Bom dia. Existe diferença entre impostação e colocação vocal?

10 respostas
Bom dia. Existe diferença entre impostação e colocação vocal?
OLÁ!
Não existe. Impostação e colocação vocal tem o mesmo significado, que é usar todos os recursos técnicos disponíveis como respiração e apoio, articulação, ressonância e prosódia, de forma que você possa ter uma emissão vocal clara, eficiente e sem esforço.
Tanto pro canto quanto pra fala a impostação de voz é importantíssima.
Caso tenha mais duvidas de como fazer isso, procure um fonoaudiólogo que atue em voz. Fará toda a diferença na atividade fonatória e trabalho vocal!
Um abraço!!

Olá ! É uma forma coloquial de se expressar, uma vez que estes termos não existem na linguagem científica. Esses termos normalmente referem se a uma projeção melhor da voz. Quando alguém fala que quer uma melhor impostação vocal normalmente tem.demandas na área de estética vocal. Ainda que se refira a demanda estética, faz se necessário uma avaliação da saúde vocal . O exame inicial com o otorrinolaringologista e a avaliação e terapia com o fonoaudiólogo ajudam muito nos ganhos estéticos da voz além de ajudar a prevenir doenças causadas por abuso vocal.
Olá, não existe diferença é só um termo técnico de exercícios para melhorar a oratória.
Boa tarde! os dois termos têm o mesmo significado que é o uso de exercícios específicos para melhor projeção vocal com mais qualidade e sem esforço seja em relação ao uso da voz falada ou cantada. Os exercícios de projeção vocal se realizados de maneira adequada são extremamente eficientes dando resultados na qualidade vocal rapidamente.
Olá. Como dito anteriormente, ambos os termos tem por objetivo ter uma comunicação melhor, seja na comunicação cotidiana ou no canto, depende o que você pretende. Primeiro passo é fazer uma avaliação com otorrino pra analisar como esta as estruturas em região do aparelho fonador. Ai, sera traçado uma terapia segura com objetivos que você busca. Por que é necessário essa avaliação com otorrino? Caso tenha algum tipo de alteração nessa região citada (aparelho fonador), pregas vocais, laringe, etc. Sua terapia terá que ter mais cautela pra não comprometer as estruturas que estão preservadas. Por isso sugiro que procure um fonoaudiólogo, é o profissional que vai te guiar pra um objetivo seguro sem danos e com resultados. Espero ter ajudado.
Renato de Sousa Lopes
Olá, os dois termos tem o mesmo significado que incluem técnicas para utilizar o aparelho fonador com eficiência e sem esforço, importantes para que não ocorram alterações nas pregas vocais ("cordas vocais") .
Os termos são sinônimos. é muito utilizado pela voz artística (canto, artes cênicas e oratória). Maior ressonância com menor esforço e maior beleza.
Olá! São termos informais, ambos utilizados para se referir à projeção da voz, que é possível através da sincronia entre respiração, fonação, articulação e direcionamento da voz. Uma voz "colocada" ou "impostada" é importante em situações específicas de voz falada e para o exercício do canto.
Olá! Não existe diferença entre colocação e impostação. São sinônimos.
Voz impostada ou bem colocada é a voz emitida de maneira a aproveitar da melhor forma possível a ressonância corporal para sua projeção. Um bom exemplo do uso da voz impostada é quando alguém fala em público, seja no palco, no rádio ou na TV. O falante utiliza mais entonação do que o normal e melhora a sua dicção para que os seus interlocutores possam entender claramente a informação que ele quer passar.
Espero que tenha esclarecido sua dúvida.
Atenciosamente,
Fga. Fabiana Martins Ribeiro
o termo impostação vocal vem sendo aos poucos substituído pelos profissionais. Embora sejam sinônimos impostação vocal é utilizado há muito tempo sendo um termo desatualizado, assim como corda vocal.