Comecei a fazer uso de paroxetina 20 mg tomando apenas 1/2 indicada pelo meu medico para controlar a

9 respostas
Comecei a fazer uso de paroxetina 20 mg tomando apenas 1/2 indicada pelo meu medico para controlar a ansiedade. Gostaria de saber se é normal a falta de apetite nos primeiros dias ou se estende durante o tratamento?
Algumas medicações provocarão sim a falta de apetite. Efeitos indesejados, contudo, deverão ser recortados para seu médico e todo tratamento desta natureza deve também ser interdisciplinar. Psicoterapia é fundamental para a diminuição dos sintomas. Decerto, medicação não poderá fazer absolutamente tudo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Redução de apetite é um efeito colateral relativamente comum dos antidepressivos e é geralmente transitorio. Comumente, o apetite volta ao normal ao final do primeiro mês de uso da Paroxetina.
Olá. Pode sim existir o efeito colateral do medicamento.
Procure conversar com seu médico e peça uma indicação para fazer psicoterapia, visto que o medicamento é parte de um tratamento que precisa ser complementado.
Aproveite ao máximo o contato com o profissional que está à sua disposição para orientação.
Geralmente os efeitos colaterais cessam após a adaptação do organismo. Sugiro que reporte ao médico caso venha persistir por mais tempo sintomas indesejados. Se tiver condições, sugiro que faça, junto à medicação, psicoterapia para aprender identificar os gatilhos que geram sua ansiedade e trabalhar sua forma de pensar. Dessa forma você se beneficiaria da medicação (se equilibrando em termos de neurotransmissores) e, com a terapia, aprenderia a lidar com a ansiedade seja trabalhando seus pensamentos, seja aprendendo técnicas para relaxar e técnicas de comportamento frente a essas situações que antecedem uma crise de ansiedade.
geralmente as medicações deste tipo levam até 4 semanas para fazer o efeito desejado, enquanto isso são comuns efeitos colaterais, como relacionados ao apetite.
A falta de apetite pode ser efeito colateral da medicação ou sintoma de depressão. A Paroxetina, de maneira geral não dá perda do apetite, somente em raros casos. Veja com seu médico qual a melhor conduta neste momento. Minha sugestão é você continuar o uso da Paroxetina até conseguir falar com seu médico. Abraço!
A paroxetina em geral não causa tal efeito colateral, mas como a resposta às medicações antidepressivas como é o caso são muito individuais, é uma possibilidade. Em geral tal efeito é transitório. Na maioria dos pacientes o que pode ocorrer é um discreto ganho de peso com essa medicação.
Um dos efeitos colaterais da paroxetina é a diminuição do apetite que tende a desaparecer entre 3 a 4 semanas. Caso persista, converse com seu médico na próxima consulta ele poderá dar maiores informações tranquilizando você ou fazendo a troca do medicamento.
Mas... é importante que o tratamento medicamentoso e a psicoterapia caminhem simultaneamente para um resultado mais eficiente e duradouro, pois enquanto o remédio equilibra a parte química do seu organismo a psicoterapia ajudará você a entender as causas e os motivos que te levam a ter ansiedade.
Nos casos de transtornos ansiosos as pessoas logo recorrem aos medicamentos que, em alguns casos podem ter efeitos colaterais, e, não pensam na psicoterapia. Ao frequentar uma psicoterapia se pode ter um efeito mais benéfico porque te ajuda a compreender as causas da tua ansiedade e supera-la. É preciso se conhecer e reconhecer que precisamos de ajuda, e não recorrer somente aos medicamentos. A tomada de consciência que se pode alcançar com a psicoterapia é sempre mais benéficos para a pessoa que queira sair desse estado ansioso. Procure um profissional!

Especialistas

Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Isaac Ferro

Isaac Ferro

Médico de família

Laguna

Luciana Miranda

Luciana Miranda

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 993 perguntas sobre Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.