Como o capacitismo afeta pessoas com transtorno do Desenvolvimento Intelectual (deficiência intelect

3 respostas
Como o capacitismo afeta pessoas com transtorno do Desenvolvimento Intelectual (deficiência intelectual) ?
O capacitismo afeta profundamente pessoas com Transtorno do Desenvolvimento Intelectual porque limita suas oportunidades de participação social, educacional e profissional. Muitas vezes, em vez de serem vistas em sua singularidade, acabam sendo reduzidas ao diagnóstico, como se não tivessem desejos, autonomia ou capacidade de aprender.

Na prática clínica, percebemos que o capacitismo gera baixa autoestima, insegurança e até dificuldades nos vínculos afetivos, já que a pessoa internaliza a ideia de “ser menos”. Esse olhar estigmatizante pode reforçar dependência, isolamento e impedir que elas sejam reconhecidas em suas potências e direitos.

Do ponto de vista psicanalítico, é como se o olhar social impusesse uma “marca” que vai além da deficiência em si — uma ferida simbólica que precisa ser elaborada no espaço terapêutico para que o sujeito possa se apropriar de sua própria história, desejo e valor.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O capacitismo afeta pessoas com Transtorno do Desenvolvimento Intelectual ao desvalorizar suas capacidades e tratá-las como menos competentes ou incapazes. Essa discriminação limita oportunidades de estudo, trabalho e convivência social, além de afetar a autoestima e o senso de pertencimento. Combater o capacitismo significa reconhecer o potencial, respeitar o ritmo de aprendizagem e garantir inclusão real em todos os espaços.
O capacitismo afeta pessoas com transtorno do desenvolvimento intelectual ao produzir exclusão, desvalorização e restrição de oportunidades de vínculo e participação social. Essas vivências podem ser internalizadas, afetando a autoestima e a forma de se perceber no mundo, como se houvesse um lugar de menor valor. A repetição dessas experiências organiza modos de relação marcados por silenciamento e retraimento. Quando essas marcas geram sofrimento ou dificultam os vínculos, um espaço de escuta com orientação à família e aos cuidadores pode ajudar a compreender esses efeitos e a construir relações mais respeitosas. No meu perfil você encontra mais conteúdos e caminhos para entrar em contato e receber esse cuidado.

Especialistas

Alexandre Zatera

Alexandre Zatera

Médico do trabalho, Psiquiatra, Médico perito

Canoinhas

Sílvia Helena Santana

Sílvia Helena Santana

Psiquiatra

Recife

Matheus Herkenhoff

Matheus Herkenhoff

Psiquiatra

Vitória

Rafael Lisboa

Rafael Lisboa

Psiquiatra

Natal

Maria de Fátima de Paula Pissolato

Maria de Fátima de Paula Pissolato

Psiquiatra

Belo Horizonte

Tábita Tomelin

Tábita Tomelin

Psiquiatra

Jaraguá Do Sul

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 606 perguntas sobre Retardo Mental
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.