Bom dia Tomei fluoxetina por três dias e parei pois estava me sentindo mal. Tive confusão mental,

3 respostas
Bom dia
Tomei fluoxetina por três dias e parei pois estava me sentindo mal. Tive confusão mental, diarréia, insônia,mal estar,falta de apetite,dor de cabeça. Quantos dias demora pra sair do meu organismo?
Fluoxetina não leva a confusão mental. Mas, certamente, você deve ter sentido algo que está chamando de confusão mental. Por vezes, no início do tratamento, a fluoxetina pode levar a sintomas semelhantes aos da ansiedade e pode ser que tenha sido algo assim que levou a sua alteração mental. Diarreia, dificuldades de sono, diminuição de apetite e dor de cabeça são efeitos colaterais comuns da fluoxetina e costumam passar em pouco tempo, se a pessoa continua usando. Nunca pare uma medicação sem antes falar com seu médico. Portanto, neste momento, o mais importante é falar com seu psiquiatra, explicar o que ocorreu e pedir orientação. Talvez, apesar do mal-estar, seja o caso de continuar mas, talvez, ele opte por trocar a medicação.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Bom dia! Os efeitos colaterais que você descreveu são possíveis com o uso da fluoxetina, e o tempo que leva para o medicamento sair do organismo pode variar. A fluoxetina tem uma meia-vida relativamente longa, o que significa que pode levar algumas semanas para ser eliminada completamente do corpo. No entanto, os efeitos colaterais geralmente diminuem à medida que o medicamento é metabolizado. Se os sintomas persistirem ou se você tiver preocupações contínuas, é importante informar seu médico para discutir suas opções e encontrar uma abordagem adequada para sua situação. Coloco-me à disposição, abraços.
Dr. José Lucas Carvalho
Psiquiatra
Vila Velha
A fluoxetina é um antidepressivo que tem uma meia-vida longa, o que significa que ela permanece no organismo por mais tempo mesmo após a suspensão.

Após apenas três dias de uso, a quantidade acumulada ainda é relativamente pequena, mas como a fluoxetina e seu metabólito ativo (norfluoxetina) têm meia-vida de 4 a 6 dias e até 16 dias, respectivamente, pode levar de 1 a 3 semanas para a substância ser completamente eliminada do organismo, porém já apresentará doses muito menores em menos tempo.

Os sintomas que você descreveu — confusão mental, diarreia, insônia, mal-estar, falta de apetite e dor de cabeça — podem ocorrer como efeitos colaterais iniciais do medicamento, especialmente em pessoas mais sensíveis. Como você tomou por poucos dias, esses sintomas tendem a desaparecer em poucos dias após a interrupção, geralmente dentro de 3 a 7 dias, ou menos.

Se os sintomas persistirem por mais tempo ou piorarem, é importante procurar um médico para uma avaliação mais detalhada. Mas, na maioria dos casos, a melhora ocorre de forma espontânea à medida que o corpo elimina a medicação.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1330 perguntas sobre Fluoxetina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.