Boa tarde. Sou portadora de artrite e artrose nos joelhos,calcanhares e tornozelos. Também tenho esc

2 respostas
Boa tarde. Sou portadora de artrite e artrose nos joelhos, calcanhares e tornozelos. Também tenho escoliose e lombalgia. Só fico bem com a injeção DIPROSPAN, 1 ampola. Só esse ano já tomei 5. Minha pergunta: Posso tomar 1 por mês?
Olá boa noite! Procure um médico especialista que possa lhe ajudar a encontrar uma forma de aliviar suas dores! Tomar diprospan deve ser uma conduta de exceção e não de rotina! Corticoide tem inúmeros efeitos colaterais, como aumento de pressão, piora da glicose no sangue, aumento do risco de osteoporose e fratura por fragilidade e por aí vai. Não recomendo, ainda mais sem avaliação e orientação médica adequada. Sua saúde merece mais, procure um médico especialista que possa lhe ajudar a aliviar sua dor!

Olá! Os corticóides realmente são poderosos anti-inflamatórios e, muitas vezes, o reumatologista precisa deles! Entretanto, os corticóides, sejam eles orais ou injetáveis, apagam o “fogo mas não apagam a brasa”; em outras palavras, assim que o efeito deles passa ou há suspensão, a doença acaba voltando (você já notou isso!) e, talvez, progredindo. Você não precisa de Diprospan mensal, você precisa de um diagnóstico para um tratamento eficaz, duradouro e, quem sabe, curativo. Não corra o risco de ficar com sequelas e enfrentar todos os efeitos colaterais que andam juntos com os benefícios dos corticóides (eles ajudam mas cobram um preço). Procure um reumatologista de confiança (use o site da Sociedade Brasileira de Reumatologia ou a plataforma Doctoralia para encontrar alguém qualificado na sua região). Algumas cidades tem centros universitários que oferecem serviços de reumatologia de excelência e gratuitos (sei que o acesso nem sempre é fácil). Cuide-se e melhoras!!!