Está sendo um terror o início do escitalopram, muita ansiedade, ataque de pânico, uma sensação de de

3 respostas
Está sendo um terror o início do escitalopram, muita ansiedade, ataque de pânico, uma sensação de desesperança que não vem de mim, parece que é do remédio, não sei. E se eu continuar assim por mais semanas? Estou tomando há 1 semana.
Esses sintomas são super comuns como efeitos iniciais do escitalopram, especialmente nas primeiras 2 semanas (aumento de ansiedade, crises de pânico e inquietação). Em geral, são transitórios, mas se estiverem intensos ou incapacitantes, é indicada reavaliação médica para ajuste de dose, uso de medicação adjuvante ou mudança da estratégia terapêutica

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! O início do uso de antidepressivos pode realmente ser desafiador. Os sintomas que você está sentindo com o escitalopram acontecem porque seu corpo está se adaptando à medicação. Esses efeitos costumam durar cerca de 2 a 3 semanas e, em seguida, tendem a melhorar gradualmente.

Sinto muito que você esteja passando por isso pois isso é realmente angustiante
O que você descreve pode acontecer na 1ª–2ª semana do escitalopram: aumento transitório da ansiedade, pânico e sensação estranha de desesperança. Isso não significa que você vai ficar assim, nem que o remédio “não seja pra você”, mas não deve ser ignorado se estiver intenso.
Existem formas de amenizar essa fase (ajuste de dose, ritmo de aumento, medicação de apoio). Você não precisa sofrer esperando passar.
O melhor agora é avaliarmos isso juntos, com calma. Se puder, agende uma consulta comigo para ajustarmos o tratamento e te ajudar a atravessar essa fase com mais segurança. Estou à disposição.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2420 perguntas sobre Escitalopram
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.