bom dia. ontem tive uma consulta com uma nova psiquiatra, o medico que eu passava foi descredenciado

3 respostas
bom dia. ontem tive uma consulta com uma nova psiquiatra, o medico que eu passava foi descredenciado do convenio. passei meu caso para ela e disse que ja tomava a alguns anos escitalopran 10mg, ultimamente me senti com crise de panico, e passei nessa nova psiquiatra e ela me receitou para aumentar para 15mg e tomar ansitec 3x por dia. isso irá me ajudar a sair da crise de ansiedade? outra coisa que pega bastante, será que irei ter que tomar remedio para o resto da vida?
a combinação desses dois irá me tirar da crise?
O aumento do escitalopram para 15 mg é uma conduta muito comum quando a pessoa entra em crise de ansiedade ou pânico. Ele leva algumas semanas para mostrar o efeito completo, mas tende a ajudar bastante na estabilização.

A buspirona (Ansitec) é um ansiolítico não-sedativo, usado justamente para ansiedade generalizada. Ela não causa dependência e costuma ser tomada todos os dias, porque funciona de forma cumulativa (não é de efeito imediato).
Com o uso contínuo, ajuda a reduzir a tensão e a inquietação enquanto o escitalopram vai fazendo efeito.

Sobre “ter que tomar para sempre”:
Nem sempre. Muitos pacientes usam esse tipo de medicamento por um período (meses ou anos), estabilizam, fazem psicoterapia, melhoram o padrão de vida, e depois reduzem a medicação com orientação médica. Isso é muito individual.

A combinação buspirona + escitalopram é segura e geralmente ajuda sim a sair da crise, desde que acompanhada de perto.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, boa tarde. Essa combinação é uma das opções para tratar crise de ansiedade, sim. Deverá te tirar da crise, sim. Minha dica é que você se observe no decorrer do uso dessa combinação porque não tem efeito imediato. Tenha sempre em mente que em caso de não melhora, marque nova avaliação em 20 dias. Sobre o uso do remédio para o resto da vida, não é bem assim, a maioria dos pacientes não usam com essa recomendação se fizerem as consultas de acompanhamento de forma regular. Não se preocupe quanto a isso. Converse com seu psiquiatra. Um abraço, espero ter ajudado.
Dr. Hernando  César Vasconcelos
Psiquiatra, Médico de família
Fortaleza
O aumento da dose ou associação de medicamentos visa reduzir sintomas com objetivo de uma remissão completa da doença. A meta sempre será reduzir ao máximo os sintomas e reestabelecer o funcionamento psíquico do paciente. Nessa jornada muitas vezes o aumento da dose é a diferença para a melhora do paciente. Não há como garantir melhora na psiquiatria, mas essa combinação pode sim ajudar em seu processo de melhora. Quanto ao tempo de tratamento depende de muitos fatores, desde a gravidade do diagnostico ao fatores externos que possam influenciar em suas crises. Mas, na maioria dos casos conseguimos retirar as medicações, mesmo que isso demore um tempo adequado. Uma dica: procure um médico em que você confie, que te deixe segura e que te explique os motivos dos ajustes. O caminho pode ser longo, mas você terá bem mais prejuízos se adiar seu tratamento.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 308 perguntas sobre Ansitec
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.