Como a cognição social é afetada no funcionamento intelectual borderline (limítrofe) ?

2 respostas
Como a cognição social é afetada no funcionamento intelectual borderline (limítrofe) ?
A cognição social em pessoas com funcionamento intelectual borderline, que apresentam um QI ligeiramente abaixo da média, pode ser impactada de diversas maneiras sutis, mas significativas. Essas pessoas, muitas vezes, enfrentam desafios para interpretar emoções, reconhecer intenções alheias e compreender regras sociais implícitas, o que pode dificultar o desenvolvimento de relacionamentos interpessoais. Mesmo com capacidade adaptativa preservada em várias áreas, costumam apresentar certa vulnerabilidade a mal-entendidos sociais e podem ser mais suscetíveis a frustrações, isolamento ou rejeição em situações do dia a dia. Por isso, intervenções que promovam o reconhecimento e o manejo das emoções, aliadas ao desenvolvimento de habilidades sociais, são fundamentais para garantir melhor qualidade de vida e inclusão social.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Eduardo Galindo
Psicólogo, Sexólogo
Cuiabá
Olá!

Essa é uma importante pergunta para refletir sobre uma das maiores dificuldades para a pessoa com Transtorno de Personalidade Borderline que é a área da cognição social.

A cognição social é afetada pois o transtorno de personalidade Borderline dificulta a pessoa desenvolver estabilidade nos relacionamentos interpessoal e pessoal, por conta da instabilidade do humor, tem a tendência de apresentar ideações e pensamentos de morte com frequência, por conta da impulsividade pode ter um grau de agressividade difícil de ser controlado.

Como a pessoa tem uma sensação crônica de vazio é comum que se sinta abandonada, exigindo atenção do seu círculo de amizade, por conta da ansiedade e impulsividade pode desenvolver hostilidades se forem contrariadas.

Esse transtorno impede que a pessoa desenvolva uma percepção real de si mesmo e do outro, o que afeta os laços afetivos, por isso o acompanhamento psicoterapêutico e medicamentoso são essenciais para que a pessoa tenha mais qualidade de vida e bem-estar.

Estou à disposição para mais perguntas.

Especialistas

Alexandre Zatera

Alexandre Zatera

Médico do trabalho, Psiquiatra, Médico perito

Canoinhas

Sílvia Helena Santana

Sílvia Helena Santana

Psiquiatra

Recife

Matheus Herkenhoff

Matheus Herkenhoff

Psiquiatra

Vitória

Rafael Lisboa

Rafael Lisboa

Psiquiatra

Natal

Maria de Fátima de Paula Pissolato

Maria de Fátima de Paula Pissolato

Psiquiatra

Belo Horizonte

Tábita Tomelin

Tábita Tomelin

Psiquiatra

Jaraguá Do Sul

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 606 perguntas sobre Retardo Mental
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.