Centros de tratamento para dependentes químicos como os que mantém convenio com SUS são indicados

8 respostas
Centros de tratamento para dependentes químicos como os que mantém convenio com SUS são indicados no caso da cocaína?
Sim, as clínicas de recuperação são uma excelente opção para tratar dependências químicas em geral, inclusive por cocaína.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Claro que sim são clinicas boas,estruturadas, bem na verdade o que tem levar em conta é o interesse da pessoa doente, ou seja qualquer dependente em drogas
, se ele tiver vontade de se tratar e querer sair dessa vida o restante não e difícil.
Olá!
Existem bons centros de tratamento para o tratamento da dependência de substâncias químicas lícitas e ilícitas que estão conveniados com o SUS.
Sugiro conhecer a equipe , verificar a abordagem de tratamento e local para que a decisão seja construída junto com o dependente.
abraços
Acredito muito nos equipamentos de saúde SUS! vim desta escola, minha primeira experiência foi em uma equipe de Caps-Ad... aliás existem ótimos profissionais disponíveis e capacitados para atender a demanda!
Procure Caps-ad mais próximo da sua região e confie nos profissionais! São peça fundamental no sistema de saúde, simplesmente heróis!
Abraço e estimo melhoras!
Sim. Não sera a substancia em uso que determinara o eficacia do tratamento e sim o apoio e acolhida ao dependente que o ajudara a manter se limpo a cada dia. A família também tem um grande peso na eficacia ou não do tratamento. A luta contra as drogas tem que ser intensa e nunca sozinho.
Os CAPS AD Centro de Atenção Psicossocial para usuários de Álcool e outras Drogas, são referência no tratamento do uso abusivo de substancias no SUS. O desejo do usuário para iniciar o tratamento é de grande importância, mas as abordagens de busca ativa e sensibilização são feitas, mesmo quando a motivação não está posta. Existem grupos de família, um espaço para os familiares que precisam falar, receber orientações e melhorar a relação com o usuário, mesmo quando ele ainda não está implicado com o tratamento. Precisamos nos preocupar com o sujeito e não com a droga que ele utiliza, assim poderemos focar no usuário, suas dificuldades, o que o levou ao uso e saídas possíveis para a melhora do seu quadro.
Sendo a dependência química uma doença biopsicosocial, onde vários fatores estão envolvidos é adequado que o d.q. busque por ajuda em vários locais afim de tratar essas diversas causas/fatores (assim como também os prejuízos físicos, psicológicos e espirituais), podendo também ter como apoio o tratamento em um local que seja conveniado ao SUS, pois o que o diferencia a eficácia do tratamento seriam seus profissionais, se são capacitados para atender essa demanda ou não. Dentro dessa rede temos os Caps-AD, que estão preparados para atender o d.q.independente de sua droga de escolha, pode sim buscar ajuda em um local que atende conveniado ao SUS, sempre buscando informação sobre o tratamento, os profissionais, enfim, se é um local que tem estrutura e preparo para atender a essa questão em particular.
A internação é feita por avaliação médica, então antes procure um médico para avaliação da gravidade do caso.
Algumas vezes pode ser tratado de forma conjunta do psiquiatra e psicólogo, sem há necessidade de internação.
Se for necessário a internação o faça, pois trará uma ajuda primordial para melhora deste paciente.

Especialistas

Vanessa Rodrigues

Vanessa Rodrigues

Psicólogo

Santos

Daniela Gomes Cardoso

Daniela Gomes Cardoso

Psicólogo

Canoas

Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Fernanda de Camargo Safiano

Fernanda de Camargo Safiano

Psicólogo

Curitiba

Rafael Araújo

Rafael Araújo

Psiquiatra

Joinville

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 60 perguntas sobre Dependência química
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.