Bom dia meu filho não gosta de fazer amizades ele tem 10 anos ,adora estudar, jogar videogame, e sem

13 respostas
Bom dia meu filho não gosta de fazer amizades ele tem 10 anos ,adora estudar, jogar videogame, e sempre foi sozinho pois não tem parentes da mesma idade na família,apenas meninas. Quando tenta se enturmarna escola é rejeitadoe fica sozinho no intervalo e triste. Oque devo fazer para ajudar meu filho??
Começar um acompanhamento psicológico!
Para uma criança de 10 anos com poucos amigos pode trazer inúmeras vantagens. Algumas delas incluem:

Melhoria das habilidades sociais: O psicólogo pode trabalhar com a criança para ajudá-la a desenvolver habilidades sociais, como comunicação eficaz, resolução de conflitos e trabalho em equipe. Isso pode ajudá-la a se conectar melhor com outras crianças e a construir relacionamentos mais significativos.

Autoestima melhorada: Uma criança com dificuldade em se relacionar com outras pessoas pode se sentir sozinha e desvalorizada. O acompanhamento psicológico pode ajudar a criança a desenvolver uma imagem positiva de si mesma e a se sentir mais confiante e valorizada.

Redução de ansiedade: A falta de amigos pode causar ansiedade e estresse em crianças. O acompanhamento psicológico pode ajudar a criança a aprender a lidar com esses sentimentos e a se sentir mais calma e tranquila.

Identificação de problemas subjacentes: O acompanhamento psicológico pode ajudar a identificar problemas subjacentes que podem estar impedindo a criança de se relacionar com outras pessoas, como dificuldade de aprendizado, transtornos de ansiedade ou problemas de atenção e hiperatividade. Identificando esses problemas, o psicólogo pode trabalhar com a criança e sua família para encontrar maneiras de lidar com eles e ajudar a criança a se relacionar melhor com os outros.

Acredito que o diálogo entre você e o seu filho podem ajudar bastante. Tentar ouvi-lo e entender se algo, por exemplo, acontece nos espaços que frequenta, principalmente na escola. Além disso, observar se há alguma alteração de seu comportamento, alguma mudança na dinâmica familiar, ajudam a evidenciar possíveis causas desse isolamento. O acompanhamento psicológico auxilia no sentido de fortalecer sua auto estima, trabalhar sua comunicação e desenvolver recursos para melhorar e ampliar suas relações, lembrando também que alguns jovens também possuem uma personalidade mais introspectiva, por isso avaliar os prejuízos sociais, emocionais junto a um profissional pode auxiliá-lo nesse processo.
Levar ele a um psicólogo especialista para ele avaliar como pode e deve ajudar seu filho. Ele não precisa estar e se sentir sozinho. Traga ele para participar de um programa de psicoterapia que dura entre 6-16 semanas. Nesse tempo iremos desenvolver uma relação terapêutica e alcançaremos objetivos amplos e com muito pé no chão. A CONDIÇÃO dele atual não define quem ele é. Esses possível comportamentos que estão trazendo esses sentimentos é uma doença altamente tratável e acontece principalmente quando estamos com ruminação (de pensamentos negativos) e sentimentos de culpa. A psicoterapia na TCC (Terapia Cognitivo Comportamental), minha linha de estudo e trabalho é eficaz, comprovada cientificamente em mais de 80 % dos casos. Fico no aguardo de um contato, abs e espero ter ajudado mostrando que ele não é assim. Ele está assim!. abs e fique bem!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 125
Informe ás coordenadoras da escola e professoras, peça pra facilitarem a interação de seu filho com o resto da turma, isso também é inclusão, e paralelamente a isso seria bom ele iniciar uma terapia.
Acredito que a melhor indicação para o caso seja um bom terapeuta para seu filho. O fato de você mostrar essa preocupação e vir ao Doctoralia em busca de respostas já é um grande passo nessa direção!
Outra ação interessante pode ser a de conversar sobre essa situação do contexto escolar com a coordenação e professor da escola.
Grande abraço
Olá! Isso é realmente muito preocupante, a socialização nessa idade é muito importante pra formação emocional das crianças, não deixa esse timming passar, é o momento de procurar ajuda profissional. Além disso, você pode aprender a conversar com ele e desenvolverem uma relação mais próxima e íntima, e colocá-lo em projetos, atividades e esportes coletivos. Na escola é realmente mais difícil, mas quando as crianças precisam produzir juntas, a socialização fica mais facilitada. Melhoras para o seu pequeno, tudo de bom pra vocês
Você já traz algumas respostas, como não ter parentes da mesma idade, somente meninas. O ser humano é um ser de relações, que busca, como seu filho relacionar-se. Algo pode estar impedindo esse avanço psicossocial. Consultar um especialista pode contribuir para a descoberta desses problemas.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Mãe, muito importante vc tentar ter um diálogo com o seu filho e tentar entender o que está acontecendo, e ver na escola também. Como vc fala que ele é muito sozinho deve ser somente por não ter muito contato com as pessoas ou ele pode ter passado até mesmo por bulling, ou algum trauma que não sabe expressar. Caso vc não consiga identificar tenta buscar ajuda profissional de um psicólogo para que possa te ajudar a ajudar seu filho. Não deixa passar muito tempo não tá, para que ele ainda possa aproveitar a sua infância. Grata pela confiança.
Olá! Acredito que seguir investindo no diálogo tem muito valor. Se interesse pelo mundo dele, queira saber sobre o que estuda, os jogos, tudo isso diz muito sobre ele. Talvez ele tenha feito amigos no virtual (jogos), tente saber como é essa relação. Ele fala sobre a tristeza de não ter amigos na escola ou é uma percepção sua? Sobre o atendimento psicológico, pode ajudar e muito tanto você, quanto à ele. E por fim, acredito que você tem feito o melhor nos cuidados com ele e toda ajuda pode ser ser vinda.
Olá, o convívio social é fundamental para o desenvolvimento humano de uma maneira saudável. É importante que você e a família busquem auxiliar o seu filho no desenvolvimento de habilidades sociais, um bom começo pode ser buscarem conversar abertamente com ele sobre o que ele vem sentindo e sobre essa dificuldade que perceberam nele em fazer amizades. Além disso, a psicoterapia pode ser um recurso favorável porque oferece um espaço seguro para ele conversar e expressar os seus sentimentos e emoções, assim como desenvolver habilidades de interação. Também, há algumas atividades sociais que podem favorecer o seu filho como a prática de algum esporte coletivo, escotismo ou alguma outra atividade social que ele tenha interesse. Mencionei a importância de trabalhar o desenvolvimento social porque ele é fundamental para a promoção da saúde mental e para o desempenho futuro dele no mercado profissional. Espero ter ajudado. Abraço!
É importante um espaço psicoterapêutico de vínculo diferenciado para não interferir na evolução dele. Um espaço de sigilo e continuado por um tempo pode ser de grande benefício e orientação. Boa sorte. Ele tem um estilo próprio de ser, que precisa ser valorizado.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá! Muito boa sua percepção. Parabéns! Este é o caminho, pais percebendo e buscando ajuda para seus filhos.
Busque conversar com ele e entender quais sentimentos esta situação desperta nele; converse com a escola para entender a situação por outro lado; tente perceber se será necessário ajuda profissional diante das respostas obtidas e observadas.
Espero ter ajudado!
Abraço
É importante você ter percebido isso logo cedo! 10 anos é uma idade crucial pro desenvolvimento das habilidades sociais e emocionais de uma criança. As dificuldades dele pode ter a ver com uma miríade de fatores. Em primeiro momento, você pode tentar investigar com ele mesmo, e com a escola, quais as possíveis causas. Às vezes uma simples mudança na dinâmica das relações dele (em casa, ou na escola) já causa um efeito positivo no seu bem-estar. Porém, se isso persistir, busque a ajuda de um acompanhamento psicológico. Lá ele terá um espaço seguro e a escuta especializada de um profissional para o ajudar.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!