Como a autonomia e a multitarefa se relacionam em adultos autistas ?

3 respostas
Como a autonomia e a multitarefa se relacionam em adultos autistas ?
Em adultos autistas, a autonomia pode ser fortalecida quando as tarefas são estruturadas de forma clara e previsível, permitindo que eles trabalhem no seu próprio ritmo. A dificuldade com multitarefa pode limitar essa autonomia se houver muitas demandas simultâneas ou mudanças inesperadas. Organizar atividades em etapas, usar lembretes visuais e respeitar o foco individual ajuda a conciliar independência e eficiência sem gerar sobrecarga.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Em adultos autistas, autonomia e multitarefa estão intimamente relacionadas porque a capacidade de gerenciar várias atividades simultaneamente influencia a independência no dia a dia. Dificuldades em alternar tarefas, dividir atenção ou lidar com mudanças podem limitar a autonomia, tornando necessário apoio ou instruções estruturadas para cumprir responsabilidades pessoais ou profissionais. Por outro lado, desenvolver estratégias de organização, planejamento e priorização permite que a pessoa realize múltiplas tarefas de forma mais eficiente, aumentando a autonomia e a confiança em situações cotidianas. Em resumo, o manejo adequado da multitarefa é um componente importante para promover independência funcional em adultos autistas.
Olá, tudo bem?
Em adultos autistas, a autonomia não está diretamente associada à capacidade de realizar multitarefas. Diferentemente do que se supõe no senso comum, dificuldades em multitarefa não implicam, necessariamente, baixa autonomia. Essa relação é mediada principalmente pelo funcionamento executivo, pela previsibilidade do ambiente e pelas estratégias de compensação utilizadas.

Especialistas

Gabriela Rogata Ferreira Vieira

Gabriela Rogata Ferreira Vieira

Psicólogo

Goiânia

Glaucia de Carvalho

Glaucia de Carvalho

Psicólogo

Belo Horizonte

Homero Pedro

Homero Pedro

Terapeuta complementar

São Paulo

Fabíola Carmen Souto Maior

Fabíola Carmen Souto Maior

Psicopedagogo

Bezerros

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1071 perguntas sobre Transtorno do Espectro Autista
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.