Caso uma medicação específica esteja causando IR, se excluirmos essa medicação, a IR continuará
2
respostas
Caso uma medicação específica esteja causando IR, se excluirmos essa medicação, a IR continuará ou cessará?
Depende de vários fatores como idade, funcao renal previa do paciente, dose da medicação , tempo de exposição do paciente a tal medicação e das comorbidades ou doenças previas que este paciente apresenta. Desta forma, um paciente idoso, com diabetes de longa data, ja com um grau moderado de perda de função renal, tem menos chance de recuperar a função renal após meses de uso de uma medicação nefrotoxica ( por exemplo , anti inflamatórios ) do que um paciente jovem, sem doenças previas, e que tenha feito apenas um uso eventual desta medicação. Vale lembrar que ha fatores individuais de cada paciente, uma vez que cada organismo responde de maneira diferente a uma medicação. Mas eh consenso que medicações nefrotoxicas ( sobretudo uso de anti inflamatórios ) devem a todo custo serem evitadas em pacientes portadores de doença renal crônica, pelo risco altíssimo de evolução para perda irreversível da função renal e necessidade de dialise.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Se a insuficiência renal (IR) estiver sendo causada por uma medicação específica e for identificada precocemente, a suspensão do medicamento pode permitir que a função dos rins se recupere parcial ou totalmente, dependendo do grau de dano já ocorrido. No entanto, em alguns casos, mesmo com a retirada do fármaco, a lesão pode ser permanente. Por isso, é essencial o acompanhamento médico. Oriente-se agendando uma consulta com a Dra. Jéssica Primitivo aqui pelo aplicativo para avaliação detalhada e conduta adequada.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- A creatinina do meu marido está 1,73 está muito alta ?
- Microalbuminuria está : 662,9mcg/mg creatinina . Albumina está: 291,8 mg/L Creatinina está : 44,0 mg/ dL Sódio está 44,0 mEq/L É muito preocupante?
- Fiz quimioterapia com cisplatina a um ano atrás, minha creatinina deu 1,39 e a filtração glomelurar 45, tenho 58 anos 1m e70 gostaria de saber se é muito preocupante, já que não tenho nenhum sintomas
- Boa A noite tenho 67 anos tenho 1 rim o outro era hipoplacico e acabou por desaparecer agora sinto-me cansada irritada e sem forças será que tenho algum problema com o meu outro rim
- Fiz meu transplante de rins a dois anos e minha creatina é de 2.4 é normal?
- tenho dificuldade para fazer xixi, tenho q fazer força, e incomoda pois tem vezes q não conseguindo e não são tudo demoro uns 10 minutos para fazer xixi mas fazendo pressão, exame de urina normal, porém tenho, duplicidade Pielourenal incompleta com fusão ureteral mas não dilatada oq posso fazer, tem…
- Bom dia minha creatinina está 0,9 está muito alto? Como devo tratar
- Bom dia, Como corrigir hipoglicemia durante a hemodiálise? É só alimentação ou pode ser administrado medicação/glicose?
- Minha creatinina estava em 1,38, após isso comecei a me hidratar melhor e depois de 25dias baixou para 1,27. Fiz o Clarence e deu creatinina bem a cima na urina valor de 52mg/kg/24 tendo como referencia 20,0 a 26,o mg/kg. Tem algo errado?
- fiz meu exame de creatinina deu 1,22 mg/dl e ureia 18 mg/dl devo me preocupar?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 294 perguntas sobre Insuficiência Renal
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.