Bom dia. Tenho 30 anos e estou com 45 graus de desvio. Segundo o diagnóstico do médico, temos que fazer

7 respostas
Bom dia. Tenho 30 anos e estou com 45 graus de desvio. Segundo o diagnóstico do médico, temos que fazer a cirurgia... Mas estou insegura, preciso mesmo? Quais são os riscos?
Outra coisa: Nesse contexto, me enquadro na isenção de impostos para compra de carro?
Desde já agradeço.
Se você não tem sintomatologia acho perigoso partir diretamente para a cirurgia. Já vi caso de paciente que fez a artrodese (fixação da coluna) e não muito tempo depois evoluiu com impactação de quadril, já que a tensão muscular corrigida "na marra" vai migrar para outro local ( princípio das cadeias musculares). Tente algo paliativo como RPG, pilates, alongamentos. Agora se apresenta formigamento, adormecimento das pernas ou dor excessiva é importante conversar com seu médico sobre o custo-benefício da cirurgia.

Bom dia,

Pela sua idade você provavelmente apresenta uma escoliose idiopática tardia, aquela que apareceu no estirão do crescimento e por algum motivo não foi tratada. Curvas dessa magnitude em geral precisam de tratamento cirúrgico pelo alto risco de progressão. Entretanto, esse não é um indicador absoluto de cirurgia como seriam dor intratável ou compressão neural. Optar por não realizar cirurgia exige um seguimento de perto com exames de controle e tratamentos conservadores, estando ciente que em caso de progressão da curva será necessária uma cirurgia ainda maior com osteotomias e extensão longa da artrodese.
A indicação para tratamento cirúrgico de escoliose do adulto não é apenas a angulação da curva e sim à sintomatologia, uma vez que trata-se de curva já rígida e estruturada. A principal indicação para a correção da deformidade é a claudicação neurogênica se houver comprometimento da função medular e/ou radicular. Tal sintoma geralmente cursa com dor intensa e perda de força nos membros inferiores ou perna/coxa ou ambos unilateral dependendo do tipo de escoliose. Portanto com as informações que me descreveu não tenho como afirmar que seu caso é cirurgia, mas espero ter ajudado.
O interessante seria esgotar as possibilidades menos invasivas antes de procurar alguma cirurgia. Tipo Osteoptia, RPG, fisioterapia, levando em consideração a questão da sintomatologia mesmo... estamos a disposição para qualquer esclarecimento.
Curvas torácicas já têm indicação formal a partir de 40 graus, porém existem parâmetros que determinam ou não a necessidade. Por exemplo, pacientes imaturos e com grande potencial de crescimento (adolescentes e pré adolescentes). No seu caso, com 30 anos e já maduro, a opção cirúrgica em curvas de 40 a 50 é individualizada de acordo com seu quadro clínico (dor ou degeneração), o tratamento conservador tem bons resultados em relação dor. As curvas lombares são menos tolerantes as deformidades acima de 35 graus, normalmente evoluem com degeneração e quadro doloroso, a gravidade da curva determina a indicação cirúrgica. Caso a sua curva seja lombar imagino que com seus 45 graus já apresente um quadro doloroso importante e um desbalanço coronal o que dificulta a função. Tenho a tendência de oferecer a correção cirúrgica.
Você tem direito a redução ou insencao de imposto na compra de veículo. Abs
Pela sua idade você provavelmente apresenta uma escoliose idiopática tardia, aquela que apareceu no estirão do crescimento e por algum motivo não foi tratada.