Bom Dia! Por gentileza, poderiam me tirar uma dúvida? É sobre a inocência "elevada" do meu entea

17 respostas
Bom Dia!

Por gentileza, poderiam me tirar uma dúvida? É sobre a inocência "elevada" do meu enteado de 9 anos, em relação, a outras crianças dessa idade.

Ele é uma criança muito inteligente, vai muito bem nas matérias da escola, só tira 9 e 10, desenha muito bem, porém, ele é muito inocente, por exemplo:

Ontem, eu disse brincando pra eles que ia leva-los para dormir em casa, pois, não ia caber todo mudo na cama da minha namorada, os outros 2 sabem que minha mãe é rigorosa "Chata" recusaram na hora, já meu enteado aceita tudo, não vê maldade, ele tem a inocência de uma criança de 04 anos.

E também, ele é muito "sentido" e carente.

Isso pode ser um problema para a pré-adolescência e adolescência dele?

Agradeço desde já pela resposta.
Oi! Espero que estejam bem. Essa questão de maturidade pode ser avaliada por um psicólogo e fazer algum tipo de treinamento de habilidades. Isso tudo, se para ele ou para vc, gera sofrimento. Normalmente, nós, pais, somos ansiosos sobre o futuro dos nossos filhos, mas talvez, quem sabe, não seja formas de mecanismo de defesa dele? Ele ainda pode crescer e ganhar maturidade e essa inocência diminuir, não acha? Espero que tenha ajudado. Abs e fique bem!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100

Boa noite, talvez essa falta de maturidade a que se refere seja uma forma da criança lidar com as situações e se sentir aceito pelo meio em que vive.
O fato de não ter maldade não significa que seja imaturo, mas sim, que ele muito provavelmente não vê problemas onde os outros vêem.
Pode ser ainda um mecanismo de defesa, uma forma de lidar com as pessoas e as coisas e dessa forma se sentir mais seguro em relação aos fatores a ele apresentados.
Caso precise, estou à disposição!
Olá! Essa questão que você compartilha, por mais que seja exemplificada em um contexto específico, possui características muito ampliada, desde o contexto da criação desta criança, ou seja, como a dinâmica no ambiente familiar foi constituída, como também sobre os próprios recursos que a mesma possui para lidar com outras pessoas fora deste núcleo. Além disso, esta criança teria prejuízo pelo seu perfil característico? Seria importante buscar por uma avaliação profissional, sendo a Psicoterapia um importante recurso. Espero ter contribuído de alguma forma.
Olá a preocupação apresentada é pertinente mas com nove anos a criança e a forma como ela percebe o ambiente é variável. Com onze a pré-adolescência começa a se apresentar. A oportunidade de buscar um profissional psicólogo poderá contribuir bastante para o entendimento do comportamento do seu filho.
Olá! A maturidade ocorre de maneira diferente nas pessoas. O fato de você entender que ele é muito inocente hoje não será determinante para o futuro, mas caso compreenda a necessidade procure por um profissional para avaliação. Há crianças, e até adultos, que têm dificuldade em dizer não, querem ser aceitos e por esta razão não questionam o que é colocado para elas, mas talvez no íntimo, entenderam de acordo. Sou psicóloga infantil, especialista em saúde mental e fico à disposição.
Olá, entendo sua preocupação. Acredito que seja viável levá-lo a um profissional de psicologia. As sessões de psicoterapia infantil podem ajudá-lo a lidar melhor com essas questões das vivências dele, e assim aprender habilidades socioemocionais, para uma melhor convivência e desenvolvimento na adolescência. Caso precise, estou a disposição, atendo todas as idades.
Olá! O caso que você apresentou mostra que seu enteado não vê problema onde outros vêm. Talvez o que é rigoroso e "chato" pra você e para outras crianças, pra ele não é. Ele pode ver outro lado da situação que outros não vêm. Isso não é questão de maturidade, mas a forma como ele vê a situação. Caso você tenha outros exemplos que mostrem um risco a ele, procure uma ajuda profissional para que a idade mental e cronológica dele sejam avaliados melhor. Espero ter ajudado. Cuide-se.
Olá! Penso que a sua preocupação com relação à adolescência dele é o receio de que ele não consiga se proteger (dos outros, dos acontecimentos do mundo...), por não perceber intenções encobertas. Mas, mais importante do que as intenções dos outros, são os pensamentos e sentimentos dele. Como é que ele se sente? Ele se sente mal, se sente traído, se sente triste? Você deu algumas dicas, dizendo que ele é muito "sentido", carente. Nesse sentido, pode ser que a "inocência" dele não seja um problema para ele só na adolescência, mas agora mesmo. Talvez a questão não seja não ver maldade no outro, mas não ver valor em si mesmo. Por outro lado, pode ser que, na verdade, não seja “imaturidade” dele, mas apenas uma outra forma de ver as situações. Talvez seja apenas o jeito dele de ser e de conviver. Tudo depende da dor que ele sente. Talvez ele não dê tanta importância a algumas coisas que outras pessoas valorizam. No caso citado, talvez ele não achasse tão ruim ir para a sua casa, talvez ele não ache a sua mãe tão chata... Se você e a mãe dele avaliarem que existe um sofrimento que precisa ser cuidado, recomendo que procurem ajuda de um psicólogo infantil. Mas se vocês avaliarem que são apenas características dele, sugiro que vocês aproveitem para aprender com ele outros jeitos de ver a vida! Não deixe de se cuidar e de continuar cuidando de seu enteado! Se quiser continuar conversando sobre essa questão, estou à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 200
Boa tarde, compreendo sua preocupação e acredito que um psicólogo poderá investigar isso de forma mais profunda. Pode sim ser questão de maturidade como também de temperamento...
Só avaliando mais de perto para poder discernir isso. Um beijo! O treinamento de habilidade social pode ser proveitoso para o pleno desenvolvimento dele
Olá!
É uma situação complexa para ser respondida em poucas linhas, pois são muitas possibilidades. É difícil dizer se é algum mecanismo de defesa dele, algum questão com estrutura de personalidade, etc. Devido à complexidade eu sugiro uma avaliação psicológica com um profissional capacitado. Me coloco à disposição para alguma dúvida. Um abraço
Olá! Sim, a inocência elevada e a falta de percepção da maldade em uma criança, podem ser problemáticos, segundo a visão da psicologia. A dependência e a carência excessivas, podem levar a problemas de relacionamento e aumentar o risco de sofrer exploração ou abuso. Além disso, pode dificultar a resolução de conflitos e a compreensão de diversas situações desde as mais simples, dificultando muito mais nas questões complexas da vida social. É importante que a criança receba atenção, apoio, confiança e orientação dos adultos ao seu redor e, necessário um tratamento psicológico. Sempre à disposição.
A maturidade não depende só da idade cronológica, o ambiente ao qual está exposto e a forma como é criado e protegido tb influenciam, a idade das crianças com as quais convive, etc. A ingenuidade e inocência, não ver "maldade" nas situações ou pessoas preocupa pois pode colocá-lo em risco de abuso ou situações desconfortáveis, a carência e sensibilidade tb sugerem uma personalidade imatura, sugiro que leia sobre o sinais e sintomas do AUTISMO e se identificar outros sinais e sintomas consulte um especialista pois estas duas características são comuns aos meus pacientes com autismo em grau mais leve. Boa sorte.
Difícil responder sua pergunta sem conhecer o contexto em que ele está inserido. Mas sim, algumas questões de excessiva inocência podem fazer ele se frustrar. Mas se é algo que lhe preocupa, procure orientação de um Psicólogo.
Olá. Acredito ser muito positivo buscar profissional que trabalhe com orientação, reflexão parental e avaliarem todo o cenário juntos, seja a expectativa que se tem, a aceitação das características individuais dele ou até um possível encaminhamento psicológico para ele, caso pareça ser bem-vindo.
Olá, boa noite1
Desejo que esteja bem.
É de suma importância seu questionamento sobre o comportamento de seu enteado, mas é mais seguro que seja analisado em psicoterapia/análise para que assim possa ser compreendido.
Fico à disposição para esclarecer outras dúvidas.
Abraço querido.
Olá, entendo sua preocupação. É preciso avaliar em um contexto mais amplo, ele pode ser uma criança menos preocupada, mais tranquila, ou mesmo o que você falou, mais ingênua. É preciso ver como ele se sente ao aceitar tais situações. Se ele fica bem ou depois fica se sentindo mal. Algumas sessões de psicoterapia com psicólogo infantil ajudaria a esclarecer melhor.
Olá! O fato dele aceitar tudo é muito preocupante, porque ele se anula e na tentativa de ser aceito pelos outros, ocorre uma busca por validação . A carencia extremada pode ser um indicador de dependencia emocional, ele busca suprir o seu vazio existencial com aprovação e reconhecimento de seu convivio social. Talvez ele não consiga se defender porque vê no outro o que ele não tem, a baixa autoestima busca o enaltecimento externo.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!