Olá meu filho vai fazer 7 anos em janeiro, mais não quer escrever suas atividades na sala de aula na

6 respostas
Olá meu filho vai fazer 7 anos em janeiro, mais não quer escrever suas atividades na sala de aula na hora de passar do quadro para o caderno, ele é muito inteligente já sabe ler e gostar muito de matemática ,a letra dele é muito boa eu não sei o que fazer, por favor mim ajude?
Olá, como vai?!
Através de sessões avaliativas é possível verificar o que de fato está acontecendo com seu filho.
O psicopedagogo irá ajudá-lo em suas dificuldades de aprendizagem.
Estou à disposição!

Olá! Tudo bem? Alguma coisa está acontecendo.
Já conversou com os professores do seu filho?
Já conversou com ele próprio?
Uma avaliação Psicopedagógica Sistêmica seria interessante!
Estou à disposição!
Procure ajuda de um psicopedagogo especializado para ajudar nesse processo educacional . O psicopedagogo avalia e faz intervenções específicas de acordo a necessidade da sua criança.
Estou à disposição!
Compreendo a preocupação com o comportamento do seu filho ao transcrever as atividades. Pode ser útil explorar atividades que desenvolvam habilidades motoras finas, como desenho. Além disso, converse com ele sobre suas emoções em relação a essa tarefa para identificar possíveis preocupações. Tornar o processo mais atrativo, introduzindo jogos educativos ou materiais diferentes, também pode ajudar. Se persistirem as dificuldades, uma conversa com o professor pode fornecer insights valiosos para criar estratégias personalizadas de apoio e se mesmo assim, não forem observadas melhoras, uma ajuda profissional psicopedagógica pode ser necessária. Lembre-se, paciência e incentivo positivo são fundamentais para um ambiente de aprendizado saudável.
Olá!

O comportamento de se esquivar de uma atividade escolar com frequência é um sinal de alerta para possíveis dificuldades de aprendizagem. Seria interessante conversar com ele e também com a professora para verificar o motivo dele não estar transcrevendo as atividades para o caderno, pois pode haver uma série de motivos, como por exemplo: pode não estar conseguindo enxergar as palavras não quadro, pode não haver tempo suficiente para que consiga copiar e etc.

Sugiro que realize uma avaliação com um psicopedagogo para avaliar o caso. Espero que tenha ajudado e me coloco a disposição.
Olá! Entendo sua preocupação com seu filho não querer escrever as atividades na sala de aula.
Para que uma criança consiga copiar do quadro com eficiência, ela precisa desenvolver uma série de habilidades. Algumas das principais incluem:
• Coordenação Visomotora: A habilidade de coordenar os movimentos da mão com o que os olhos veem, essencial para escrever enquanto se olha para o quadro1.
• Coordenação Bilateral: A capacidade de usar ambas as mãos de forma coordenada, o que é importante para segurar o papel com uma mão enquanto se escreve com a outra1.
• Força do Núcleo Muscular: Um núcleo forte ajuda a criança a manter uma postura ereta enquanto copia do quadro, o que pode influenciar a capacidade de manter a atenção e a concentração1.
• Habilidades Visuais: A capacidade de focar, acompanhar visualmente e reconhecer padrões e formas, o que é crucial para ler e copiar textos do quadro.
• Memória de Trabalho: A habilidade de reter informações brevemente enquanto se executa uma tarefa, como lembrar uma frase lida no quadro enquanto se escreve no caderno.
• Atenção e Concentração: A capacidade de manter o foco em uma tarefa sem se distrair com o ambiente ao redor.
Estas habilidades são fundamentais não apenas para copiar do quadro, mas também contribuem para o sucesso acadêmico geral da criança. Se você perceber que seu filho está tendo dificuldades, pode ser útil conversar com o professor ou buscar a orientação de um profissional da área de educação ou saúde.
No entanto, é importante lembrar que cada criança tem seu próprio ritmo e maneira de aprender, e algumas podem resistir a certas atividades por diversos motivos. Aqui estão algumas sugestões que podem ajudar:
1. Converse com seu filho: Pergunte-lhe por que ele não quer escrever as atividades. Às vezes, pode haver algo específico que o esteja incomodando ou desmotivando.
2. Fale com o professor: O professor pode fornecer insights sobre o comportamento dele em sala de aula e talvez sugerir estratégias que funcionem bem no ambiente escolar.
3. Crie um ambiente positivo: Encoraje a escrita em casa de maneiras divertidas, como escrever cartas para familiares ou criar histórias juntos.
4. Reforce o positivo: Elogie os esforços dele, não apenas os resultados. Isso pode aumentar sua confiança e vontade de tentar.
5. Identifique possíveis dificuldades: Se a resistência persistir, pode ser útil avaliar se há alguma dificuldade de aprendizagem ou emocional que esteja afetando sua disposição para escrever.
6. Procure ajuda profissional: Se necessário, um psicopedagogo ou terapeuta ocupacional pode ajudar a identificar a raiz do problema e trabalhar com seu filho para superá-lo.
Forte abraço,
Perciliana Pena
Te convidamos para uma consulta: Apoio psicopedagógico - R$ 150