Começei a tomar o Lexpro de 15 mg, logo após iniciou-se uma forte retenção urinária. Fiz uma vasta p

2 respostas
Começei a tomar o Lexpro de 15 mg, logo após iniciou-se uma forte retenção urinária. Fiz uma vasta pesquisa na e verifiquei que há casos iguais ao meu, que me parecem sub relatados, a principio gostaria de informar que pelo que li realmente é um efeito colateral. Em segundo gostaria de saber quanto tempo esse efeito demora para passar?
Dr. Rubens de Campos
Psiquiatra
São Paulo
Boa tarde. Pode ocorrer nos primeiros dez dias este incômodo relatado. Informe seu médico e não descontinue a medicação. Abraço

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Lucas Dumont
Psiquiatra
Belo Horizonte
A retenção urinária é, de fato, um efeito colateral pouco comum, mas pode ocorrer com o uso de medicamentos como o Lexapro (escitalopram), que é um antidepressivo da classe dos ISRS. Esse efeito pode ser relacionado à ação do medicamento sobre os neurotransmissores, que afeta o controle da bexiga e outros sistemas corporais. A retenção urinária pode ser desconfortável, e é importante monitorar esse sintoma de perto.

O tempo que esse efeito colateral demora para passar pode variar de pessoa para pessoa. Em muitos casos, o efeito colateral tende a diminuir à medida que o corpo se ajusta ao medicamento, o que pode levar de algumas semanas a um mês. No entanto, se a retenção urinária persistir ou causar muito desconforto, é fundamental conversar com o seu médico. Ele pode avaliar a situação e considerar ajustes na medicação, seja diminuindo a dose ou até substituindo por outro antidepressivo com menos efeitos colaterais.

Por enquanto, enquanto o efeito persistir, evite a automedicação e siga as orientações do seu médico. Ele pode orientar sobre formas de lidar com a retenção ou até sugerir uma alternativa para o tratamento.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2426 perguntas sobre Escitalopram
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.