Boa tarde, Tomo Venvanse para tdah há mais ou menos 1 ano. Antes trabalhava durante o dia e estud

2 respostas
Boa tarde,

Tomo Venvanse para tdah há mais ou menos 1 ano. Antes trabalhava durante o dia e estudava a noite, então, tomava a capsula assim que acordava e era ótimo, me ajudava muito! No entanto, agora preciso acordar bem cedo para estudar antes de ir trabalhar - acordo 4h30 para começar os estudos às 5h. Minha dúvida é qual horário eu deveria tomar o medicamento para obter melhora da concentração e, consequentemente, melhores resultados nos estudos?
Dado que o tempo para início da ação do Venvanse ocorre dentro das primeiras 2 horas após a ingestão e o pico de ação é alcançado em aproximadamente 3 horas e meia, uma ideia é tomar a medicação na hora que você acordar às 4:30. Isso garantirá que o efeito da medicação esteja presente enquanto você está estudando, maximizando sua concentração e desempenho. É importante notar que o efeito terapêutico da medicação tem uma duração média de 12 horas, o que significa que por volta das 16h30 você começará a perceber o fim do efeito.

Realmente o intervalo entre você acordar e iniciar os estudos é curto e a medicação ainda não estará fazendo muito efeito, mas o melhor horário para tomar seria este mesmo em que você acorda, pois não seria aconselhável acordar antes para tomar a medicação pois prejudicaria bastante seu sono. Você pode conversar com seu psiquiatra sobre isso, ver qual abordagem se adequa melhor a sua rotina, existe a opção de alterar para uma medicação de ação mais rápida se seu período de estudos por curto pela manhã, mas essa é uma decisão complexa, com muitas variáveis envolvidas e somente pode ser feita em consulta. Outra opção seria pensar em formas de mudar a rotina ou horário de trabalho (se possível).