Comecei a tomar Escitalopram já tem quase um mês, comecei com o escitalopram da EMS e agora estou to

2 respostas
Comecei a tomar Escitalopram já tem quase um mês, comecei com o escitalopram da EMS e agora estou tomando da Biosintética, ambos de 10 mg. A pergunta é, trocando de laboratório é capaz dos sintomas iniciais voltarem? Pois eu estava bem com o EMS, mas com o Biosintética parece que estou começando o tratamento novamente.
Nenhum médico saberá responder a esta questão com segurança. Teoricamente, todas as marcas de escitalopram deveriam ter o mesmo efeito. Na minha prática de 30 anos, raramente vi queixas de pacientes que trocaram de laboratório e, por isto, tiveram diferenças no tratamento. Raramente, porém não nunca - mas não tem como saber se isto foi apenas coincidência ou um efeito nocebo (i.e., uma expectativa de mudança negativa que possa ter influenciado como a pessoa se sentiu). Apenas realizando os testes de bioequivalência, em amostras estatisticamente significativas de comprimidos é que seria possível dizer se há alguma diferença. E isto é feito pelas indústrias, por exigência da Anvisa. Mas, certamente, há indústrias mais cuidadosas e que repetem os testes mesmo quando a Anvisa não o exige, para darem mais segurança aos seus produtos. Este pode ser um índice de confiabilidade. Talvez, nos SAC dos remédios que você usa, eles possam fornecer estes dados - ou através da própria Anvisa.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Embora o princípio ativo do escitalopram seja o mesmo em todas as marcas, pequenas variações nos excipientes (substâncias que compõem o comprimido) e no processo de fabricação podem influenciar a absorção do medicamento no organismo. Algumas pessoas são mais sensíveis a essas diferenças e podem sentir efeitos colaterais semelhantes aos do início do tratamento ao trocar de laboratório. Se os sintomas forem intensos ou persistirem, converse com seu médico para avaliar se vale a pena insistir na adaptação ou buscar a versão que você se sentia melhor.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2400 perguntas sobre Escitalopram
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.