Bom dia, gostaria de saber qual a diferença entre a psicóloga infantil e a psicóloga TO (comportamen

14 respostas
Bom dia, gostaria de saber qual a diferença entre a psicóloga infantil e a psicóloga TO (comportamental).
Olá, tudo bem? Não sei se intendi bem sua pergunta. O TO, é uma sigla que normalmente usamos para se referir a profissionais que são Terapeutas Ocupacionais, eles não são Psicólogos. Tem formação em Terapia Ocupacional, e são profissionais habilitado para promover a integração social de pessoas de qualquer idade cujos distúrbios físicos, mentais ou emocionais determinem algum grau de desadaptação, impedindo-as de usufruir de forma mais ampla sua autonomia e cidadania. Para tal, estudam disciplinas ligadas à área da saúde física e psicológica e da área de humanas.

Já o psicólogo é o profissional com bacharel em Psicologia. A formação em Psicologia contempla o estudo de aspectos teóricos e práticos relacionados a todos os processos mentais, como a aprendizagem, a percepção, a relação entre a subjetividade Etc.. Tais conteúdos habilitam o psicólogo a trabalhar com o tratamento de distúrbios psicológicos por meio de diferentes modelos e estratégias de psicoterapias .

Todavia, quando atua na área clínica, ou seja, trabalha diretamente com a psicoterapia, ele também é chamado de terapeuta, e quando trabalha com um publico infantil, é chamada de Psicoterapeuta Infantil/ Terapia Infantil/ Psicóloga infantil/ Terapeuta Infantil. Por isso pode haver confusão.

Dito isso, as duas áreas podem estar integradas em trabalhos multidisciplinares, principalmente em tratamentos infantis. Mas são duas profissões diferentes. Se preocupam com coisas similares, como o bem estar psicológico, mas tem OBJETIVOS diferentes. A psicóloga infantil vai focar nos processos mentais da criança, ou seja, o que se passa na mente da criança, e a influência disso no seus comportamentos. A Terapeuta Ocupacional (TO) que trabalha com crianças, tem como objetivo o estuda das ocupações, ou seja, tudo o que a criança faz no seu dia a dia, incluindo dormir, lazeres, brincar, atividades produtivas, etc..... tudo o que ela faz é considerado ocupação. E a TO vai atuar diretamente no prejuízo que podem estar sendo causados nesse dia a dia, e nesses ocupações. Por exemplo, uma criança tem dificuldade de comer sozinha ( seja por uma condição cognitiva ou física) a TO pode trabalhar isso. E como a psicóloga pode usar muito das "Brincadeira", isso porque é a maior ocupação da criança no seu dia a dia. Por isso são profissões super importantes, e em vários tratamentos, principalmente infantis devem estar associadas, para um bom resultado terapêutico.

Olá, Psicóloga infantil é o profissional formado em Psicologia e especialista em crianças, podendo realizar atendimento clínico em diversas instituições com crianças ou consultório particular, com o objetivo de tratamento de questões emocionais e psíquicas.. O profissional T.O. entendo como Terapeuta Ocupacional, e este é formado em Terapia Ocupacional e tem como objetivo realizar terapias relacionadas as ocupações da criança ou adulto, como atividades básicas da rotina (ir ao banheiro, comer sozinho, brincadeiras...). O Terapeuta Ocupacional não é Psicólogo e o Psicólogo não é Terapueta Ocupacional. Espero ter ajudado.
Boa noite. A psicóloga infantil é um profissional formado em psicologia enquanto o T..O é um profissional formado em terapia ocupacional. Ambos profissionais podem ser necessário no tratamento infantil, dependendo do quadro. E cada um deles tem sua função específica no tratamento. Espero ter ajudado!
Olá, como vai? A diferença inicial é na formação. A psicologia (clínica) é uma área do conhecimento que trata de questões relacionadas a saúde mental, comportamento humano, gerenciamento de emoções, etc. A T.O. é sigla para Terapeuta Ocupacional, que é uma formação universitária diferente da psicologia. Ela se volta mais para tratamentos a nível de possibilitar que o paciente possa ter autonomia quanto a fazer atividades do dia a dia, como por exemplo se vestir, se alimentar, cuidar da higiene pessoal, dentre outras coisas. Ela tem uma ênfase maior no reestabelecimento do controle sobre os movimentos do próprio corpo (motricidade).
Olá! Quando se trabalha com o público infantil, as duas profissões frequentemente se relacionam, o que pode acabar gerando certa confusão quanto ao papel de cada uma. Assim como o psicólogo infantil, o terapeuta ocupacional que trabalha com esse público, possui grande influência no processo de aprendizagem. As duas áreas estão ligadas ao campo de saúde, bem-estar e educação. A diferença entre elas está na formação e nos objetivos de cada trabalho. Enquanto o TO acompanha pessoas com dificuldades para realizar atividades do cotidiano, com foco na ocupação/tarefa, o Psicólogo atuará essencialmente nas questões emocionais, com foco na saúde mental. Cuide-se bem!
Dentro do que já foi falado, Psicólogo infantil vai atuar mais nas questões emocionais, comportamentais e de adaptação da criança, auxiliando a resolver a queixa inicial. Estará voltado à observação e análise do que anda causando tais problemas, buscando soluções também junto à família. Um Psicólogo pode ser T.O. caso ele faça essa especialização também, mas não é tão comum. Indagaria se sua indagação era realmente essa ou se era Psicólogo A.T. (Acompanhante Terapêutico). Sobre T.O., os colegas acima já relataram sobre. Quanto a A.T., é um Psicólogo (ou algum profissional da saúde) que auxilia o paciente em situações "reais", ou seja, fora do consultório. Alguns exemplos são ajudar a lidar com rotinas diárias, inclusive de autocuidado e autonomia; facilitar as relações sociais e familiares ou fomentar o autoconhecimento, entendendo seus limites e possibilidades para que possa desenvolver o seu potencial.
Ola! Psicologa infantil é a profissional que direciona seu atendimento para crianças.
Se T.O. você esta se referindo a terapeuta ocupacional, não necessariamente ela tem formação em psicologia, porém também atende como terapeuta com outra finalidade.
Se você esta dizendo psicologa comportamental, essa seria uma linha de trabalho especifica que algumas profissionais escolhem trabalhar.
A escolha da profissional vai depender da demanda do paciente.
Espero ter ajudado!

Olá! Tudo bem? A diferença entre a psicóloga infantil e a terapeuta ocupacional (TO) é a seguinte, a psicóloga infantil é uma profissional que atende crianças com ferramentas específicas para crianças. Já o terapeuta ocupacional necessariamente, não tem formação em psicologia.
A PSICOLOGIA INFANTIL CUIDA DA CRIANÇA , EM SUAS DEMANDAS( NECESSIDADES ESPECÍFICAS)....... LEMBRANDO QUE É NECESSÁRIO A AUTORIZAÇÃO DO RESPONSAVEL PELO MENOR EM ATENDIMENTO, E ACOMPANHAMENTO PERIÓDICO DO MESMO
JÁ A TERAPIA OCUPACIONAL SE TRATA DE ATIVIDADES QUE AUXILIAM O PACIENTE ( TANTO ADULTO COMO INFANTIL) NA SUA SOCIALIZAÇÃO,DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADESE PREVENÇÃO DA SAÚDE MENTAL
Olá!
A psicoterapia e a terapia ocupacional são serviços diferentes, que podem atuar de forma complementar.
O psicoterapeuta é um profissional formado em psicologia, no caso da psicoterapia infantil, ele é especialista em crianças, trabalhando com a criança todo e qualquer aspecto que envolva processos mentais.
Já no caso do terapeuta ocupacional é um profissional com formação em terapia ocupacional, que trabalha com a adaptação da pessoa ao meio.

Caso tenha dúvidas sobre qual profissional buscar, me envie uma mensagem e posso te ajudar nesta escolha.
Te convidamos para uma consulta: Psicologia infantil - R$ 250
Olá, como vai? Como já foi dito por todos acima!
O psicólogo é um profissional formado em psicologia, que pode fazer a escolha de trabalhar com o público infantil ou não!
O terapeuta ocupacional, tem o objetivo de possibilitar o indivíduo a resgatar sua autonomia, para realizar funções que tem dificuldade no dia a dia!
Olá! O Psicólogo infantil é um profissional formado em Psicologia e que cuida das questões psíquicas da criança. As primeiras sessões são feitas com os responsáveis para que se conheça sua história de vida e a dinâmica familiar. Depois, as sessões ocorrem com a própria criança, geralmente de forma mais lúdica. Já o terapeuta ocupacional é um profissional que ajuda seus pacientes (de bebês até pessoas idosas) a realizarem atividades cotidianas. Ele faz formação superior em Terapia Ocupacional. São profissionais com formações distintas, porém extremamente importantes. Espero ter ajudado! Um abraço!
Olá!
Psicólogo infantil é graduado em Psicologia. Terapeuta Ocupacional é uma outra graduação, que atende desde crianças a pessoas idosas.
Olá! A psicóloga infantil é formada em psicologia especialista na infância. O T.O é formado em Terapia Ocupacional e promove saúde e bem estar as pessoas com problemas físicos, sensoriais, sociais e motores atende desde crianças a adultos.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!