Boa tarde! Queria saber como funciona avaliação neuropsicologica, se é recomendado para uma criança

22 respostas
Boa tarde! Queria saber como funciona avaliação neuropsicologica, se é recomendado para uma criança de 4 anos?
Boa tarde. A avaliação neuropsicológica é um processo clínico em que busca relacionar o funcionamento psicológico (cognição, emoção e comportamento) com as atividades do sistema nervoso, a fim de encontrar respostas para a hipótese levantada, auxiliando o diagnóstico e assim indicar melhor tratamento. É realizada por meio de aplicação de testes neuropsicológicos, exames quantitativos e qualitativos da função comprometida, técnicas de entrevistas. Pode ser realizada em Idosos, adultos, adolescentes e crianças. Variam de 6 a 8 sessões. Portanto, a recomendação vai depender muito do motivo do encaminhamento ou seja das dificuldades/prejuízos apresentadas pela criança e não necessariamente da faixa etária.

Boa tarde! A Avaliação Neuropsicológica investiga o funcionamento das habilidades que envolvem o desenvolvimento cognitivo como a atenção, memória, linguagem, habilidades visuoespaciais, aprendizagem e comportamento. A Avaliação Neuropsicológica Infantil tem por objetivo identificar, precocemente, as alterações que podem afetar o desenvolvimento integral da criança. Pode ser realizada com crianças a partir dos 4 anos de idade e o número de sessão depende de cada profissional, varia entre 5 a 8 sessões. E tem por objetivo auxiliar no diagnóstico, nas intervenções e fornece orientações para os familiares e para escola.
A Avaliação Neuropsicológica é uma avaliação objetiva, que mede com precisão o desempenho de algumas habilidades cognitivas como atenção, memória, linguagem, pensamento abstrato, capacidade de compreensão entre muitas outras. É um auxiliar no diagnóstico de vários problemas comportamentais, principalmente naqueles com alterações cognitivas. Independente da idade, o que pode variar são os testes que serão utilizados, de acordo com a queixa inicial, entendendo o porquê foi solicitado este tipo de avaliação. O ideal seria agendar uma conversa com um profissional especialista para maiores informações pois pode sim ser realizado com crianças ainda não alfabetizadas de 4 anos. Geralmente a avalição é realizada ente 5 e 8 encontros e a devolutiva deve ser para todos os envolvidos no acompanhamento dessa criança, inclusive a escola.
Bom dia! A avaliação neuropsicológica, auxilia no mapeamento de funções, cognitivas e motoras, objetivando a traçar metas para estimulação envolvendo equipe multiprofissional.Quanto mais cedo o diagnóstico, melhores são os resultados.
Bom dia!
A Neuropsicologia avalia a função cerebral a partir do comportamento cognitivo, sensorial, motor, emocional e social.
Aplica-se a bebes, crianças, adultos e idosos. A avaliação permite realizar diagnostico precoce e diferencial. A partir da avaliação, o paciente será direcionado para acompanhamento com o profissional especializado. O mais importante é saber o motivo da avaliação.
Olá, como foi claramente ressaltado pelos outros profissionais, a avaliação neuropsicológica avalia as funções cognitivas, motoras, sensoriais e também nossas emoções. Desta forma, é possível averiguar as dificuldades da criança e também ressaltar as facilidades que a criança apresenta a fim de traçar o melhor percurso a se percorrer durante seu desenvolvimento.
Depende muito da demanda da criança, que, em muitos casos é completamente diferente da demanda dos pais para aquela criança.
Eu, como psicóloga clínica infantil, supro a demanda autêntica trazida pela criança.
A avaliação neuropsicologia pode ser feita em qualquer idade; mas é preicso ter cautela
Funciona , de forma pratica, como um raio x das áreas cognitivas do individuo. Precisa ser bem detalhada. Fuja dos combos prontos. Cada cliente precisa ser minuciosamente analisado para verificar quais testes serão feitos. Sim, uma criança de 4 anos pode passar pela avaliação.
Uma Avaliação Neuropsicológica compreende a aplicação de instrumentos de avaliação cognitiva, avaliação psicológica, observaçoes e intrevistas. É uma ferramenta complementar em uma avaliação neurológica que ocorre a partir de ações de diferentes profissionais junto a neurologista, entre estes, por exemplo a fonoaudióloga, a fisiátra, neuropsicóloga. Uma profissional neuropsicóloga a partir da realização do atendimento e breve acompanhamento da criança e familiar responsável
A avaliação neuropsicologica, pode ser nessa faixa etária. Devendo ser realizada por um especialista em avaliação Psicológica, através de testagem( testes específicos), posteriormente fará encaminhamento ou fará um intervenção da demanda. Dependendo da necessidade do caso.
A Avaliação neuropsicológica é realizada por meio de entrevistas e questionários com os responsáveis e dependendo do caso com a escola. Também são realizados testes padronizados que avaliam as funções cognitivas como inteligência, memória, atenção e funções executivas. Nesta idade é possível sim a realização da avaliação.
A avaliação neuropsicologica pode sim ser feita aos quatro anos, no entanto é bastante recomendada em idade escolar por ter como avaliar tambem a aprendizagem.
Sim, pode ser feito em uma criança com 4 anos.
É um exame que tem como objetivo mensurar e descrever o perfil de desempenho cognitivo, avaliando suspeitas de alterações cognitivas que podem ser decorrentes de desordens neurológicas e outros transtornos.
É feito por meio de entrevista e testes neuropsicológicos padronizados, o psicólogo poderá investigar o funcionamento cognitivo e estabelecer as habilidades e as dificuldades específicas de uma pessoa para planejamento de intervenção.
Boa tarde, a necessidade de realizar uma avaliação neuropsicológica de uma criança de 4 anos surgiu como? Foi um profissional que indicou ou é um excesso de zelo dos pais? A avaliação pode ser feita por um/a neuropsicóloga através de testes adequados a idade alem das competências técnicas da profissional.
Boa tarde!
A avaliação neuropsicológica pode sim ser realizada nessa faixa etária, porém o profissional deve se atentar à demanda (da criança, dos responsáveis, dos outros profissionais envolvidos), aos instrumentos de avaliação (próprios para a faixa etária e entendimento da criança) e às finalidades da avaliação,
Deve ser realizada por profissional com especialização ou formação em avaliação neuropsicológica, com entendimento de comportamento e desenvolvimento infantil.
Olá, como neuropsicóloga posso dizer que sim uma avaliação neuropsicológica funciona até para bebes, desde que utilizado-os instrumentos corretos para cada faixa de idade e demanda.
Sendo bem simples, a avaliação neuropsicológica irá medir se o desenvolvimento cognitivo e comportamental está adequado para a idade ou se há algum aspecto que deve ser trabalhado.
São feitos através de analise clinica comportamental, testes, tarefas e entrevista om pais e cuidadores, no caso das crianças.
Espero ter esclarecido
Abçs
A questão foi muito bem respondida pelos colegas, então qual é o motivo do encaminhamento? Diante dessa questão o Neuropsicólogo poderá avaliar quais instrumentos utilizar e responder a demanda (queixa). No caso a criança já passou por uma Avaliação com Neuropediatra ou Pediatra? Se for uma iniciativa da família seria interessante primeiramente uma consulta onde juntos com o profissional identificar a necessidade da criança fazer ou não uma Avaliação. O diagnóstico precoce faz toda a diferença principalmente nas fases do Desenvolvimento Infantil.
Muito bem respondido pelos colegas de trabalho. Sempre busque um especialista em neuropsicologia.
Olá. A avaliação psicológica para uma criança de 4 anos é recomendada sim, pois a identificação precoce de problemas potenciais, permite programar estratégias de intervenção desde cedo, e pode minimizar as dificuldades e potencializar o desenvolvimento.
A respeito de como funciona:
Inicialmente o neuropsicólogo fará a entrevista clínica, com o objetivo de realizar o levantamento histórico, averiguar as queixas e as dificuldades vigentes. A entrevista ocorre inicialmente com os responsáveis e posteriormente com a criança. Após a coleta de todas as informações importantes, elabora-se o plano de atendimento, do qual estabelecerá quais serão os instrumentos de avaliação, número e duração das sessões. É importante esclarecer que o plano de atendimento é elaborado conforme o caso em questão; e que a sequência, o número de sessões e os instrumentos são escolhidos de acordo com as necessidades do avaliado, e de acordo com a metodologia de cada profissional.
Em resumo, os testes neuropsicológicos podem avaliar: a cognição, a linguagem, a atenção, a memória, as funções executivas, o processamento visuoespacial, e outros.
Espero que eu tenha esclarecido, e qualquer dúvida estou à disposição.
Atenciosamente.
depende da suspeita ( do que e para avaliar, ou se foi pedida por algum profissional da crianca). A avaliacao psicologica pode ser suficiente
A avaliação neuropsicológica auxilia no diagnóstico de alterações do sistema nervoso central e pode ser realizada desde bebês até idosos. Identifica as potencialidades e dificuldades do paciente do ponto de vista cognitivo, funcional, emocional e comportamental.
Atua como diagnóstico complementar em diversos quadros patológicos decorrentes de alterações do sistema nervoso central, quer sejam patologias do neurodesenvolvimento (transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, transtornos de aprendizagem, dislexia, discalculia, transtorno do espectro autista), lesões adquiridas; doenças degenerativas, síndromes genéticas ou quadros psiquiátricos.
Auxília no diagnóstico diferencial e detecção precoce de sintomas de diferentes manifestações clínicas; investiga de modo detalhado o grau e a natureza das alterações cognitivas e comportamentais qualitativa e quantitativamente, monitora a evolução dos quadros neurológicos e psiquiátricos, tratamentos medicamentosos e planejamento de tratamentos de reabilitação.
Utiliza-se da aplicação de técnicas de entrevista, exames quantitativos e qualitativos das funções cognitivas, abrangendo as funções como a atenção, percepção, memória, linguagem e raciocínio.
O processo de avaliação se inicia com uma entrevista clínica com o paciente e familiares onde o histórico é levantado (queixa atual, histórico médico, desenvolvimento neuropsicomotor, história da doença, etc). Posteriormente inúmeros testes padronizados e validados para a população brasileira serão utilizados de acordo com o perfil do paciente. Testes de atenção; Testes de eficiência intelectutal, Memória, Funçoes executivas, Linguagem e Escalas Diagnósticas. Para crianças pequenas se utilizam testes especificos para a faixa etária.