Por que pessoas com Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (deficiência intelectual) têm maior ri

3 respostas
Por que pessoas com Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (deficiência intelectual) têm maior risco de sofrer bullying?
Pessoas com Transtorno do Desenvolvimento Intelectual podem ter maior risco de sofrer bullying porque muitas vezes apresentam dificuldades em compreender situações sociais complexas, reagir a provocações ou se defender de forma assertiva. Além disso, preconceitos e falta de empatia por parte de outros aumentam essa vulnerabilidade.

A psicoterapia pode auxiliar no fortalecimento emocional, no desenvolvimento de habilidades sociais e no apoio às famílias e escolas na construção de ambientes mais inclusivos e acolhedores. Procure um psicólogo para orientação e suporte.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Pessoas com Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (deficiência intelectual) têm maior risco de sofrer bullying porque muitas vezes apresentam dificuldades na comunicação, no entendimento social e na defesa de si mesmas. Isso pode torná-las mais vulneráveis a provocações, exclusões e abusos. Além disso, a falta de conscientização e empatia no ambiente escolar ou social reforça estigmas e aumenta a probabilidade de serem alvos de discriminação.
Pessoas com transtorno do desenvolvimento intelectual têm maior risco de sofrer bullying porque diferenças cognitivas e sociais podem ser percebidas pelo outro como vulnerabilidade. Dificuldades na comunicação, dependência de apoio e menor acesso a estratégias de defesa tornam essas pessoas mais expostas à exclusão e à violência relacional. O risco não é culpa da pessoa, mas reflexo de preconceito e capacitismo presentes nos vínculos e nos ambientes sociais. Quando essas experiências causam sofrimento ou repetem padrões de exclusão, um espaço de escuta e orientação pode ajudar a fortalecer a rede de apoio e a criar formas mais seguras de proteção e inclusão. No meu perfil você encontra mais conteúdos e caminhos para entrar em contato e receber esse cuidado.

Especialistas

Alexandre Zatera

Alexandre Zatera

Médico do trabalho, Psiquiatra, Médico perito

Canoinhas

Sílvia Helena Santana

Sílvia Helena Santana

Psiquiatra

Recife

Matheus Herkenhoff

Matheus Herkenhoff

Psiquiatra

Vitória

Rafael Lisboa

Rafael Lisboa

Psiquiatra

Natal

Maria de Fátima de Paula Pissolato

Maria de Fátima de Paula Pissolato

Psiquiatra

Belo Horizonte

Tábita Tomelin

Tábita Tomelin

Psiquiatra

Jaraguá Do Sul

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 606 perguntas sobre Retardo Mental
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.