Boa tarde. Meu pai, um idoso de 72 anos começou tratamento para depressão e está há 12 dias tomando

2 respostas
Boa tarde. Meu pai, um idoso de 72 anos começou tratamento para depressão e está há 12 dias tomando 5 gotas de Exodus à noite e Somalium três vezes ao dia, somando 4,5mg. Porém ele está há dias sem dormir e amanhece diariamente com crises de ansiedade fortíssimas (se joga no chão, perturbado, não fala coisa com coisa). Isso é normal?
Bom dia!
Sugiro reavaliação com seu médico.
O uso do Bromazepam em idosos neste tipo de esquema pode causar confusão mental.
Por ser a prescrição do Bromazepam em receita retida, logo você não fica com a prescrição, bem provável que haja alguma discrepância no jeito de tomar a medicação que geralmente é a noite, também ainda não deu tempo do Exodus fazer o efeito.
Reafirmo a necessidade de conversar com seu médico para orientar sobre isto.
É complicado para nós, dar mais orientações sobre o quadro já que não avaliamos o paciente.

Em idosos a tolerância aos medicamentos costuma ser menor, por isso devem ser iniciados em doses baixas e ir aumentando gradativamente à medida que for havendo adaptação e até ser obtido o efeito terapêutico desejado, que parece ser a estratégia que foi adotada pelo médico dele. Pelo que entendi ele está tomando 1/2 cp de Somalium (Bromazepam) de 3 mg 3 x dia, que é uma dose relativamente baixa. A dose de escitalopram de 5 gotas (equivalente a 5 mg) também é relativamente baixa. Não está claro no seu relato se esses sintomas já vinham ocorrendo antes do uso dos medicamentos ou não. Em um paciente dessa idade que apresenta um quadro de depressão pela primeira vez é aconselhável que seja feita uma avaliação clínica e neurológica para avaliar a existência de outros problemas que possam estar causando ou que estejam associados à depressão. A avaliação neurológica, inclusive com a realização de uma tomografia ou ressonância eletromagnética de crânio, é essencial para detectar possíveis alterações degenerativas cerebrais. Não raramente os quadros de demência, como no caso da Doença de Alzheimer, podem se apresentar inicialmente mascarados por um quadro de depressão. Converse com o médico dele a esse respeito para a orientação adequada para o caso dele em particular.