Casos nos que há resistência à cirúrgia com pacientes diagnosticados com CP, qual seria o tratamento

2 respostas
Casos nos que há resistência à cirúrgia com pacientes diagnosticados com CP, qual seria o tratamento mais recomendável e/ou eficaz em termos de recuperação entre a PR com uso do robô e o procedimento com uso do HIFU?
Na hora de decidir o tratamento é preciso avaliar a doença, quanto ao estadiamento da doença, se é localizado ou não, se é avançado localmente ou ainda de baixo volume, se é um tumor mais agressivo (Gleason 8 a 10), ou um tumor Gleason 6 que é de lenta progressão.
É preciso avaliar níveis de PSA, como está a próstata ao exame digital, velocidade de progressão do PSA e densidade.
Tem que avaliar fatores relacionados ao paciente, como idade, outras doenças concomitantes, expectativa de vida e vontade do paciente.
Muitas são as opções. Se for pactuado entre o urologista e o paciente que será realizada a cirurgia, o mais importante é escolher um urologista com experiência no assunto. Um urologista com experiência em oncologia e que tenha alto volume de cirurgias, pois não há um método superior ao outro em termos de resultados. O mais importante é a experiência do cirurgião. Na cirurgia robótica a recuperação é mais rápida em relação aos outros métodos. O HIFU é opção, mas não recomendável.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá,
Alguns fatores como Idade do paciente, presença de comorbidades ( Doenças associadas), e estadiamento do tumor devem ser levados em consideração na hora determinar a melhor opção terapêutica para o câncer de próstata, isso deve ser muito bem conversado entre o Urologista e o paciente.
De um modo geral nos casos de pacientes com boa expectativa de vida e doença localizada, o que temos de mais moderno atualmente é a cirurgia robótica, que oferece uma boa recuperação pós operatória, bons resultados funcionais e uma menor taxa de sangramento.
Hifu acaba sendo uma opção apenas nos casos de pacientes idosos/comorbidades que não toleram uma cirurgia ou naqueles casos de recidiva pós radioterapia.
Converse com seu urologista pois o tratamento deve ser individualizado caso a caso!
Atenciosamente!

Especialistas

Lessandro Curcio

Lessandro Curcio

Urologista

Rio de Janeiro

Ronald Kool

Ronald Kool

Cirurgião oncológico

Curitiba

Agendar uma visita
Paulo Tadeu Turki de Lima

Paulo Tadeu Turki de Lima

Urologista

Santa Rosa

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 8 perguntas sobre Prostatectomia radical por videolaparoscopia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.