Começei a criar medos irreais sobre a noite com isso venho tendo dificuldades para adormecer, fico c

14 respostas
Começei a criar medos irreais sobre a noite com isso venho tendo dificuldades para adormecer, fico como se tivesse medo de como sonhamos . Gostaria de saber o que eu devo fazer para que isso melhore ?
Oi, primeiro é importante entender medo do que né, e para que esse medo tem aparecido nesse momento. Busque se dar dados de realidade e conversar com esses medos.
A higiene do sono também é muito importante, como por exemplo: fazer algo mais relaxante antes de dormir, evitar telejornais ou notícias que gerem medo, ansiedades, etc.
E caso persista, procure ajuda profissional!

Olá! É necessário que você busque um profissional da saúde para melhor clarificação do caso, uma hipótese é o medo de dormir a ponto de se tornar um distúrbio é conhecido como somnifobia. Formada pela justaposição da palavra somnus (sono, em latim) + fobia, esse temor em dormir pode causar sérios danos psicológicos e físicos. Diferente das pessoas que têm outras fobias, quem sofre de somnifobia tem que lidar diariamente com seu medo, pois o sono é uma das necessidades humanas que não se pode evitar. Uma pessoa com somnifobia sente uma angústia intensa quando pensa em dormir e evita pegar no sono a todo custo. Estes são os principais sintomas, pois o momento de adormecer é a situação que causa pavor. Outros sintomas são similares aos de outras fobias. Quem tem um medo de dormir irracional geralmente apresenta. Aumento dos batimentos cardíacos, suor intenso, tremores, falta de ar ou dificuldade para respirar, calafrios, dor ou aperto no peito, náuseas ou vômitos. Todos precisamos de sono, pois a falta dele nos afeta tanto física quanto psicologicamente. Busque o acompanhamento terapêutico para sua melhora.
Um acompanhamento terapêutico seria a melhor coisa a se fazer nesse momento, para ter um bom diagnóstico e principalmente por estar no início dos sintomas. Busque ajuda o quanto antes!
Olá a criação de medos deve ser melhor investigado, para que esta investigação ocorra adequadamente, importante um psicólogo para apoiar neste momento de descoberta. Buscar ajuda é o melhor caminho.
Vale acrescentar que quase todos os medos podem ser considerados irreais, visto que eles antecipam algo que não vai acontecer na maioria dos casos. Todavia o medo não deve ser desconsiderado e deve ser compreendido.
Olá tudo bem? Uma questão importante é compreender que a criação de medos assim como fobias não são suas decisões voluntárias, isto é, não é você que cria esses medos irreais, os mesmos são criados dentro de um processo de pensamento que pode ter como explicação vivências traumáticas do seu passado e provavelmente em sua infância.
Traumas assim como conflitos não resolvidos podem ser representados simbolicamente em situações do cotidiano assim como em sonhos como uma forma trazer harmonia ou realização da solução dos mesmos.
É necessário considerar que o sono é extremamente importante para a manutenção da saúde psíquica.
Uma vez que não é você que causa voluntariamente a criação desses medos irreais, não vai ter participação direta na redução dos mesmos, para que melhore, nesse caso precisa buscar um profissional da saúde, um psicólogo para lhe ajudar com essa questão.
Olá! O medo, gera ansiedade, que pode ser desencadeado por pensamentos, cujo conteúdo pode ser real ou irreal. Na maioria das vezes referem-se a pensamentos irreais, que não possuem a menor chance de concretizarem. Trabalhar esses pensamentos, buscando evidências fazem parte da psicoterapia cognitiva comportamental. Junto com o autoconhecimento, identificando os medos, os gatilhos, é possível aprender técnicas para controlar e enfrentar o medo e a ansiedade. Procure um psicólogo.
Olá! A Hipnoterapia é uma ferramenta poderosa para você entender o motivo pelo qual esse medo está te afetando tanto e a Hipnose ajuda também a fazer com que você ressignifique e acabe com esse medo. Espero ter lhe ajudado. Sigo à disposição. Um abraço!
A noite o mundo escurece, as coisas ficam menos visíveis. Espera-se que as pessoas possam descansar, relaxar, diminuir as defesas , dormir e sonhar.
O medo persecutório , que já deve estar presente na vida mental, fica mais intenso. Aparece mais .
O sonhar é uma forma de elaborar material inconsciente que pode se apresentar , muitas vezes , sob a forma de pesadelos , terrores noturnos que muitas vezes nao vêm á consciencia. Voce nao sabe deles , mas o medo fica: medo de dormir, medo de sonhar, medo de algo que voce sente que existe mas nao sabe o que é . Ele existe pra voce e requisita ser conhecido.
Penso que o trabalho de conhecimento das fantasias , dos medos , da vida mental é muito importante para que este sintoma possa ser elaborado e eliminado
Olá, sinto muito que esteja passando por isso. Entendo que você está enfrentando dificuldades para adormecer devido a medos irreais relacionados à noite e aos sonhos. Aqui estão algumas estratégias planejadas na perspectiva analítica comportamental que podem ajudar a lidar com essa situação:

Identifique e questione seus pensamentos: Tente identificar os pensamentos específicos que estão causando medo e ansiedade em relação aos sonhos e à noite. Pergunte-se esses medos são baseados em fatos reais ou se são apenas criações da sua mente. Desafie esses pensamentos irrealistas e tente substituí-los por pensamentos mais realistas e positivos.

Pratique a exposição gradual: A exposição gradual é uma técnica em que você se exibe gradualmente aos estímulos que geram ansiedade, neste caso, os pensamentos e medos relacionados à noite e aos sonhos. Comece expondo-se a esses estímulos de forma controlada e gradual, permitindo-se sentir um pouco de desconforto, mas não se expondo a níveis intoleráveis ​​de ansiedade. Com o tempo, você se acostumará com esses estímulos e a ansiedade diminuirá.

Estabeleça uma rotina de sono saudável: Criar uma rotina consistente de sono pode ajudar a preparar seu corpo e sua mente para uma boa noite de descanso. Estabeleça horários regulares para dormir e acordar, evite o uso de dispositivos eletrônicos antes de dormir e crie um ambiente propício ao sono, com temperatura adequada, baixa luminosidade e ruídos minimizados.

Pratique técnicas de relaxamento: Antes de dormir, experimente técnicas de relaxamento, como meditação profunda, meditação ou relaxamento muscular progressivo. Essas técnicas podem ajudar a acalmar sua mente e relaxar seu corpo, preparando-o para um sono tranquilo.

Busque apoio profissional, se necessário: Se seus medos e dificuldades para adormecer, persistirem e interferirem significativamente em sua qualidade de vida, considere buscar a ajuda de um profissional de saúde mental. Um psicólogo ou terapeuta comportamental pode ajudar a identificar padrões de pensamento negativo e fornecer técnicas mais específicas para lidar com seus medos e melhorar sua qualidade de sono.

Lembrando que essas são apenas sugestões gerais e que cada pessoa é única, então é importante adaptar as estratégias de acordo com suas necessidades individuais. Espero que essas dicas possam ser úteis e que você consiga superar esses medos irreais e desfrutar de noites de sono tranquilos.

Olá, me chama atenção quando você diz que o medo é irreal e é uma criação sua.
O medo é um dos nossos afetos mais enigmáticos, ele nos lança ao desamparo e ao desconhecido, podendo ser causador de muitos sintomas. Geralmente, o medo esta ligado a alguma coisa que foi, de certa forma, traumática.
Pergunto: O que você gostaria de fazer sobre isso que lhe causa dificuldade de adormecer?
Olá, indico iniciar um processo terapêutico para entender da onde vem o gatilho que lhe esta causando este sintoma de medo. Fico à disposição!
Olá, como vai? O medo é um sentimento que nos deixa em estado de alerta, provavelmente por isso você está sentindo essa dificuldade de dormir. Um processo terapêutico poderia ser um espaço para você investigar o que mais pode estar te deixando com medo no contexto que está vivendo.
Olá, se quiseres, podes entrar em contato, para ter uma conversa inicial, sem compromisso. Assim, podemos investigar tuas questões e conduzir um acompanhamento terapêutico mais adequado par o teu caso.