Chiari evolui? Com o passar dos anos ele aumenta de tamanho?

4 respostas
Chiari evolui? Com o passar dos anos ele aumenta de tamanho?
Prof. Edmundo Luís Rodrigues Pereira
Neurocirurgião, Neurologista, Generalista
Belém do Pará
A Malformação de Chiari do Adulto (Tipo I) é um defeito estruturado das estruturas ósseas e neurais. O que costuma ocorrer é que o sofrimento crônico das estruturas neurais (tronco cerebral, cerebelo, nervos cranianos) leva a um mal funcionamento dessas estruturas e uma piora gradual dos sintomas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Com o passar dos anos o problema tende a evoluir. Uma das teorias para isso é que as ondas provenientes da pulsação sanguínea, transmitidas para o liquido que banha o sistema nervoso (LCR) acaba sendo transmitida para as tonsilas cerebelares, que tendem a herniar cada vez mais, comprimindo estruturas nervosas importantes como.tronco encefálico e a medula.
Dr. Jefferson Sousa
Especialista em dor, Neurocirurgião
Recife
Sim. Pode evolui e piorar os sintomas. Inicialmente, os sintomas pode ser bem leves como dor de cabeça ocasionais e fadiga muscular que pioram e são acrescidos de outros sintomas.
O acompanhamento contínuo com neurocirugião é necessário.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta neurocirurgia - R$ 400
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Dra. Patricia Gomes Damasceno
Neurologista, Médico do sono, Neurofisiologista
Fortaleza
Excelente pergunta — e muito importante, pois o malformação de Chiari é uma condição neurológica que desperta muitas dúvidas sobre sua evolução ao longo do tempo.

A Malformação de Chiari tipo I (a forma mais comum) ocorre quando uma parte do cerebelo (as tonsilas cerebelares) se projeta para baixo, através do forame magno, a abertura na base do crânio. Essa descida pode comprimir estruturas do tronco encefálico e da medula espinhal, interferindo na circulação do líquor (líquido cefalorraquidiano) e causando sintomas como dor occipital, tontura, zumbido, desequilíbrio, formigamento nos braços ou alterações visuais.

Em relação à evolução:
Na maioria dos casos, o Chiari tipo I é uma malformação estável, ou seja, não progride nem “aumenta de tamanho” com o tempo. Muitas pessoas convivem com o diagnóstico por anos, sem piora e até sem sintomas.

No entanto, existem exceções:

Em uma minoria dos pacientes, a descida das tonsilas cerebelares pode aumentar discretamente, geralmente associada a alterações na pressão do líquor, como siringomielia (acúmulo de líquido dentro da medula espinhal) ou hidrocefalia;

Nessas situações, o quadro clínico costuma piorar gradualmente, com aumento da dor de cabeça, formigamentos, fraqueza, desequilíbrio ou crises de vertigem.

Por isso, é essencial monitorar periodicamente com ressonância magnética (geralmente a cada 1 a 2 anos, conforme orientação médica) e acompanhar a evolução dos sintomas. Quando o Chiari é assintomático e estável, o tratamento é clínico e observacional; quando há compressão significativa ou siringomielia progressiva, pode ser indicada cirurgia descompressiva da fossa posterior.

Outros fatores que influenciam a evolução incluem traumas, alterações posturais, esforço físico excessivo e distúrbios do sono, que podem acentuar sintomas transitórios, mas não alteram a anatomia de forma permanente.

Reforço que esta resposta tem caráter informativo e não substitui uma consulta médica individual. O acompanhamento com seu neurologista é essencial para avaliar sua resposta e garantir segurança no uso.

Coloco-me à disposição para ajudar e orientar, com consultas presenciais e atendimento online em todo o Brasil, com foco em neurologia clínica, medicina do sono, malformações de Chiari, cefaleias cervicogênicas e reabilitação neurológica, sempre com uma abordagem técnica e humanizada.

Dra. Patrícia Gomes Damasceno – Neurologista | Especialista em Medicina do Sono
CRM 11930-CE | RQE nº 7771 | RQE nº 8082

Especialistas

Thiago Oliveira Lemos de Lima

Thiago Oliveira Lemos de Lima

Neurocirurgião

Patrocínio

André Corsino da Costa

André Corsino da Costa

Neurocirurgião

Natal

Vinicius Teixeira Cimini

Vinicius Teixeira Cimini

Neurocirurgião, Especialista em dor

Teófilo Otoni

Germano Guedes

Germano Guedes

Neurocirurgião

Redenção

Lucas Silva

Lucas Silva

Neurocirurgião

Varginha

Marisol Teresa Campos Lijeron

Marisol Teresa Campos Lijeron

Neurologista, Neurologista pediátrico

Itapevi

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 244 perguntas sobre Malformação De Arnold-Chiari
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.