Como a dificuldade de memória de trabalho se manifesta na sala de aula?

3 respostas
Como a dificuldade de memória de trabalho se manifesta na sala de aula?
Manifesta-se como dificuldade em seguir instruções múltiplas, esquecer informações recém-aprendidas, perder o fio de uma explicação ou tarefa e precisar de repetições constantes para completar atividades.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, quando um aluno tem dificuldade de memória de trabalho, ele até entende o que está sendo dito, mas rapidamente esquece o que acabou de ouvir ou ler, então perde o fio da explicação. É como se o ‘bloco de anotações mental’ dele fosse pequeno — ele anota uma informação, mas precisa apagá-la pra conseguir registrar a próxima. Por isso, tem mais dificuldade em acompanhar instruções longas, resolver problemas de várias etapas ou relembrar o que leu há pouco. Por exemplo, esquece o que o professor acabou de pedir (“o que era pra fazer mesmo?”). Tem dificuldade em seguir instruções em sequência (“pegue o caderno, abra na página 20, copie o exercício…”). Esquece o início de uma frase longa antes de chegar ao final, o que compromete a compreensão de leitura e escrita. Erra contas porque perde de vista os números intermediários. Demora mais para copiar da lousa, pois perde a linha ou o ponto onde estava.
Tem dificuldades em organizar ideias para escrever textos ou resolver problemas. Pode parecer desatento, quando na verdade é dificuldade de retenção momentânea.
Olá, tudo bem?
Quando a memória de trabalho funciona com dificuldade, a pessoa pode esquecer parte do que o professor acabou de explicar, ter problemas para seguir instruções longas e precisar que as orientações sejam repetidas. Também é comum perder o raciocínio no meio da tarefa, demorar mais para começar ou terminar atividades e cometer erros por não conseguir manter as informações “na cabeça” por tempo suficiente. Isso pode dar a impressão de desatenção, mas não significa falta de inteligência, isto é apenas uma dificuldade em lidar com muitas informações ao mesmo tempo.
a psicanálise pode ajudar ao compreender o sofrimento subjetivo ligado às falhas cognitivas, como angústia, insegurança ou sentimento de incapacidade; diferenciar limites estruturais de conflitos emocionais, evitando que a dificuldade de memória seja vivida como fracasso pessoal; trabalhar a autoestima e a autoconfiança, frequentemente abaladas por experiências escolares repetidas de frustração; favorecer a simbolização e a organização psíquica, o que pode reduzir a sobrecarga mental que agrava as falhas da memória de trabalho.

A psicanálise não “treina” a memória, mas ajuda o paciente a se posicionar de forma menos angustiada diante de seus limites, ampliando seus recursos subjetivos.

Especialistas

Priscila Garcia Freitas

Priscila Garcia Freitas

Psicólogo

Rio de Janeiro

Daliany Priscilla Soriano

Daliany Priscilla Soriano

Psicólogo

Sertãozinho

Júlia Carvalho dos Santos

Júlia Carvalho dos Santos

Psicólogo

Cariacica

Antonia Kaliny Oliveira de Araújo

Antonia Kaliny Oliveira de Araújo

Psicólogo

Fortaleza

Adriano Gonçalves Silva

Adriano Gonçalves Silva

Psiquiatra

São Joaquim Da Barra

Lucas Bianchi

Lucas Bianchi

Psicólogo

Sorocaba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1071 perguntas sobre Transtorno do Espectro Autista
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.