Bom dia a todos os doutores! Minha história é o seguinte, quando criança eu tive uma gagueira tempor

6 respostas
Bom dia a todos os doutores! Minha história é o seguinte, quando criança eu tive uma gagueira temporária, um belo dia amanheci e vi que não gaguejava, eu percebi isso e aproveitei ao máximo rs, só que um tempo após eu deixa de gaguejar, não lembro o que aconteceu, isso por volta da quarta série ou quinto ano, eu desenvolvi um sesto ao falar, era como se toda vez que eu fosse falar eu ficasse sem ar, imagina uma pessoa tentando falar e tentando puxar ar para falar, com o tempo passando eu não conseguia ler uma frase sem esse sesto, conforme o tempo passou eu melhorei e comecei a ler sem ficar com o sesto, porém normalmente acontece quase toda vez que eu vou começar uma conversa ou ter que comunicar alguma coisa, o sesto aparece, na maior parte do tempo eu não tenho isso consigo conversar de boa, outra coisa qu reparei, sou criador de pássaro, as vezes quando tento assoviar ele n sai, é tipo você faz o bico e não sai, eu consigo entender que é só expirar o ar que o som sai, é como uma trava que não deixa eu falar o que está na minha mente e até assoviar as vezes! O que vocês acham? É founadiologo ou piscologo? Por que eu não o que eu tenho é diferente de um gaguejar, não é como se eu ficasse falando "bo bo bom dia", é como desconexão entre o que eu quero falar e a boca. Eu sou um pouco tímido. Só lembrando as vezes sai naturalmente o que eu quero Falar, pra ser sincero parece que quanto menos eu penso em falar o que preciso mais sai natural.
Olá! O que você descreve parece ser um bloqueio na fala, que pode estar relacionado à coordenação da respiração com a fala, e influenciado por fatores como timidez ou ansiedade.

O ideal é começar com uma avaliação fonoaudiológica, especialmente com um profissional especializado em fluência ou motricidade orofacial.
A fono vai avaliar sua fala, respiração e musculatura, e identificar se há travas motoras ou questões emocionais associadas à sua queixa.
Se necessário, o fonoaudiólogo pode indicar acompanhamento psicológico complementar.
Como você mesmo notou, quando não pensa muito e fala naturalmente, tudo flui melhor e isso é um sinal importante para o tratamento.
Espero ter ajudado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, meu nome é Denis Batista. Sou fonoaudiólogo, especialista em fluência pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia — área dedicada ao cuidado de pessoas que apresentam gagueira.
Considero que o seu caso requer uma avaliação FONOAUDIOLÓGICA, uma vez que o fonoaudiólogo é o profissional habilitado para atuar nos distúrbios da comunicação humana, incluindo os transtornos da fala. É possível que exista uma desconexão entre os comandos neurológicos e a execução motora das funções respiratórias e da fala, o que pode comprometer a fluência comunicativa.
A boa notícia é que, por meio de uma avaliação criteriosa e aprofundada, é possível compreender as particularidades do seu caso e indicar as condutas terapêuticas mais adequadas.

Caso sinta necessidade, estou à disposição para orientações ou para agendarmos um contato profissional.
Bom dia !! Somente pelas suas informações, não é possível diagnosticar o caso . Sugiro que você inicialmente passe por uma avaliação fonoaudiológica e depois por outras avaliações , se necessário,
 Vanessa Limoeiro
Fonoaudiólogo
Rio de Janeiro
Parece que é fonoaudiológicos, a gagueira não é só fazer "bo bo bom dia". Tem uns bloqueios de início que parece ser o que você está descrevendo.......você meio que abre a boca e não sai.
O que você falou quanto menos eu penso mais sai naturalmente, sem dificuldade, colabora com uma questão fonoaudiológica. Acho que valeria ir em uma fono especialista em gagueira porque ela saberá conversar e explicar de forma clara o seu caso.
Olá querido! Há uma possibilidade de ser uma disfluência como a gagueira, sim. No entanto somente um fonoaudiólogo pode te avaliar. A gagueira nem sempre acontece toda hora como imaginamos, ela é cíclica e nem sempre é só repetição de sílabas ou palavras, pode haver também bloqueios, que assemelham com o que você contou.
 Eduardo da Silva
Fonoaudiólogo
Franco Da Rocha
Sugiro que você faça uma avaliação fonoaudiológica,no seu caso pode ser por telefonoaudiologia, saõ muitas as possibilidades que podem estar envolvidas na suas dificuldades, inclusive questões respiratórias e na motricidade orofacial.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.