Bom dia, Tomografia do maxilar chegou nos Aspectos observados: - Estruturas ósseas: Ambos os proc

3 respostas
Bom dia,
Tomografia do maxilar chegou nos Aspectos observados:
- Estruturas ósseas: Ambos os processos condilares apresentam alteração de forma. Lado direito: leve aplainamento // lado esquerdo: aplainamento. (note integridade da cortical óssea articular em ambos os processos condilares). As demais estruturas (fossa mandibular e eminência articular) apresentam padrão de normalidade.
Boca fechada: Ambos os processos condilares apresentam-se levemente anteriorizados na fossa mandibular. Nos cortes coronais observa-se que o espaço articular em ambos os lados se encontra levemente diminuídos lateralmente (encontra-se intruido em fossa mandibular).
Boca aberta: Ambos os lados apresentam-se em normoexcursão mandibular.
Na opinião profissional teria que procurar um Especialista em ATM apenas ou outro profissional?
Dra. Ana Beatriz  Nascimento
Cirurgião buco-maxilo-facial
Rio de Janeiro
Boa noite, seu laudo mostra pequenas alterações na articulação temporomandibular (ATM), que podem ser apenas adaptações ou sinal de alguma disfunção leve. O mais indicado agora é passar por uma avaliação com especialista em DTM e dor orofacial, Bucomaxilo que atua nessa área, para correlacionar essas alterações junto com seus sintomas (como dor, estalos ou limitação de movimento). Eu realizo esse tipo de avaliação e posso te orientar com um diagnóstico preciso e, se necessário, o tratamento adequado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Mariana Campos
Cirurgião buco-maxilo-facial
Rio de Janeiro
Sou cirurgiã e especialista em Articulação Temporomandibular. Em uma consulta presencial será possível avaliar melhor sua condição e elaborar se necessário um plano de tratamento. Raros são os casos de cirurgia aberta.
Dra. Gabriela Alves Ribeiro
Cirurgião buco-maxilo-facial
Rio de Janeiro
Olá!

Pelo que você descreveu do laudo da tomografia, foram observadas alterações leves na forma dos côndilos mandibulares (aplainamento), mas com integridade da cortical óssea preservada e movimento mandibular normal na abertura da boca. Esses achados, em muitos casos, podem estar relacionados a adaptações da articulação temporomandibular (ATM) ao longo do tempo e nem sempre significam uma doença ativa.

O mais importante é correlacionar o exame de imagem com os sintomas e com o exame clínico. Muitas pessoas apresentam alterações em exames de imagem da ATM e não têm dor ou limitação funcional.

Por isso, o profissional mais indicado para avaliar o seu caso é um dentista com atuação em DTM e Dor Orofacial ou um cirurgião bucomaxilofacial com experiência em articulação temporomandibular. Esse especialista poderá avaliar seus sintomas, examinar a articulação e interpretar a tomografia dentro do contexto clínico.

Nem sempre essas alterações exigem tratamento, mas quando há sintomas como dor, estalos, travamentos ou limitação de abertura da boca, existem abordagens conservadoras que podem ajudar bastante.

Portanto, o ideal é procurar um profissional com experiência em DTM/ATM, levando a tomografia e o laudo para uma avaliação completa.

Especialistas

Thiago Machado

Thiago Machado

Dentista

Araçatuba

Marcos Takashima

Marcos Takashima

Cirurgião buco-maxilo-facial

Jaraguá Do Sul

Paulo Henrique Luiz de Freitas

Paulo Henrique Luiz de Freitas

Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista

Aracaju

Fábio Henrique Piva

Fábio Henrique Piva

Cirurgião buco-maxilo-facial

São Paulo

Valdir De Oliveira

Valdir De Oliveira

Cirurgião buco-maxilo-facial

São Paulo

Andrea Vieira Laercio Pontes

Andrea Vieira Laercio Pontes

Dentista

Fortaleza

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 113 perguntas sobre Transtornos Da Articulação Temporomandibular
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.