitivas em um nível mais superficial.

É importante lembrar que cada pessoa com Alzheimer é única e pode ter respostas diferentes em diferentes situações. Se você tiver preocupações específicas sobre o comportamento do seu pai, recomendo consultar um médico especializado em Alzheimer ou um profissional de saúde para uma avaliação mais completa. Eles poderão fornecer uma análise mais precisa da situação e orientar sobre o melhor curso de ação.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
No inicio da doença demencial e a medida que vai evoluindo a pessoa vai perdendo a função cognitiva afetiva, instrumental e social fundamentalmente. O paciente não perde todas as habilidade funcionais de maneira súbita e radical. Ainda pode preservar a forma como atua no ambiente social, por exemplo. Até mesmo por questões de sobrevivência. Na intimidade com os familiares pode estar mais a vontade e o fator espontaneo é predominante. Lembrando que essa crítica da realidade com o tempo vai comprometendo mais ainda o comportamento social.

Especialistas

Luize Dantas Carvalho Costa

Luize Dantas Carvalho Costa

Psicólogo

Salvador

Patrícia Melo

Patrícia Melo

Psiquiatra

Caruaru

Lorena V. S. Caldeira de Melo

Lorena V. S. Caldeira de Melo

Geriatra, Especialista em clínica médica

Montes Claros

Carlos Eduardo da Silva celani

Carlos Eduardo da Silva celani

Terapeuta ocupacional

Sabará

Rafael Araújo

Rafael Araújo

Psiquiatra

Joinville

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 111 perguntas sobre Demência
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.