bom dia. Em sala de aula fui ameaçado por um aluno. O serviço médico da prefeitura de São Paulo me

10 respostas
bom dia. Em sala de aula fui ameaçado por um aluno. O serviço médico da prefeitura de São Paulo me afastou por 50 dias. Devo retornar à perícia em 04 de julho. Sinto-me inseguro a apreensivo, pois o aluno em questão continua a frequentar as aulas. Temo voltar e confrontar essa situação. Sugestão?
O código de direitos ao professor lhe dá um "amparo". Se sente inseguro, faça uma reunião com a direção da escola, numa forma de exclusão desse aluno. É mais importante para a sociedade um bom professor lesionando a um aluno mal comportado atrapalhando o trabalho de quem educa. A escola precisa acolher os professores meses momentos turbulentos. Procure um psicólogo pra lhe dar um suporte.
Abs

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Ola! A situaçao é delicada, mas "fugir" não irá resolver a situação, pois tem sido cada vez mais comum situações como essas em sala de aula. O equilíbrio, tentar uma "compreensão" por parte do aluno (tentar entender junto com ele e sua família o descontrole, raiva, frustração) e ao mesmo tempo ter resguardado seus direitos (segurança em sala de aula) poderá aero inicio de uma superação. Acredito que o seu fortalecimento através do processo psicoterapeutico poderá ser fundamental nesse movimento. Evitar os extremos (não tenho segurança na escola) é importante. Não se paralise pelo ocorrido! O mundo é feito de movimentos positivos mais que negativos. Não desanime ou desista da educação. A coragem será determinante na caminhada. Abraço
Olá!
Nesse caso sugiro você procurar um advogado para te orientar e resguardar os seu direitos.
Me pareceu razoável o seu sentimento de insegurança, pois existe uma situação de ameaça.

Renata Freitas
Olá.
A insegurança, devido a presença do aluno, poderá também ser fortalecida com psicoterapia. Mas é claro que você deve expressar esta insegurança ao perito, bem como também buscar orientação jurídica.
Estar inseguro e apreensivo é natural considerando a ameça que sofreu. O sentimento fica.
Sugiro que exponha o seu sentimento e as razoes por que teme voltar no dia da perícia.
O profissional poderá ouvi-lo e orientá-lo quanto a melhor maneira de resolver a questão. Desejo que tudo fique bem!
O serviço médico da prefeitura de São Paulo ao te afastar por 50 dias, e não por um ou dois dias dá a entender que você precisa reavaliar sua atitude e comportamento. A relação professor X aluno passa por limites de consideração, autoridade e respeito. Você nunca deixará de ser autêntico para se sentir bem no exercício da profissão. O seu objeto de trabalho deve ser a aula e não o aluno. Procedendo assim, tratando o aluno indiscriminadamente, deverá ter o retorno, ou seja, o comportamento dos alunos voltados para a aula e não para o professor. Considere que o passado não existe mais e que sua atitude focada no presente definirá o bom relacionamento. Sugiro para você um acompanhamento psicológico. Procure um (a) Psicólogo (a) que ele (a) poderá te ajudar. Um abraço!
Quero acrescentar a função do psicólogo como assistente técnico prevista no código do processo civil. O assistente técnico é o profissional indicado e da confiança da parte interessada,no caso VC,procure um psicologo que desempenha a função de assistente tecnico em pericia,este fara uma avaliação psicológica e elaborar o laudo para a sua pericia,como não tem tempo hábil para ter o laudo em maos,procure o assistente tecnico e juntos solicitam tempo hábil para a confecção do laudo . Mais detalhes ...me procure...é com prazer que compartilho minha experiência profissional tbm em pericia medica bem como na psicologia jurídica
..
Entrar em contato com uma situação que para você lhe soa como "ameaçadora" evidentemente causa muito medo e preocupação.

Acredito que antes de retornar ao trabalho seria interessante que buscasse uma psicoterapia cognitivo-comportamental para trabalhar os medos que tem desse aluno e desenvolver estratégias de enfrentamento dessa situação que lhe parece "ameaçadora".

Espero ter ajudado você e caso precise estou à disposição.
Olá...também sou professora em uma Universidade e imagino o que deve estar passando. Você está sofrendo de transtorno pós traumático, precisa de ajuda psicológica e psiquiátrica. Com relação ao seu local de trabalho, aconselho que tente mudá-lo, leve relatórios médicos e psicológicos que possam sustentar seus argumentos e estabeleça uma conversa franca com pessoas que possam ajudar. Cuide-se e tente manter-se calmo.
OLÁ! Não sei como foi o processo, mas é claro que você está traumatizado com o ocorrido. Sugiro que busque o quanto antes, por uma Psicoterapia Cognitivo Comportamental e Hipnoterapia. Paz e bem!

Especialistas

Erika Lopes de Campos Faria

Erika Lopes de Campos Faria

Psicólogo, Psicanalista

Jacareí

Agendar uma visita
Rosimar Almeida de Carli

Rosimar Almeida de Carli

Psicólogo, Sexólogo

Porto Alegre

Agendar uma visita
Arthur Cardoso

Arthur Cardoso

Psiquiatra

Piracicaba

Herbert Nascimento dos santos

Herbert Nascimento dos santos

Ortopedista - traumatologista

Senhor Do Bonfim

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 27 perguntas sobre Laudo Pericial
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.