Casos nos que há resistência à cirúrgia com pacientes diagnosticados com CP, qual seria o tratamento

2 respostas
Casos nos que há resistência à cirúrgia com pacientes diagnosticados com CP, qual seria o tratamento mais recomendável e/ou eficaz em termos de recuperação entre a PR com uso do robô e o procedimento com uso do HIFU?
Na hora de decidir o tratamento é preciso avaliar a doença, quanto ao estadiamento da doença, se é localizado ou não, se é avançado localmente ou ainda de baixo volume, se é um tumor mais agressivo (Gleason 8 a 10), ou um tumor Gleason 6 que é de lenta progressão.
É preciso avaliar níveis de PSA, como está a próstata ao exame digital, velocidade de progressão do PSA e densidade.
Tem que avaliar fatores relacionados ao paciente, como idade, outras doenças concomitantes, expectativa de vida e vontade do paciente.
Muitas são as opções. Se for pactuado entre o urologista e o paciente que será realizada a cirurgia, o mais importante é escolher um urologista com experiência no assunto. Um urologista com experiência em oncologia e que tenha alto volume de cirurgias, pois não há um método superior ao outro em termos de resultados. O mais importante é a experiência do cirurgião. Na cirurgia robótica a recuperação é mais rápida em relação aos outros métodos. O HIFU é opção, mas não recomendável.

Olá,
Alguns fatores como Idade do paciente, presença de comorbidades ( Doenças associadas), e estadiamento do tumor devem ser levados em consideração na hora determinar a melhor opção terapêutica para o câncer de próstata, isso deve ser muito bem conversado entre o Urologista e o paciente.
De um modo geral nos casos de pacientes com boa expectativa de vida e doença localizada, o que temos de mais moderno atualmente é a cirurgia robótica, que oferece uma boa recuperação pós operatória, bons resultados funcionais e uma menor taxa de sangramento.
Hifu acaba sendo uma opção apenas nos casos de pacientes idosos/comorbidades que não toleram uma cirurgia ou naqueles casos de recidiva pós radioterapia.
Converse com seu urologista pois o tratamento deve ser individualizado caso a caso!
Atenciosamente!