Boa tarde , minha filha tem oito anos dia 26 vai fazer três meses que ela fez a cirurgia DVP , ontem

3 respostas
Boa tarde , minha filha tem oito anos dia 26 vai fazer três meses que ela fez a cirurgia DVP , ontem ela começou a reclamar de tontura , hoje de novo está com tontura e com enjôo , o que será que deve ser?
Prof. Edmundo Luís Rodrigues Pereira
Neurocirurgião, Neurologista, Generalista
Belém do Pará
É necessário avaliar o funcionamento do sistema valvular por meio de exames de imagem (tomografia computadorizada ou ressonância magnética).

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Fernando Maeda
Neurocirurgião
Santa Bárbara D'Oeste
Diversos são os problemas que podem ocorrer com as válvulas de derivação ventrículos-peritoneal (DVP). Os problemas mais comuns são o mal-funcionamento e a infecção do sistema. Mal-funcionamento pode ocorrer por obstrução da válvula ou do cateter (tubo de silicone que compõe o sistema da DVP), por falha mecânica da válvula, quebra do cateter, deslocamento ou desconexão. Isto leva a diminuição da passagem do liquido cafelo-raquidiano (liquor), com consequente piora da hidrocefalia. Mal-funcionamento pode também ocorrer quando, por algum motivo, há hiperdrenagem. Nas duas situações, os sintomas podem ser parecidos, como dor de cabeça, vômitos, confusão mental, sonolência, dificuldade para caminhar, perda da coordenação, até condições mais graves como coma e óbito caso o problema não seja resolvido rapidamente. Quanto à infecção da válvula, esta ocorre com mais frequência durante as primeiras semanas de pós-operatório. Além dos sintomas citados acima, febre e problemas com a ferida operatória podem acontecer. Estas são situações potencialmente graves e devem ser avaliadas por um médico especialista. Se você tem dúvidas quanto ao funcionamento da válvula de DVP, procure seu médico para uma avaliação.
Te convidamos para uma consulta: Consulta neurocirurgia - R$ 300
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Dr. Egmond Alves
Neurocirurgião
Sorocaba
Boa tarde!

É importante estar atento a esses sintomas após a cirurgia de **derivação ventrículo-peritoneal (DVP)**, pois, embora a DVP seja um tratamento eficaz para hidrocefalia, complicações podem surgir em alguns casos. A tontura e o enjoo que sua filha está apresentando podem ter várias causas, e é fundamental uma avaliação cuidadosa para garantir o melhor cuidado possível.

Aqui estão algumas possibilidades a serem consideradas:

1. **Pressão intracraniana elevada**: A DVP tem como objetivo aliviar a pressão dentro do cérebro, mas, em alguns casos, o funcionamento do sistema de derivação pode ser afetado. Se a válvula estiver com algum problema (como obstrução ou mal funcionamento), a pressão pode voltar a aumentar, causando sintomas como tontura, náusea e dor de cabeça.

2. **Infecção**: Embora rara, a infecção no local da cirurgia ou no sistema de derivação também pode provocar sintomas como febre, tontura e enjoo. A infecção pode afetar a função da válvula e comprometer o fluxo do líquido cefalorraquidiano.

3. **Variações hormonais**: Algumas crianças podem apresentar alterações hormonais após a cirurgia, que podem influenciar a sensação de equilíbrio e causar enjoo.

4. **Problemas gastrointestinais**: Às vezes, a tontura e o enjoo podem ser causados por algo não relacionado diretamente à hidrocefalia, como uma infecção viral ou algum problema gastrointestinal.

É fundamental agendar uma consulta com um médico neurocirurgião ou pediatra para avaliar a situação e realizar os exames necessários. Ele pode solicitar uma **ressonância magnética** ou outros exames de imagem para verificar o funcionamento da válvula e descartar outras causas.

Lembre-se de que esses sintomas devem ser investigados o quanto antes para evitar complicações. Se precisar de mais informações ou orientação sobre como proceder, estou à disposição para ajudar.

Caso deseje, posso agendar uma consulta para avaliarmos a situação com mais detalhes e garantir que sua filha esteja recebendo o melhor cuidado possível.

Especialistas

Germano Guedes

Germano Guedes

Neurocirurgião

Redenção

Luiza Tazo

Luiza Tazo

Neurologista

Sarandi

Thaiza Agostini Córdoba de Lima

Thaiza Agostini Córdoba de Lima

Neurologista

São Paulo

Dalva M Salgado Machado

Dalva M Salgado Machado

Neurologista

Belo Horizonte

Lucas Silva

Lucas Silva

Neurocirurgião

Varginha

Renato Arantes Lima Simões

Renato Arantes Lima Simões

Neurologista

São José do Rio Preto

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 720 perguntas sobre Hidrocefalia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.