Como a deficiência intelectual (DI) afeta as Funções Executivas?
2
respostas
Como a deficiência intelectual (DI) afeta as Funções Executivas?
Olá, como vai?
A deficiência intelectual (DI) afeta as funções executivas porque compromete o funcionamento global do cérebro, especialmente nas áreas responsáveis pelo planejamento, controle inibitório, memória de trabalho e flexibilidade cognitiva. Esses processos exigem um nível elevado de integração neural e abstração, o que costuma estar reduzido em pessoas com DI. Assim, tarefas que envolvem tomada de decisão, organização do tempo, resolução de problemas e adaptação a novas situações tornam-se mais difíceis.
Do ponto de vista do desenvolvimento, a limitação nas funções executivas faz com que a pessoa dependa mais de rotinas externas e da mediação de adultos para manter comportamentos regulados e direcionados a objetivos. Isso pode gerar desafios na escola, nas relações sociais e na autonomia cotidiana.
Sob o olhar psicanalítico, a deficiência intelectual pode ser compreendida como uma limitação nas possibilidades de simbolização e elaboração, em que o pensamento tende a permanecer mais concreto e preso às experiências imediatas. Por isso, o vínculo afetivo e a qualidade das interações com o ambiente são fundamentais para o fortalecimento do eu e para o progresso cognitivo e emocional.
Na rede pública, o acompanhamento deve ocorrer em ambulatório de desenvolvimento ou serviços de estimulação cognitiva, com suporte multiprofissional. O CAPSi pode atuar em situações de crise emocional ou desorganização comportamental associadas.
Espero ter ajudado, fico à disposição!
A deficiência intelectual (DI) afeta as funções executivas porque compromete o funcionamento global do cérebro, especialmente nas áreas responsáveis pelo planejamento, controle inibitório, memória de trabalho e flexibilidade cognitiva. Esses processos exigem um nível elevado de integração neural e abstração, o que costuma estar reduzido em pessoas com DI. Assim, tarefas que envolvem tomada de decisão, organização do tempo, resolução de problemas e adaptação a novas situações tornam-se mais difíceis.
Do ponto de vista do desenvolvimento, a limitação nas funções executivas faz com que a pessoa dependa mais de rotinas externas e da mediação de adultos para manter comportamentos regulados e direcionados a objetivos. Isso pode gerar desafios na escola, nas relações sociais e na autonomia cotidiana.
Sob o olhar psicanalítico, a deficiência intelectual pode ser compreendida como uma limitação nas possibilidades de simbolização e elaboração, em que o pensamento tende a permanecer mais concreto e preso às experiências imediatas. Por isso, o vínculo afetivo e a qualidade das interações com o ambiente são fundamentais para o fortalecimento do eu e para o progresso cognitivo e emocional.
Na rede pública, o acompanhamento deve ocorrer em ambulatório de desenvolvimento ou serviços de estimulação cognitiva, com suporte multiprofissional. O CAPSi pode atuar em situações de crise emocional ou desorganização comportamental associadas.
Espero ter ajudado, fico à disposição!
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
A deficiência intelectual pode afetar as funções executivas porque exige mais esforço para organizar informações, planejar, resolver problemas e lidar com mudanças na rotina.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- O que o neuropsicólogo deve fazer ao encontrar discrepâncias significativas na avaliação neuropsicologica de um paciente ?
- Quais são as indicações clínicas para o uso do teste WAIS-IV (Escala de Inteligência Wechsler para Adultos) ?
- Qual a faixa etária que o teste WAIS-IV (Escala de Inteligência Wechsler para Adultos) abrange?
- Quais são as áreas cognitivas específicas avaliadas pelo teste WAIS-IV (Escala de Inteligência Wechsler para Adultos) ?
- Quais são os índices medidos pelo teste WAIS-IV (Escala de Inteligência Wechsler para Adultos) e o que cada um significa?
- É possível usar o teste WAIS-IV (Escala de Inteligência Wechsler para Adultos) em pessoas com dificuldades de linguagem ou surdez?
- Que tipos de tarefas (subtestes) existem no WAIS-IV (Escala de Inteligência Wechsler para Adultos - Quarta Edição) ?
- Qual a diferença entre o teste Wasi (Escala Wechsler Abreviada de Inteligência ) e o WAIS-IV (Escala de Inteligência Wechsler para Adultos, Quarta Edição) ?
- O que o neuropsicológo deve fazer ao identificar uma desarmonia no perfil do WAIS-IV (Escala de Inteligência Wechsler para Adultos) ?
- Posso obter um diagnóstico do Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (Deficiência Intelectual) apenas com o WAIS-IV (Escala de Inteligência Wechsler para Adultos) ?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 420 perguntas sobre Avaliação neuropsicológica
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.