Bom dia! Estou fazendo o tratamento de Hanseníase, qual alimento não posso comer?

5 respostas
Bom dia! Estou fazendo o tratamento de Hanseníase, qual alimento não posso comer?
Olá! Não há nenhum alimento específico com contraindicação, porém, por se tratar de uma doença infecciosa, devemos tentar manter uma alimentação equilibrada e com a oferta adequada de nutrientes, principalmente visando a melhora do sistema imune. Evite grande consumo de alimentos ultraprocessados e muito ricos em açúcares e gorduras. Se precisar de ajuda, estou à disposição!

Uma pessoa em tratamento para Hanseníase deve seguir as orientações gerais para uma boa nutrição, com a ingestão balanceada de frutas, legumes, verduras, carnes, castanhas e azeite de oliva, por exemplo. Não existe um alimento contraindicado especificamente, mas é aconselhável evitar alimentos que sofreram muito processamento pela indústria e que, havendo lista de ingredientes, que essa lista seja pequena e não cheia de palavras irreconhecíveis. Isso é válido, igualmente, para a população em geral.
Olá como vai? Que bom que está em tratamento. Neste caso específico não há alimentos restritos. O ideal é que você tenha uma alimentação variada, rica em frutas (2-3 por dia), vegetais (1/2 prato - 2x ao dia), fontes protéicas como leite, ovos, carnes, leguminosas (feijão, lentilha), fontes de carboidratos bons como arroz, aveia, trigo, milho e mandioca/batatas, e boas fontes de gordura como azeite, sementes e castanhas. A hidratação é fundamentalmente para melhorar a pele e o descanso ajuda seu corpo a se recuperar. Espero ter te ajudado. Bjs da @dehgaribanutri
Olá! Durante o tratamento da hanseníase, não há uma restrição específica em relação a alimentos que você não possa comer. No entanto, é importante manter uma dieta balanceada e saudável para fortalecer seu sistema imunológico. Evite portanto, consumir alimentos ricos em gorduras saturadas e trans, pois essas gorduras podem aumentar o risco de doenças cardíacas. Além disso, é aconselhável limitar o consumo de alimentos processados, açúcares refinados e sal em excesso.
Por outro lado, é benéfico incluir na sua dieta alimentos ricos em nutrientes que possam fortalecer seu sistema imunológico, como frutas, legumes, verduras, grãos integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis, como aquelas encontradas em peixes, abacate e nozes. Abraços!
Oi!!!
No tratamento para Hanseniase não tem um alimento específico que seja contraindicado.
Porém, aumente a ingestão de água, evite ultraprocessados, alimentos ricos em gorduras trans e saturadas em excessos, além dos temperos prontos.
Aumente o consumo de frutas, opte por boas fontes de gorduras como as monoinsaturadas do azeite extra virgem. Outras boas fontes de gorduras são as encontradas nas oleaginosas como castanha, nozes, amêndoas, avelã.
Opte por alimentos integrais como o arroz integral, macarrão integral, aveia.
Abraço, melhoras.