Com o tratamento correto do TOC (terapia, exercício físico, alimentação e até mesmo remédios), os pe

14 respostas
Com o tratamento correto do TOC (terapia, exercício físico, alimentação e até mesmo remédios), os pensamentos somem? Ou eles permanecem... só que agora de uma forma que não atrapalhe a vida do individuo? ps: No caso de toc com insight pobre/razoável
Olá! Espero que esteja bem!

O tratamento adequado do TOC geralmente ajuda a reduzir significativamente os pensamentos intrusivos, permitindo que a pessoa gerencie melhor sua condição. Em alguns casos, os pensamentos podem diminuir a ponto de não atrapalhar a vida diária.

Me coloco à disposição caso necessite de ajuda para lidar com a situação!

Um forte abraço!

Olá,
É muito recomendável o acompanhamento com o profissional da psicologia. Tanto para avaliar o impacto que esses comportamentos estão tendo no cotidiano da pessoa, como para iniciar as intervenções que sejam necessárias. A depender da resposta à psicoterapia estratégias medicamentosas não precisarão ser acionadas. Em uma boa evolução do quadro pensamentos intrusivos podem até aparecer em momentos mais exigentes, estará mais segura para manejá-los.
Olá! Com tratamento adequado os pensamentos mudam. Quando isso ocorre você vai perceber que está melhorando.
Olá! Realizando tratamento adequado para o TOC (Transtorno Obssessivo e Compulsivo) é possível que os pensamentos intrusos diminuam a ponto de não afetarem o seu dia-a-dia e caso surjam com a psicoterapia você conseguirá administrá-los de maneira mais segura. Sou especialista em saúde mental e fico à disposição para te ajudar. Renata Bombine
Olá. Pela visão psicanalítica o TOC é um sintoma, ou seja, uma formação de compromisso entre inconsciente e consciente para que as exigências de defesa psíquica e o desejo recalcado sejam satisfeitos ao mesmo tempo, mas como há uma tentativa de mediação gera sofrimento e ganhos. Os ganhos seriam os pensamentos reprimidos que TOC representa não virem à tona, além dos ganhos na relação com o outro, mas gera sofrimento, pois aprisiona o indivíduo em pensamentos e ações que se tornam descontrolados e obrigatórios. O objetivo da análise é religar os pensamentos do TOC com os pensamentos reprimidos, possibilitando assim, a elaboração dessas questões, então respondendo sua pergunta: sim, diante dessa lógica os pensamentos podem diminuírem e até sumirem. Caso queira marcar uma entrevista, estou à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta
Boa tarde. Sim, é possível observar melhoras nestes casos. Entendo que a pessoa pode controlar os pensamentos. Com isso, tende a desenvolver melhor qualidade de vida.
Com o tratamengo adequado, em alguns casos com tratamento concomitante na psicoterapia e uso de medicamentos, a depender de cada caso, é sim possível que os pensamentos intrusivos diminuam ou que até cessem.
O Transtorno Obsessivo-compulsivo é um transtorno onde os pensamentos obsessivos levam a comportamentos compulsivos, com o tratamento adequado, psicoterapia, meditação atividades saudáveis, os pensamentos intrusivos tendem a sumir e/ou diminuir significativamente a ponto de não atrapalharem mais a sua vida. Procure tratamento, você pode ter uma vida bem mais leve.
Pode tomar medicação, e fazer tudo o que você descreveu acima, no entanto, os pensamentos não sumirão, podem dar uma leve diminuída enquanto você está ocupado com exercícios, etc.
O caminho para libertar-se dos pensamentos que geram TOC, é observa-los. Quando você observa o pensamento você consegue discernir os pensamentos construtivos dos pensamentos destrutivos. Então, você mantém aqueles que geram bem estar, que são úteis e em prol do desenvolvimento e descarta aqueles que são destrutivos, tóxicos e que geram mal estar. Dessa forma, você domina a sua mente e não fica escravo dela e usa a mente como ferramenta para viver bem, libertando-se do TOC.
Um abraço,
Lea
O prognóstico depende muito de cada caso e das particularidades de cada paciente. Porém, ao seguir todas as recomendações prescritas, como utilizar medicamentos adequados e realizar o tratamento, as chances de uma recuperação total e remissão completa dos sintomas aumentam de forma considerável. Abraços
Olá, o objetivo de qualquer tratamento não é eliminar pensamentos ou sentimentos. No caso do TOC, as obsessões diminuem em frequência e intensidade, afinal, todos nós possuímos pensamentos intrusivos. Assim, os pensamentos não vão embora por completo, mas se adquire (com o tratamento adequado) maior flexibilidade psicológica, principalmente em processos de aceitação e ação compromissada com valores.
Resumo: pensamentos não são eliminados, existe redução em intensidade e frequência e uma melhor disposição para acolhe-los e, assim, lidar com eles.
Os pensamentos obsessivos direcionam a comportamentos compulsivos, que podem afetar a vida da pessoa que sofre com esse transtorno. Com o tratamento adequado, incluindo psicoterapia, pode-se reduzir significativamente os sintomas, tanto em intensidade quanto em frequência, de forma a interferir menos na qualidade de vida do paciente.
Olá! Como você mencionou que tem um insight não tão preservado dos seus sintomas, que podem ser obsessivos (pensamentos); comportamentais (compulsões) ou ambos, a depender desse grau o transtorno pode entrar em remissão parcial com terapia, especialmente a terapia cognitivo comportamental, o modelo cognitivo comportamental do TOC propõe que os sintomas obsessivos compulsivos são mantidos em razão do alivio obtido por meio dos rituais e das evitações, que em razão desse efeito reforçam tais comportamentos. Elencar os sintomas, introduzir o protocolo de restruturação cognitiva, técnicas comportamentais e gradativamente a EPR, fazem parte do tratamento para a estabilidade do quadro.
Com o tratamento adequado, há uma redução significativa dos pensamentos, ou a redução da importância que os pacientes dão aos pensamentos. Um dos aspectos que são tratados, que mantém o transtorno, e como consequência os pensamentos, são as estratégias inadequadas que o paciente utiliza para controlar ou evitar ter os pensamentos, como as compulsões, por exemplo. No tratamento o paciente é incentivado a reduzir as estratégias inadequadas de controle de pensamento, o que tem como resultado a redução dos pensamentos. A eliminação por completa dos pensamentos é impossível, por dois motivos: primeiro, não temos controle dos nossos pensamentos, então é difícil garantir a uma pessoa que ela nunca terá um pensamento indesejado. Segundo, qualquer pessoa, mesmo sem TOC, tem pensamentos indesejados.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!