Quanto depois de tomar bromoprida via oral posso ingerir vinho.

2 respostas
Quanto depois de tomar bromoprida via oral posso ingerir vinho.
Com a agenda completa por muito tempo, e inúmeras atividades e viagens, eu havia me programado para nada responder aqui.
No entanto, sei que gostam de minhas respostas.
Passamos de 1,5 milhao de leitores.
Dou uma resposta GENERICA,

Sobre uso de medicamentos e acompanhamento: claro que NADA posso falar sobre seu caso.
O que posso dizer é que todos os pacientes que já atendi, aqui e no Exterior nesses 35 anos querem saber:

- Doutor, qual o tratamento de minha doença?
- minha doença é séria?
- por quanto tempo devo tomar os remédios?
- há algum problema se tomar meus remédios com comida ou com outros remédios?

- após o tratamento vou ficar curado? ou a doença pode voltar?

- devo fazer exames para saber se fiquei bom mesmo?
- os exames que devo fazer são incômodos?

- devo fazer alguma dieta? e por quanto tempo?
- posso tomar álcool? quase sempre me perguntam: "doutor se eu tomar um pouquinho vai estragar o tratamento" ?
- meu estilo de vida vai mudar com essa doença?
- posso ter problemas graves com essa doença?
- posso morrer por causa dessa doença?

E mais: mesmo que não perguntem nada ao Médico, todos querem saber isso.
O que digo é MINHA experiência. Nada posso e nem vou falar sobre outros médicos(as). Tenho grande respeito pelos meus Colegas e nunca me intrometo em suas condutas. Muito menos comento qualquer conduta de outro médico (a).

Muitas vezes a resposta é fácil e está ao alcance do bom Médico.

Por exemplo: por quanto tempo devo tratar é uma informação que dou a todos os meus pacientes. Também falo sobre
necessidade (ou não) de dietas,
o resultado esperado do tratamento e eventuais efeitos colaterais. Informo sobre exames que (provavelmente) serão necessários, e como são feitos. Claro que o modo de tratar, se pode tomar alcool durante o tratamento e se tem alguma restrição alimentar enquanto toma o remédio também é importante.

Meu entendimento é: o paciente não quer saber só o nome de sua doença. Quer saber muito mais. Quer resposta a todas (ou á maior parte) das questões acima. Mesmo que o paciente não nos pergunte, quer saber tudo isso.
E fornecer essas orientações é fundamental para o sucesso do tratamento.
No meu caso, procuro também explicar como e porquê a doença acontece, e muitas vezes faço desenhos ou mostro no computador. Isso se chama Educação Médica para leigos.

Claro que fazer isso faz a consulta ser muito mais demorada. Mas torna a consulta bem efetiva. E estabelece um relacionamento que (muitas vezes) se mantém por anos. Muitas vezes acabamos acompanhando o paciente e depois seus familiares. Isso sim é importante.

Já aconteceu em um serviço público das recepcionistas estranharem por demorar até uma hora com cada paciente.
Uma hora? no Serviço Público?
Na verdade, dou a meu paciente o tempo que eu achar necessário para o bom atendimento. Se for na Clínica, Online, na Universidade ou no Atendimento Humanitário, receberão a mesma atenção.

Sobre o H. pylori: sugiro que veja as inúmeras respostas que dei sobre o famoso bichinho. É fácil encontrar no Doctoralia mesmo.
Se por acaso não encontrar, basta ver no Facebook do Jornal Sudoeste do Estado (seçao Colunistas) , onde mantenho uma Coluna sobre Gastroenterologia.

AOS QUE TENTAM ME CONTAR, breves palavrinhas:

1)A Clinica estará sem atendimento nas proximas 2 semanas. Nao haverá nem mesmo atendimento telefônico.
Não queremos frustrar nossos pacientes. Por favor não ligue nessas datas

2) tenho a alegria de informar que fui APROVADO em 1o lugar como Professor na UFAM.
Localizada em um belo campus de floresta preservada no meio de Manaus, a UFAM é a Universidade mais antiga do Brasil.
Eu já servia como Professor concursado em 2 Universidades menores. Mas estar em uma Universidade Federal é um desafio e uma honra.

Temos a satisfação de comunicar isso aos pacientes, pois entendo que isso vai aperfeiçoar o atendimento.
Conviver com jovens estudantes e outros Professores é sempre bom. Isso nos desafia a estudar mais.

O melhor a ser realizado, neste caso é consultar-se com um gastroenterologista/hepato de sua confiança, a fim de esclarecer detalhadamente cada dúvida.